Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW Serie 5 estreia novo visual e traz versão elétrica esportiva de 601 cv

Além de novidades estéticas, nova Série 5 marca introdução de variante 100% elétrica e tecnologias de automação veicular e entretenimento

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 nov 2023, 02h50 - Publicado em 24 Maio 2023, 15h14

Depois de um teaser misterioso e uma foto vazada de dentro da fábrica, a novo BMW Série 5 finalmente foi apresentado. Para a nova geração, o sedã ganhou diversas novidades no que diz respeito a parte tecnológica de auxílio à condução mas, com certeza, a principal delas é que pela primeira vez o modelo terá motorização totalmente elétrica disponível na gama.

 

 

Em todas as variantes, a Série 5 terá algum nível de eletrificação. Além do i5, totalmente elétrico, ele também terá versões com motor a diesel e a gasolina auxiliados por um sistema híbrido leve de 48 volts. A BMW promete ainda que, dependendo da região, ele estará disponível em versões híbridas plug-in a partir de 2024.

BMW SERIE 5
I5 M60 xDrive tem grade diferente das outras versões (Divulgação/BMW)

Falando da inédita variante elétrica, o i5 estará disponível em duas variantes: eDrive40 e M60 xDrive. A primeira é mais básica com tração exclusivamente traseira, além de 340 cv e 43,8 kgfm. O torque máximo é liberado quando as funções Sport Boost ou Launch Control estão habilitadas e fazem o carro ir de 0 a 100 km/h em 6 segundos. A velocidade máxima é de 193 km/h, segundo informações da montadora.

BMW SERIE 5
BMW i5 eDrive40 (Divulgação/BMW)

Acima dela, a M60 xDrive traz o DNA divisão Motorsport consigo, não só no desempenho como também no visual. Nessa versão, a tração é integral gerada por um motor em cada eixo. Combinados, eles entregam 601 cv e até 81,1 kgfm. Assim como na versão inferior, o torque máximo só é entregue quando as funções de desempenho são ativadas e fazem o sedã ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingir a velocidade máxima limitada de 230 km/h.

BMW SERIE 5
BMW i5 eDrive40 (Divulgação/BMW)

As duas versões usam a mesma bateria de 81,2 kWh. Graças à nova recuperação adaptativa e uma combinação inteligente de tecnologia de bomba de calor para aquecer e resfriar o interior, propulsão e bateria de alta tensão, o alcance máximo do i5 eDrive40 e M60 xDrive chega aos 582 km e 516 km, respectivamente. 

 

 

A nova função MAX Range também ajuda o motorista nos momentos em que a carga está baixa. Ao ativá-la, a potência é limitada e as funções de conforto são desligadas, permitindo estender o alcance em até 25%, de acordo com a BMW. A bateria pode ser carregada em corrente alternada com potência entre 11 kW e 22 kW. Na corrente direta a potência máxima é de suportada é de 205 kW, permitindo ir de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.

Continua após a publicidade
BMW i5 M60 xDrive
BMW i5 M60 xDrive (Divulgação/BMW)

Na Europa, a Série 5 também estará disponível com motor a gasolina de quatro cilindros com 210 cv, além de duas versões a diesel de 199 cv cada. Em todos os casos, os motores têm auxílio do sistema híbrido leve de 48 volts e a transmissão é a Steptronic Sport automática de oito marchas. Em outros mercados, a BMW também disponibilizará outras motorizações a gasolina de quatro e seis cilindros não especificadas.

BMW SERIE 5
BMW i5 M60 xDrive (Divulgação/BMW)

Para 2024, além de duas versões plug-in, a BMW também promete uma terceira variante elétrica, assim como uma nova versão a diesel.

BMW SERIE 5
Na versão híbrida leve o design do para-choque dianteiro muda um pouco (Divulgação/BMW)

Maior e mais tecnológico

Não foi apenas na mecânica que a Série 5 mudou. O sedã também cresceu nessa nova geração, ganhando quase 10 cm de comprimento, totalizando agora 5,06 m. Todas as outras medidas ficaram maiores e agora o carro mede 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e 2,99 m de entre-eixos.

