Bollinger volta à ativa com caminhão elétrico com autonomia de 321 km
Start-up dedicada a veículos comerciais elétricos ficou famosa por fazer SUVs e picapes com visual espartano
A Bollinger Motors é uma start-up norte-americana dedicada ao desenvolvimento de veículos comerciais elétricos. Criada em 2015, a marca ficou famosa por criar SUVs e picapes de visual espartano. Após uma pausa no calendário de lançamentos devido, sobretudo, à pandemia, a montadora a voltou à tona com um caminhão elétrico com até 321 quilômetros de autonomia.
Chamado de B4, o modelo pode ter plataforma equipada com uma ou duas baterias, dependendo da necessidade do frotista. Cada unidade permite autonomia de 100 milhas, ou 161 quilômetros.
O conjunto é feito de fosfato de ferro-lítio e baseado em um sistema de 800 volts. Isso leva a crer que o tempo de recarga das baterias deve ser reduzido, embora a fabricante não tenha divulgado esse dado.
O Bollinger B4 é um caminhão de classe 4, ou seja, que tem capacidade para tracionar entre 6.350 kg e 7.258 kg. Seria equivalente à denominação de caminhão toco ou semipesado no Brasil.
O chefe de operações da Bollinger, Bryan Chamber, adiantou que a montadora sediada em Michigan já está trabalhando no desenvolvimento de caminhões de classes 5 e 6, isto é, com capacidade para carregar entre 7.258 kg e 11.793 kg.
Especializada na construção de chassis-cabines e plataformas para elétricos, a companhia ainda não divulgou o preço do B4, mas afirmou que o modelo estará apto para fazer parte do plano de incentivo para compra de elétricos, sancionado recentemente nos EUA. Segundo a marca, o modelo pode receber abono de 30%, o que pode representar desconto superior a 40 mil dólares (R$ 210 mil).