Conserto de Bugatti Chiron batido custa milhões e marca se nega a vender peças
YouTuber revela custos de peças do Bugatti Chiron Pur Sport acidentado; apenas faróis custam o mesmo que um Porsche 911 Carrera e fabricante bloqueia reparo

O custo de manter um hipercarro vai muito além do preço da compra. No caso de um Bugatti Chiron, uma leve batida pode facilmente gerar um orçamento de reparo superior ao de muitos supercarros novos. Foi o que bem comprovou o criador de conteúdo Alex Gonzalez após bater com seu Chiron na traseira de uma pequena caminhonete, em Miami.
O carro em questão, um raro Chiron Pur Sport – uma de apenas 60 unidades produzidas, avaliada em US$ 3,6 milhões (R$ 19,8 milhões). Agora não vale tanto, porque o custo para o conserto poderá ultrapassar os 440.000 dólares, ou R$ 2,4 milhões no câmbio atual.

O YouTuber Matt Armstrong, famoso por reconstruir supercarros acidentados, foi inspecionar o veículo e revelou os custos exorbitantes das peças de reposição. Apenas o par de faróis, por exemplo, custa 174.000 dólares (cerca de R$ 960.000), preço de um Porsche 911 Carrera básico no Brasil.
Os para-lamas de fibra de carbono não ficam atrás, também estimados em 174.000 dólares o par. Para completar o orçamento preliminar, o contorno da icônica grade frontal em formato de ferradura custa 93.000 dólares (R$ 512.000).

Mesmo que o chassi monocoque de carbono tenha sofrido danos considerados leves, o conserto se mostrou inviável por uma política da própria Bugatti. Após a seguradora avaliar o carro, a fabricante francesa interveio e determinou que o carro deveria ser enviado à França para ser reparado exclusivamente pela fábrica.
A fabricante do supercarro ainda foi além: bloqueou a venda de peças de reposição estruturais ou de segurança (porque os airbags frontais deflagraram) para qualquer oficina independente que se preste a consertar este Chiron Pur Sport.

Com a recusa da fabricante em fornecer componentes e o custo estratosférico do reparo oficial, a seguradora declarou perda total. O Bugatti Chiron Pur Sport acabou sendo enviado a leilão no estado em que se encontra.
Enquanto o carro aguarda seu destino, o proprietário original revelou que continua pagando o financiamento do seu Bugatti: uma prestação mensal de 70.000 dólares (R$ 385.000).

Esta não foi a primeira situação controversa com o carro em questão. No início deste ano, Gonzales gerou reações negativas ao publicar um vídeo em que aparece em pé sobre a asa traseira de fibra de carbono do Pur Sport, danificando o componente, cuja substituição também custou centenas de milhares de dólares.
O Bugatti Chiron Pur Sport tem motor W16 8.0 quadriturbo com 1.500 cv e se destacava dos seus antecessores por ser 19 kg mais leve, ter câmbio recalibrado e suspensão mais rígida (as molas dianteiras são 65% mais rígidas e, as traseiras, 33%). A configuração, apresentada em 2020, chegou com a promessa de mais agilidade e melhor aerodinâmica, incluindo mais downforce.