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BMW quer usar buracos e lombadas para gerar energia em carros elétricos

Patente registrada pela BMW detalha novo mecanismo que transforma energia mecânica da suspensão em eletricidade para o carro

Por Eduardo Passos
5 dez 2022, 13h00

Um dos atributos mais interessantes dos veículos elétricos é a frenagem regenerativa, que utiliza o movimento das rodas para recarregar as baterias e, em troca, frear o carro. A BMW, entretanto, quer ir além, aproveitando o movimento da suspensão para o mesmo fim.

A informação é do site CarBuzz, que teve acesso a patentes registrada pela BMW na Alemanha. Os documentos detalham um mecanismo engenhoso, que utiliza o movimento vertical das rodas para gerar eletricidade. Segundo a publicação, a invenção deve aparecer nos modelos mais caros da marca, como uma futura variante do BMW i7.

Os conjuntos de suspensão mais comuns utilizam a soberana Lei da Conservação de Energia para transformar o movimento vertical das rodas (energia cinética) em calor (energia térmica), que é posteriormente dissipado pelos amortecedores. No meio desse processo, há, claro, a suavização dos sacolejos do carro, mas a fabricante alemã ambiciona algo muito mais complexo, que envolve instalar um pequeno gerador de energia elétrica no conjunto de seus carros.

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Esquema registrado pela BMW no escritório alemão de patentes
Esquema registrado pela BMW no escritório alemão de patentes (CarBuzz/Reprodução)

Ao passar em uma lombada, por exemplo, o movimento vertical é transmitido de maneira brusca à suspensão; essa parte se mantém quase inalterada, com a compressão dos amortecedores, segundo indica a patente, ocorrendo de modo tradicional.

BMW i7
BMW i7 (Divulgação/BMW)

A diferença é que, no movimento de subida, um pequeno disco gira à medida que o braço de suspensão ao qual está conectado também é torcido. Na hora do movimento de retorno, há o acoplamento de uma embreagem de sentido único, que faz o movimento contrário do disco ser transmitido ao gerador.

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É uma transformação de energia potencial elástica em energia elétrica, que pode ser armazenada tanto no sistema auxiliar de carros elétricos, o famoso 12 V, como também no sistema de alta tensão, responsável por tracionar as rodas.

BMW i7
(Divulgação/BMW)

Ainda não há estimativa de quanta energia possa ser gerada pelo sistema. Algo do que não resta muitas dúvidas, entretanto, é que estamos falando de um mecanismo bem caro.

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