BMW SERIE 5
BMW 530e (Divulgação/BMW)

Já nos faróis podemos ver as primeiras mudanças estéticas. O formato das luzes se renovou sutilmente e agora estão mais apontadas para cima. As DLRs também mudaram e agora são compostos por barras verticais de led (antes tinham forma de L). O novo para-choque traz entradas de ar menores nas extremidades e a grade de duplo rim cresceu. No geral, o sedã ficou com um visual mais agressivo.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Por falar na grade, ela se difere um pouco entre o i5 M60 xDrive e as outras versões. Na maior parte das variantes, ela recebe as tradicionais barras verticais, mas no topo de linha ela é inteira preta e ostenta o símbolo da divisão esportiva M.

Continua após a publicidade
BMW i5 M60 xDrive
(Divulgação/BMW)

A traseira ganhou luzes mais minimalistas, compostas por três barras luminosas bem finas: duas vermelhas e uma branca no centro. No i5, para-choque preto avança para o porta-malas nas extremidades, se comparado com a geração interior. Mas nas versões a combustão, a peça é inteira na cor no veículo e esconde as saídas de escape.

BMW i5 M60 xDrive
Rodas de 18 ou 19 polegadas são padrão no i5 (Divulgação/BMW)

Mas é no interior onde o minimalismo predomina. A BMW destaca a quantidade reduzida de controles e botões, que foram todos digitalizados e incluídos na central multimídia. Ela é composta por uma tela curva e integrada, dividida entre o quadro de instrumentos de 12,3’’ e a tela principal de 14,9’’. O volante foi redesenhado com uma seção inferior achatada e feedback tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central.

BMW i5 M60 xDrive
(Divulgação/BMW)

O acabamento interno traz muito luxo, mas nada de couro. Pela primeira vez, a BMW traz um interior totalmente vegano em um de seus carros, ou seja, nenhum dos materiais usados vem de origem animal. Mas eles oferecem o acabamento opcional em couro Merino, caso o cliente deseje.

BMW i5 M60 xDrive
BMW i5 M60 xDrive (Divulgação/BMW)

Para auxiliar o motorista, a Série 5 está equipado com uma série de assistentes. O principal deles é o Driving Assistant Professional com função Stop & Go, que reduz o trabalho do motorista no anda e para do trânsito. Mas em países específicos, como EUA, Canadá e Alemanha, ele também tem a função Highway Assistant, que permite o motorista retirar totalmente as mãos do volante em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas. Essa função só funciona em velocidades de até 130 km/h e o condutor deve continuar prestando total atenção na estrada.

BMW SERIE 5
(Divulgação/BMW)

Outra novidade é o Active Lane Change Assistant com ativação visual. O assistente sugere ao motorista uma mudança de faixa e o motorista pode confirmá-la apenas olhando para o retrovisor externo. Se as condições de tráfego permitirem, o carro assume sozinho a função de fazer a troca de faixas de maneira segura.

Continua após a publicidade
BMW SERIE 5
(Divulgação/BMW)

E se a tarefa de fazer uma baliza é muito difícil, a Série 5 resolve isso para você. Em manobras de até 200 metros, o Parking Assistant assume o comando da direção. Se quiser mais conforto, há o opcional Parking Assistant Pro, que permite controlar o veículo pelo smartphone.

BMW SERIE 5
(Divulgação/BMW)

Todos os sistemas e aplicativos do Android Auto e Apple CarPlay serão atualizados remotamente através da conexão 5G. A Série 5 também estreia o AirConsole que permite aos ocupantes jogar videogame, mas somente enquanto o carro estiver parado.

BMW SERIE 5
Nova função permite aos usuários jogarem vide-game enquanto o carro está parado (Divulgação/BMW)

O lançamento oficial será feito a partir de outubro, quando a Série 5 estará disponível para compra nos principais mercados. Os preços ainda não foram divulgados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.