Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW supera Tesla e lança piloto automático que é automático de verdade

Função estreia no BMW Série 7 e permite ao motorista largar o volante e fazer outras coisas sem cometer infrações de trânsito

Por Eduardo Passos
Atualizado em 27 nov 2023, 17h04 - Publicado em 27 nov 2023, 17h04

Quando o assunto é automação veicular, muitos pensam que a Tesla oferece o melhor “piloto automático” do mercado. Na verdade, a norte-americana perde para duas alemãs: a Mercedes-Benz e a BMW, que acaba de se tornar mais uma fabricante a oferecer o desejado nível 3 de carros autônomos.

Com base na classificação da SAE, o nível 3 é o primeiro grau de automação que permite ao motorista, de fato, abrir mão de comandar o carro. No caso do novo Série 7, quem cuidará da condução é o BMW Personal Pilot L3, software que poderá ser comprado online a partir do mês que vem, por 6.000 euros. Em março, bastará ao proprietário fazer o download via central multimídia e o seu carro estará habilitado à função.

Luzes verdes no volante indicam que o sistema está ativado
Luzes verdes no volante indicam que o sistema está ativado (Divulgação/BMW)

Ainda que os carros da Tesla tenham boas funções de automação, a empresa de Elon Musk não passa do nível 2 da escala. Na prática, as diferenças são aparentemente pequenas, mas é a partir do nível 3 que, legalmente, o motorista pode se distrair com outras coisas sem ser responsabilizado por eventuais acidentes.

Compartilhe essa matéria via:
Sensores do carro são visíveis ao redor da carroceria
Sensores do carro são visíveis ao redor da carroceria (Divulgação/BMW)

Para tanto, é necessário que o carro ofereça boa dose de confiança. Logo, os BMW aptos ao Personal Pilot L3 trazem sensores de GPS altamente precisos, que funcionam em conjunto com câmeras com visão em 360º e conectados à nuvem via 5G.

Inicialmente, sistema funcionará em condições bem específicas
Inicialmente, sistema funcionará em condições bem específicas (Divulgação/BMW)

Dessa forma, a inteligência artificial do carro compreende bem o ambiente ao seu redor, ainda mais com o uso de sensores ultrassônicos e o lidar — dispositivo que gera uma imagem 3D com o disparo de lasers. É justamente o lidar que vem possibilitando que montadoras atinjam o nível 3 de automação. A Tesla, entretanto, se apoia em câmeras e redes neurais, com o elevado custo do equipamento desagradando Elon Musk.

Continua após a publicidade
Exemplo de imagem gerada por um lidar num carro
Exemplo de imagem gerada por um lidar num carro (Argo AI/Reprodução)

A BMW garante: com o piloto automático ativado, o motorista pode esquecer da estrada e se dedicar a tarefas secundárias, como escrever e-mails ou assistir a um streaming na central multimídia. Mas existem situações em que a intervenção humana é necessária (ao contrário dos níveis mais altos). Nesse caso, o Série 7 emitirá alertas para que o condutor reassuma o volante. Se, depois de vários avisos, isso não acontecer, o carro encosta automaticamente no acostamento.

BMW Série 7
O ano é 2024: você está na Alemanha e um BMW Série 7 te fecha; talvez o alvo da buzina seja o computador, não o motorista (Divulgação/BMW)

Isso acontece porque, mesmo com tantos equipamentos, ainda não chegamos perto da automação total. Tanto que o Personal Pilot L3 só funciona na Alemanha, em estradas separadas por canteiros centrais e a no máximo 60 km/h, por enquanto. Esse é o primeiro sistema, todavia, que funciona à noite. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.