Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Brammo Empulse: elétrica com câmbio

Nova geração traz também refrigeração líquida, boa autonomia e alta performance

Por Ismael Baubeta Atualizado em 9 nov 2016, 11h57 - Publicado em 24 abr 2012, 13h39
Brammo Empulse

A empresa norte-americana Brammo, com sede no estado de Oregon, produz alguns modelos de motocicletas elétricas, movidas a baterias de íons de lítio e ganhou destaque com a vitória conseguida pelo piloto Esteve Atlas, na North American TTXGP em 2011, com uma Empulse RR.

A versão de rua desta motocicleta – abastecida em tomada elétrica – vem equipada com a mesma tecnologia da moto utilizada em competição. O propulsor rende 40 kw a 8200 rpm, o equivalente a 54 cv. Sua autonomia é superior a 300 km e as baterias levam 3 horas para serem completamente recarregadas.

O modelo 2012 da Empulse conta com uma novidade batizada pela fábrica de IET (Integrated Electric Transmission), um sistema mecatrônico de câmbio de seis velocidades acionado por embreagem a seco, que transmite as sensações de pilotagem das motos a combustão convencionais. Outro recurso inédito é a refrigeração líquida que, segundo a fábrica, é pioneiro nas motos elétricas de produção em série. O preço desta silenciosa máquina ainda não foi divulgado.

Continua após a publicidade

Publicidade