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Toyota registra câmbio manual para carros elétricos

O sistema opera através de pedal, alavanca e um software, que regula a entrega de torque e pode até simular um motor "morrendo"

Por João Vitor Ferreira
23 fev 2022, 17h11
cambio
Câmbio manual do Up! TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Saudosistas, podem comemorar: o câmbio manual vai ganhar uma sobrevida. Se a eletrificação assustava por acabar com o ronco dos motores e a necessidade de uma caixa de câmbio, saiba que a Toyota está criando uma solução para amenizar as frustrações dos mais conservadores.

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A fabricante japonesa registrou, no Escritório de Patentes dos Estados Unidos, um pseudo-câmbio manual para carros elétricos. As imagens que explicam o funcionamento do sistema caiu no conhecimento público através do site BZforums.

figura com o sistema do cambio manual para EVs
Fluxograma que explica o funcionamento do sistema (Reprodução/Toyota)

Como é de conhecimento quase geral, motores elétricos entregam seu torque máximo instantaneamente, desse modo, dispensando uma caixa de transmissão. Mas a Toyota pensou naqueles que prezam pelo prazer em dirigir e projetou um câmbio simulado, com direito até a embreagem.

Como Funciona

De acordo com o que foi descrito, todo o sistema funciona baseando-se em três elementos: uma alavanca para “troca de marchas”, um terceiro pedal para a “embreagem” e um software. O programa será o responsável por limitar e fazer com que o motor elétrico entregue o seu torque de maneira controlada, simulando o comportamento de um motor a combustão.

gráfico de entrega de torque
Neste gráfico podemos ver como será a entrega de torque de acordo com a marcha selecionada, junto com o curva de torque padrão do motor elétrico (Reprodução/Toyota)
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O pedal e a alavanca servem apenas para controlar o sistema e dar respostas físicas ao motorista. A pseudo-embreagem, por exemplo, será equipada com um “gerador de força de reação do pedal”, que empurrará de volta o pé do motorista e até reproduzirá as vibrações quando parcialmente engatada.

Já a alavanca, adotará o padrão H habitual e também imitará o comportamento do mecanismo de um modelo a combustão. Se o pedal da embreagem estiver totalmente pressionado, ela ficará leve para as “trocas de marcha”, caso contrário oferecerá maior resistência no deslocamento.

gráfico vibração
Gráfico que explica como será a reação do pedal conforme for pressionado. A linha pontilhada mostra as vibrações simuladas quando a embreagem estiver semi-engrenada (Reprodução/Toyota)
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A posição do câmbio e a pressão do pedal determinarão como o software atuará no motor elétrico, regulando a entrega de torque e reproduzindo as rotações. Assim como em um veículo a combustão, o motorista poderá acompanhar o RPM através de um tacômetro no quadro de instrumentos. Inclusive, se as rotações ficarem muito baixas, o sistema até simula o motor morrendo.

Pelo que foi explicado, isso não beneficia em nada o desempenho do carro. Pelo contrário, pode até aumentar seu tempo de aceleração, já que o veículo perderá o torque instantâneo. Segundo a Toyota, os modelos equipados com esse sistema poderão alternar entre o modo manual e o automático convencional de um carro elétrico ou híbrido plug-in.

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gráfico cambio manual para evs
Os dois gráficos mostram as reação da alavanca do câmbio de acordo com a posição em que ela está. A figura 11 representa os movimentos verticais de troca de marcha, enquanto a figura 12 mostra a reação nos movimentos horizontais (Reprodução/Toyota)
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Assim como o ronco simulado, esse equipamento serve mais para acalmar os nervos ou tentar conquistar os fanáticos por motores a combustão, já que a eletrificação é inevitável. E convenhamos, embora não haja nenhuma serventia real para o “pseudo-câmbio”, ele é um equipamento muito mais interessante e divertido do que caixas de som tocando o barulho de um motor.

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A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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