Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autobahn, a estrada sem limites, poderá ter velocidade máxima de 130 km/h

A estrada alemã conhecida por não estabelecer limites de velocidade pode implementar ainda este ano um limite com o objetivo de reduzir emissões e acidentes

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2021, 14h29 - Publicado em 11 out 2021, 14h17
Autobahn
(Reprodução/Internet)

Falar sobre a Autobahn, o famoso complexo viário alemão que não tem limite de velocidade, soa como música aos ouvidos de qualquer apaixonado por velocidade. Porém, o grande atrativo da rodovia pode estar com os dias contados, já que uma velocidade máxima de 130 km/h está em discussão.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O debate sobre a implementação ou não de um limite geral de velocidade nas rodovias alemãs já se arrasta há tempos mas, após a vitória dos sociais-democratas de Olaf Scholz (SPD) nas últimas eleições, e com as mudanças que serão introduzidas pelos regulamentos do Acordo de Paris e da Lei Alemã de Proteção Climática, a decisão final poderá ser acelerada para 2021. 

Continua após a publicidade

De acordo com o partido político, a medida protegerá o meio ambiente e reduzirá significativamente o número de acidentes. 

Na Alemanha, os limites de velocidade já são aplicados em 30% de sua malha rodoviária (7.640 quilômetros), enquanto nos 18.150 quilômetros restantes há uma velocidade máxima recomendada de 130 km/h. Recomendada, não obrigatória.  

Continua após a publicidade

Na Europa, apenas a Alemanha e a Ilha de Man têm zonas livres de limite de velocidade, enquanto no resto do mundo isso só acontece em uma dúzia de países.

Autobahn
(Reprodução/Internet)

Para apoiar a redução de velocidade, tanto o SPD quanto os ambientalistas contam com a redução das emissões de CO₂ que ela acarretaria – a Agência Federal do Clima da Alemanha estima em dois milhões de toneladas.

Continua após a publicidade

Para muitos especialistas, esse é um argumento vago, pois além de ser um valor baixo, fazer esses cálculos é uma tarefa complicada, já que os valores variam em fatores como o peso do veículo, tipo de motor, estilo de direção ou distância percorrida.

O outro argumento plausível é o de segurança, pois é de conhecimento de todos que quanto maior a velocidade mais graves e fatais podem ser acidentes. A polícia rodoviária alemã acredita que implementar esse limite de velocidade “é a única forma de reduzir o número de acidentes de trânsito”. 

Já a opinião pública alemã se divide, embora a balança se incline cada vez mais para uma opinião favorável ao limite. Um exemplo é uma pesquisa conduzida pela Associação Alemã de Motoristas (ADAC) em maio passado, na qual 45% votaram contra um limite de velocidade geral e, 50%, a favor.

Continua após a publicidade

Nos resta esperar pela decisão que beneficie a segurança e o meio ambiente, mas que não impeça a diversão ao volante em uma das melhores estradas do mundo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.