Bugatti Veyron: trocar os turbos é mais caro que uma picape diesel zero km

Há peças compartilhadas com Volkswagen Golf GTi e Audi A3, mas manutenção pode sair pelo preço de um carro novo

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Manter um dos carros mais rápidos do mundo é extremamente dispendioso

Manter um dos carros mais rápidos do mundo é extremamente dispendioso (Divulgação/Bugatti)

O Bugatti Veyron foi o carro mais rápido e complexo do seu tempo. Produzido entre 2005 e 2015, o superesportivo tem motor de 16 cilindros em W 8.0 com 64 válvulas e quatro turbos, além de 10 radiadores para refrigerar o conjunto. Manter tudo isso em ordem tem custo bem elevado. 

Já sabíamos que trocar os 16 litros de óleo Castrol 10W60 custa US$ 21.000 e um jogo quatro pneus sai por US$ 30.000 – e esses Michelin só duram 4.000 km.

Agora, a Road and Track teve acesso a um documento da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) que relaciona o custo de alguns reparos do Veyron. 

Motor 16.4 do Bugatti Veyron

Motor 16.4 do Bugatti Veyron (Divulgação/Bugatti)

Por exemplo, a troca dos quatro turbocompressores custa US$ 43.600 – R$ 169.176 em conversão direta, quase o preço de uma Frontier XE 4×4, que custa R$ 172.880. São US$ 6.400 por turbo e US$ 9.000 de mão de obra para cada par. Trocar o tanque de combustível, que tem 100 litros de capacidade, custa US$ 42.000: US$ 20.000 da peça e US$ 22.000 da mão de obra.

Os US$ 3.400 pedidos pelas duas bombas de combustível nem soam tão caros. A linha de combustível por si só custa US$ 1.300 por lado, mais US$ 7.200 de mão de obra. 

As peças do motor pelas quais o ar passa têm custo elevado. São US$ 7.800 pelas três partes que compõem o coletor de admissão e US$ 9.000 por cada um dos dois intercoolers (mais US$ 2.200 pela mão de obra da troca). Com esses US$ 16.800 – ou R$ 65.187 – é possível comprar um VW Polo Comfortline 200 TSI

Conjunto mecânico do Veyron é extremamente complexo

Conjunto mecânico do Veyron é extremamente complexo (Divulgação/Bugatti)

O sensor de massa de ar (MAF) – compartilhado com os motores W12 e 5 cilindros do grupo Volkswagen – custa US$ 200. Já o sensor de pressão de ar é compartilhado com os Golf GTI e Audi A3, e custa US$ 20. O problema é que a troca de qualquer um deles exige a desmontagem de toda a traseira, o que soma mais US$ 1.800 só de mão de obra. 

Há peças mais baratas, com o sensor que identifica a posição do virabrequim. Compartilhado com Jetta e Golf, custa módicos US$ 9. O Veyron usa quatro e o serviço de troca sai por US$ 7.200.

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Alguns serviços exigem a desmontagem de toda a carroceria traseira

Alguns serviços exigem a desmontagem de toda a carroceria traseira (divulgação/Bugatti)

O mais surpreendente é que o módulo da injeção do motor, um item que assombra muita gente, não é caro. O sistema Bosch ME9.1 com calibração customizada custa US$ 550 (R$ 2.134). Em compensação, o módulo que gerencia o câmbio automatizado de sete marchas exclusivo do Veyron custa US$ 9.000. 

Há uma forma de se preocupar menos com isso. A Bugatti oferece um plano de garantia estendida de 15 anos – chamado Loyalty Maintenance Program – que inclui até garantia das condições mecânicas na revenda por um ano. Mas custa cerca de US$ 50.000 (R$ 190.000) por mês. Não é barato, mas evita imprevistos.

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  1. Torres Praia

    Ou seja, até para milionário a manutenção de um carro desses sai bem salgada…Só otário mesmo pra pagar uma bagatela dessas num carro e ainda ter que desembolsar outra fábula pra manter.