Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Áustria confiscará carro de quem for pego em excesso de velocidade

Para o governo austríaco, solução terá sucesso por "atingir onde dói" e pelo fato de quem "não tem carro não poder correr mais"

Por Eduardo Passos
7 dez 2022, 12h23
Governo da Áustria citou sucesso de outros países como incentivo para nova lei, bem mais dura
Governo da Áustria citou sucesso de outros países como incentivo para nova lei, bem mais dura (MHM55/Wikipedia)
Continua após publicidade

Motoristas da Áustria que forem pegos sob excesso de velocidade “extremo” poderão ter seus carros confiscados, noticiou a Reuters. A proposta de alteração na lei foi anunciada pela coalizão dos partidos conservadores e da Alternativa Verde, que buscam deter o excesso de rachas e outras práticas perigosas nas ruas do país europeu.

Daqui em diante, quem for pego dirigindo a mais de 60 km/h além da velocidade máxima na cidade — onde o limite é, geralmente, de 50 km/h — deverá ter o carro apreendido por duas semanas. O mesmo vale para quem exceder em mais de 70 km/h o limite de velocidades de rodovias e estradas rurais.

Caso o limite urbano seja excedido em mais de 80 km/h, o limite rodoviário seja ultrapassado em mais de 90 km/h ou o motorista seja reincidente na infração mais leve da proposta, a apreensão do veículo será definitiva. Nesse caso, o automóvel geralmente será leiloado.

radares eletrônicos
No Brasil, pena máxima é multa e suspensão da carteira por oito meses (PoppyPixels/Thinkstock/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A ministra dos Transportes da Áustria, Leonore Gewessler, foi dura em sua declaração à imprensa, na qual anunciou a proposta e de lei e classificou os carros em altíssimas velocidades como um perigo a pessoas “completamente inocentes”. “Nas velocidades que estamos falando, ninguém está totalmente no controle do veículo. O carro vira uma arma incontrolável”, disse segundo a reportagem.

De acordo com Gewessler, o sucesso da medida está no fato de “atingir onde dói”, no caso a propriedade do carro, e assim proteger a população geral. “Quem não tem carro mais não consegue correr”, completou.

Em comparação, a medida mais extrema do Código de Trânsito Brasileiro ocorre quando o motorista é flagrado dirigindo a mais de 50% acima da velocidade máxima da via. Nesse caso, a infração, gravíssima, gera multa de R$ 880,41 e o direito de dirigir é cassado por período que vai de 2 a 8 meses.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.