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BMW quer usar buracos e lombadas para gerar energia em carros elétricos

Patente registrada pela BMW detalha novo mecanismo que transforma energia mecânica da suspensão em eletricidade para o carro

Por Eduardo Passos
5 dez 2022, 13h00
Sem sucesso na recarga durante a noite, um posto foi a salvação no retorno
Carregadores rápidos são essenciais para viajar com um carro elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Um dos atributos mais interessantes dos veículos elétricos é a frenagem regenerativa, que utiliza o movimento das rodas para recarregar as baterias e, em troca, frear o carro. A BMW, entretanto, quer ir além, aproveitando o movimento da suspensão para o mesmo fim.

A informação é do site CarBuzz, que teve acesso a patentes registrada pela BMW na Alemanha. Os documentos detalham um mecanismo engenhoso, que utiliza o movimento vertical das rodas para gerar eletricidade. Segundo a publicação, a invenção deve aparecer nos modelos mais caros da marca, como uma futura variante do BMW i7.

Os conjuntos de suspensão mais comuns utilizam a soberana Lei da Conservação de Energia para transformar o movimento vertical das rodas (energia cinética) em calor (energia térmica), que é posteriormente dissipado pelos amortecedores. No meio desse processo, há, claro, a suavização dos sacolejos do carro, mas a fabricante alemã ambiciona algo muito mais complexo, que envolve instalar um pequeno gerador de energia elétrica no conjunto de seus carros.

Patente da BMW geração de energia elétrica através do conjunto de suspensão
Esquema registrado pela BMW no escritório alemão de patentes (CarBuzz/Reprodução)
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Ao passar em uma lombada, por exemplo, o movimento vertical é transmitido de maneira brusca à suspensão; essa parte se mantém quase inalterada, com a compressão dos amortecedores, segundo indica a patente, ocorrendo de modo tradicional.

BMW i7
BMW i7 (Divulgação/BMW)

A diferença é que, no movimento de subida, um pequeno disco gira à medida que o braço de suspensão ao qual está conectado também é torcido. Na hora do movimento de retorno, há o acoplamento de uma embreagem de sentido único, que faz o movimento contrário do disco ser transmitido ao gerador.

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É uma transformação de energia potencial elástica em energia elétrica, que pode ser armazenada tanto no sistema auxiliar de carros elétricos, o famoso 12 V, como também no sistema de alta tensão, responsável por tracionar as rodas.

BMW i7
(Divulgação/BMW)

Ainda não há estimativa de quanta energia possa ser gerada pelo sistema. Algo do que não resta muitas dúvidas, entretanto, é que estamos falando de um mecanismo bem caro.

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