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Prefeitura do Rio de Janeiro promete novo autódromo apto para Fórmula 1

Parque Autódromo de Guaratiba vai custar R$ 1,3 bilhão, terá 4,7 km de extensão e espaço para receber 120 mil pessoas

Por Mauro Balhessa
Atualizado em 10 nov 2025, 18h09 - Publicado em 10 nov 2025, 17h42
Projeção do Parque Autódromo de Guaratiba
Projeção do Parque Autódromo de Guaratiba (Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
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A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou um plano estratégico para o desenvolvimento do Parque Autódromo de Guaratiba. Trata-se de uma novo autódromo, que ficará localizada na Zona Oeste da capital fluminense e a 40 minutos da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. O novo circuito poderia, inclusive, receber a Fórmula 1.

O local terá terá capacidade para até 120 mil pessoas e ocupará 2% de uma área total de 2 milhões de metros quadrados. Os outros 98% serão destinados a um parque ambiental. As obras começarão após a conclusão do processo de licenciamento, prevista para o primeiro trimestre de 2026, e devem durar cerca de dois anos.

A administração promete que o empreendimento vai devolver à cidade um circuito internacional capaz de receber os principais eventos mundiais de esportes a motor. O local, inclusive, seria apto para receber a Fórmula 1.

“Esse é um projeto com recurso privado, que não tem dinheiro do imposto do carioca. É um trabalho de longo prazo… Agora o desafio é trazer de volta a Fórmula 1, a motovelocidade, a Fórmula Indy. É pensar em todas as alternativas que pudermos ter aqui no Rio”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante um evento sobre a apresentação do projeto sobre o circuito.

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Investimento

Para concretizar o novo circuito, haverá um investimento privado de R$ 1,3 bilhão. O consórcio responsável pelo desenvolvimento do autódromo é liderado pelo Genial Investimentos, que fará a gestão inicial.

Como será a pista?

A pista terá 4,7 km de extensão e contará com quatro retas, sendo duas principais paralelas, dez curvas e poderá oferecer até 11 opções de traçado, a depender da categoria – a título de comparação, a pista de Interlagos conta com 4,3 km de extensão. Para a Fórmula 1, por exemplo, estima-se uma velocidade média de 241 km/h e 65 voltas na casa de 1min09s5 cada.

Estrutura do autódromo

Os organizadores afirmam ainda que o Parque Autódromo de Guaratiba teve sua pista projetada de acordo com as diretrizes FIA Grau 1 e FIM Grau A, que a tornam apta a receber as mais altas categorias do automobilismo e motociclismo internacionais. Ou seja, entre os eventos que podem ser realizados no local estão: World Endurance Championship (WEC), a Indy e Nascar, além da Fórmula 1.

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Haverá também um centro de experiências, que será desenvolvido seguindo especificações de centros de fabricantes globais e será integrado ao traçado original da pista. No prédio principal, com estacionamento, o público terá acesso a atividades como circuito de derrapagem, plataforma de instabilidade, reta de aceleração e frenagem, rampas de areia e lista, morros e valas, travessia de rocha e de alagamento. As estruturas permanentes também incluem área de assentos e camarotes, para citar.

O prédio do paddock e dos boxes contará com escritórios, centro de mídia e transmissão, áreas de hospitalidade, cozinhas, áreas técnicas e centro médico. O Parque Autódromo de Guaratiba também contará com uma pista de kart – projetada segundo regras internacionais.

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Estão previstas ainda áreas exclusivas para quem fizer parte do “Clube de Membros” e um heliponto.

Nova estação do BRT

Em relação ao transporte coletivo, a prefeitura promete que o acesso ao circuito poderá ser realizado via BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus, na tradução). Para isso, está prevista a construção de uma nova estação de BRT para ajudar no escoamento do público em dias de evento.

O acesso principal será feito pela Avenida das Américas, enquanto entradas de serviço poderão ser acessadas pela Estrada da Matriz e Estrada da Capoeira Grande.

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