BMW M promete que manterá câmbio manual em seus esportivos
A promessa vem pelo sucesso da transmissão mecânica no M2, que representa metade das vendas do esportivo
Uma sequência de fatores, como a evolução dos equipamentos de segurança, tem levado ao fim dos câmbios manuais. Porém, ao menos na divisão esportiva da BMW, a M, o pedal de embreagem ainda sobreviverá por um bom tempo.
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Foi o que prometeu Frank van Meel, chefe da divisão, ao site britânico Autocar. O executivo cita o M2 como grande responsável pela decisão, já que metade das encomendas do modelo são para versões com câmbio manual. Assim, para garantir o volume de vendas e a felicidade dos clientes, a transmissão será mantida.
“Do ponto de vista técnico, há poucas razões para mantê-lo [sobre o M2 manual]. É mais pesado, mais lento e você obtém um consumo de combustível pior. Mas o cliente e a base de fãs realmente amam o câmbio manual”, disse van Meel.
Dizendo ainda que os Estados Unidos são o maior mercado de M manuais do mundo, ele acrescentou que os proprietários gostam de demonstrar que “podem lidar com a fera”, e que um câmbio manual faz parte disso.
Prova é que a próxima geração do M2, prestes a ser revelada, será manual como padrão e automática opcionalmente. Não se sabe, porém, sobre a oferta da transmissão em outros modelos da divisão.
A promessa vai contra o anúncio da rival Mercedes-Benz, que aposentará suas transmissões manuais já a partir de 2023, mas se junta à Toyota. A japonesa mantém o câmbio em seus esportivos, como o GR Corolla (que vem ao Brasil) e o GR Supra, e já registrou uma transmissão do tipo até para carros elétricos, tidos como os principais vilões aos câmbios mecânicos.