Bugatti Bolide tem pneus que duram só 60 km e custam quase R$ 45.000
Hiperesportivo é desenvolvido para andar exclusivamente na pista e os pneus feitos só para ele não aguentam nem 14 voltas em Interlagos

O Bugatti Bolide foi desenvolvido para extrair o máximo desempenho em pista, mas essa “brutalidade” tem um custo que vai além do seu preço, que equivale a R$ 25,6 milhões, e dos litros de combustível consumidos pelo seu motor W16 8.0 quadriturbo.
Acontece que os pneus desenvolvidos pela Michelin especificamente para o Bolide só duram cerca de 60 km quando utilizados em circuito, o equivalente a pouco menos de 14 voltas no Circuito de Interlagos. Depois disso têm de ser substituídos. O motivo, está relacionado com a exigência imposta pelas cargas geradas em curva, aceleração e frenagem.
Além do mais, trocar os quatro pneus custa 7.000 euros, o equivalente a R$ 44.700 no câmbio atual. Ainda que pneus esportivos convencionais possam duram de 20.000 a 40.000 km nas ruas, segundo os principais fabricantes de pneus, o Bugatti Bolide não foi feito para isso.
Trata-se de um modelo exclusivo para a pista e a recomendação da fabricante é que o dono apenas o use nessas condições e não o dirija em rodovias ou ruas urbanas. E mesmo para o uso em pista será necessário considerar as recorrentes paradas no pit-stop para a troca dos pneus e, claro, o custo de uma equipe para fazer a substituição. E não é qualquer equipamento que pode trocar os pneus de um Bugatti.
Não que esse gasto seja um problema para um dos 40 compradores (a produção é limitada a 40 unidades) que pagaram milhões pelo carro. O Bugatti Bolide é tratado como um carro único pela fabricante francesa.
O hipercarro é praticamente inteiro feito de fibra de carbono, desde o chassi até a estrutura monocoque de alta resistência. Tudo isso feito a mão com tecnologia usada na Fórmula 1 e WEC nas instalações da marca em Molsheim, na França.
Ele é equipado com um W16 8.0 quadriturbo que pode alcançar incríveis 1.600 cv de potência, mesma motorização do Bugatti Chiron. O carro tem apenas 1.450 kg, o que influencia diretamente em sua velocidade máxima, estimada em 500 km/h. Com essa configuração, a aceleração e a frenagem podem atingir uma força de até 2,5 g.
Além dos custosos pneus slick de alto desempenho especificamente desenvolvidos, o Bolide ainda tem outros aparatos especiais para suportar a sua potência, como tração integral com diferenciais eletrônicos, controle tração, estabilidade, ABS e até tanque com 60 litros de fluido que alimenta a bomba de direção hidráulica.