A BMW oficializou o retorno do Z4 no Brasil para disputar o restrito segmento de conversíveis.
O modelo, que foi antecipado no Salão do Automóvel, em novembro do ano passado, volta ao mercado somente na versão sDrive30i, com motor 2.0 turbo de 258 cv e câmbio automático de oito marchas.
A terceira geração do Z4 será oferecida inicialmente em regime de pré-venda por R$ 309.950.
Nesta faixa de preço o BMW brigará com conversíveis de diferentes perfis, como Audi TT Roadster (R$ 290.990), Porsche 718 Boxster (R$ 349.000) e Chevrolet Camaro Cabriolet (R$ 350.000).
O Z4, porém, só supera seu rival conterrâneo de 220 cv, pois o modelo da GM apostam cavalaria bruta: 461 cv, quase 200 cv a mais que o BMW.
Assim como todos os seus concorrentes, o Z4 usa uma capota retrátil de lona. O sistema rígido anterior, apesar de formar um visual mais harmônico, é mais complexo, pesado e ocupa mais espaço no porta-malas.
O novo Z4 foi desenvolvido em parceria com a Toyota, que usou a plataforma e parte do conjunto mecânico da marca alemã para a atual geração do Supra.
Os dois modelos são fabricados pela empresa austríaca Magna-Steyr, mas não há previsão de comercialização do esportivo da Toyota no Brasil.