Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bomba: Mercedes desiste de produzir picape Classe X na América do Sul

"Condições econômicas peculiares" fizeram matriz na Alemanha desistir da fabricação na Argentina. Decisão ameaça lançamento no Brasil

Por Leonardo Felix
Atualizado em 26 abr 2019, 18h11 - Publicado em 26 abr 2019, 16h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bomba: Mercedes desiste de produzir picape Classe X na América do Sul
    Algumas unidades da Classe X chegaram a ser montadas em regime de teste na Argentina (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mudou tudo no planejamento da picape Mercedes-Benz Classe X para o mercado brasileiro. Isso porque a fabricante anunciou nesta sexta-feira (26) que desistiu de produzi-la na Argentina.

    A Classe X seria fabricada em Santa Isabel, no complexo da Renault-Nissan. De lá já sai a coirmã Frontier e também sairá a Renault Alaskan, com quem a picape de luxo da marca alemã compartilha plataforma.

    De acordo com comunicado divulgado pela matriz da Mercedes, na Alemanha, a decisão foi tomada devido às “condições econômicas peculiares” do país vizinho.

    A altura livre do solo é de 22,2 cm
    Classe X seria feita junto com Frontier e Alaskan na Argentina (Divulgação/Mercedes-Benz)

    “Após revisar nosso plano de negócios e, em alinhamento com o parceiro [Aliança Renault-Nissan], foi decidido que não produziremos a Classe X na Argentina”, diz o texto, de maneira breve.

    Continua após a publicidade

    QUATRO RODAS entende que, além do cenário econômico desfavorável na Argentina, houve também um conflito no compromisso entre custo versus qualidade de produção.

    A Mercedes teria exigido melhorias na linha de montagem, para que a Classe X sul-americana atendesse aos requisitos esperados. Isso teria levado a Nissan a revisar o valor cobrado por unidade montada a um patamar que a marca alemã não estava disposta a pagar.

    Mercedes Classe X V6 Dianteira
    A Classe X vinha sendo flagrada constantemente no Brasil, inclusive em sua versão topo de linha (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Como fica o Brasil?

    O cronograma original previa o lançamento da Classe X no Brasil, via Argentina, no último trimestre do ano passado.

    Continua após a publicidade

    Entretanto, desde o projeto se encontrava paralisado, com a chegada às lojas tendo sido mudada para o primeiro semestre deste ano, depois para a segunda metade e, mais recentemente, para o início de 2020.

    Ela viria com duas opções de motor: quatro-cilindros 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 mkgf, aliado a câmbio automático de sete marchas, e V6 3.0 de 258 cv e 56,1 mkgf, gerenciado pela mesma caixa. Ambos teriam opção de tração 4×4.

    Flagra Mercedes Classe X V6
    Com motor V6, Classe X se tornaria a picape média mais potente no Brasil (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Nossa reportagem procurou a filial brasileira da Mercedes-Benz para saber se, após a decisão da matriz, o modelo será descartado de nosso mercado ou se há chances de ainda vir importado de Barcelona (Espanha), onde já vem sendo produzido.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a assessoria da marca no país, “ainda não há uma definição” sobre que estratégia será adotada para a América Latina após o cancelamento da produção na Argentina.

    A filial, porém, lembrou que o Chile já comercializa a Classe X por importação via Espanha, e que a mesma solução pode ser adotada no Brasil.

    Se isso acontecer, é possível que a fabricante opte por trazer somente a configuração X 350d, com motor V6, que permite uma faixa de preço mais elevada. Isso porque o modelo pagaria 35% de Imposto de Importação, tributo do qual a Classe X argentina estaria isenta.

    Nissan fala só em 2019

    Também procurada pela reportagem, a assessoria da Nissan no Brasil emitiu comunicado afirmando que a Classe X “não será lançada na América Latina em 2019”, deixando em aberto a possibilidade de a picape ser produzida na região no futuro. Confira na íntegra:

    Continua após a publicidade

    “A Nissan Argentina iniciou a produção da Nissan Frontier no complexo industrial de Santa Isabel em agosto de 2018. As vendas locais e exportações para o Brasil começaram em outubro. O projeto industrial representa um investimento de US$ 600 milhões para uma nova linha de produção de picapes.

    Considerando o atual ambiente econômico na América Latina, e após a avaliação da rentabilidade financeira de seu projeto na região, a Mercedes-Benz Vans nos informou que decidiu não lançar a picape e Classe X na América Latina em 2019, como inicialmente planejado.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.