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Blazer elétrica? GM vai oferecer kits de conversão com motor do Bolt

Fabricante vai vender kits completos com motor e bateria para instalação em modelos mais antigos. Motor tem 203 cv

Por Igor Macario
Atualizado em 15 Maio 2021, 21h44 - Publicado em 30 out 2020, 08h38
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Blazer mantém visual original, bem como outras partes mecânicas (Divulgação/Chevrolet)

Motores vendidos novos, na caixa, diretamente pelas montadoras, não são novidade no mercado americano. É possível comprar motores de alta performance, como V8 preparados com todas as partes integradas, pronto para ser encaixado num projeto feito em casa, por exemplo. E esse mercado começa aos poucos a se adaptar ao futuro, com a oferta de motores elétricos para conversões.

É a direção que a Chevrolet Performance aponta com o conceito E-10 feito a partir de uma Blazer de 1977, que ganhou um motor elétrico, junto com um pacote de baterias vindo de um Bolt.

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O conjunto ainda está na fase de ajustes finais para ser vendido ao público, mas a ideia é que o motor do Bolt se encaixe diretamente na caixa de câmbio automática de quatro marchas original da Blazer antiga. Assim, eixos, diferenciais e sistema de tração podem ser mantidos como na Blazer original.

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(Divulgação/Chevrolet)

O kit da GM mantém os mesmos 203 cv e 36,7 kgfm de torque instantâneos. No pacote, vai junto a bateria de 60 kWh, controladores, inversores, arrefecimento da bateria e todo sistema de gerenciamento eletrônico. Há ainda regeneração de carga e sistemas de proteção contra superaquecimento e carga excessiva da bateria.

No entanto, para funcionar o kit precisa de algumas outras partes vendidas separadamente. A Blazer conceito ganhou direção elétrica e um servofreio também elétrico, controlados pela central do carro. Um novo módulo precisou ser instalado para enviar informações ao painel do modelo, que foi mantido original.

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(Divulgação/Chevrolet)

A GM vai treinar concessionários para fazer manutenção nos kits e até realizar a própria instalação, que é mais complexa. Lojas especializadas também poderão receber treinamento diretamente da marca também. A primeira a ganhar a chancela será a Lingenfelter Performance Engineering, responsável por criar versões especiais de Corvette, Colorado e outros modelos da GM.

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(Divulgação/Chevrolet)

Ainda não há preços, mas as vendas devem começar no segundo semestre de 2021. Futuramente, a marca poderá oferecer opções mais sofisticadas, como os sistemas usados no novo GMC Hummer.

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(Arte/Quatro Rodas)
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