Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi R8 sai de linha após 17 anos em produção e vai para museu

Criado e fabricado pela Audi Sport, o Audi R8 entra para a história como um supercarro relativamente popular e bem-sucedido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2024, 20h04 - Publicado em 26 mar 2024, 09h07

Um dos supercarros mais longevos do mundo, o Audi R8 teve sua última unidade produzida no fim da semana passada, confirmando a previsão de que sairia de linha ainda no primeiro trimestre.

O último Audi R8 produzido na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha, é um R8 V10 Performance Quattro na cor Vegas Yellow, com rodas na cor bronze e pacote estético de fibra de carbono. Esta unidade derradeira será preservada pela Audi em seus museus. 

Audi R8 V10 Performance 2020 amarelo
As três entradas de ar falsas e a grade maior fazem parte da reestilização de 2020 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma curiosidade é que trata-se de uma unidade parecida com o último R8 que testamos, em 2021. E este carro também será preservado no acervo da Audi do Brasil.

Audi R8 V10 Performance 2020 amarelo lateral
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar da idade, o Audi R8 mantinha sua popularidade por ser um supercarro relativamente acessível. Entregava um motor V10 5.2 aspirado (o mesmo do Lamborghini Huracán e do antigo Gallardo) de 610 cv e 57,1 kgfm e tinha preço abaixo de muitos esportivos V8 ou V6 com turbo e baseados em carros convencionais.

Continua após a publicidade
Audi R8 V10 Performance 2020 amarelo motor central
Motor V10 pode ser admirado através da tampa de vidro com abertura elétrica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E desde que seu fim foi anunciado, as encomendas pelo Audi R8 dispararam, o que levou a fabricante a estender a produção por mais alguns meses. As vendas do esportivo em 2023 cresceram cerca de 49% e beiraram as 1.600 unidades. 

Audi R8 V10 Performance 2020 amarelo tomada de ar lateral
Placa de plástico na lateral é, na verdade, uma tomada de ar para arrefecer o motor V10 aspirado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas a produção do Audi R8 nunca foi grande. Lançado em 2007, seu melhor ano de vendas foi 2008, com 5.016 unidades. Depois, variaram entre 2.000 e 3.000/ano até que em 2017, quando teve 3.068 unidades fabricadas, começaram a cair.

Compartilhe essa matéria via:

Carro de cinema

Audi Le Mans quattro Concept
Audi Le Mans quattro Concept (Divulgação/Audi)

O embrião do Audi R8 foi apresentado há pouco mais de 20 anos. Foi o Audi Le Mans quattro Concept, apresentado no Salão de Frankfurt de 2003. Seu projeto foi a base do Audi RSQ, outro protótipo, que foi usado no filme ‘Eu, Robô’, de 2004. O carro de produção só seria apresentado no Salão de Paris de 2006.

Audi RSQ
Audi RSQ (Divulgação/Audi)

O design, o projeto e a fabricação do R8 sempre foram responsabilidade da Audi Sport. Ainda teve uma versão conversível Spyder. Ganhou uma segunda geração em 2015, mas mantendo muito da estrutura e também o motor V10 5.2 TFSI – houve uma versão com motor V8 na primeira geração.

Audi R8
Neymar foi contratado pela VW para lançar o novo Gol em 2012 (Divulgação/Divulgação)

O primeiro brasileiro a comprar o Audi R8 foi o cantor Roberto Carlos, em 2010. Mas o carro ganhou repercussão mesmo no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, quando o jogador Neymar ‘desapareceu’ com um Audi R8 GT Spyder disponível para test-drive.

Continua após a publicidade
Audi R8 Special Edition
(Divulgação/Audi)

Outra história curiosa envolveu o Audi R8 Especial Edition, que eram 15 unidades da versão com motor V8 de 450 cv e câmbio manual de seis marchas, todos brancos. Depois descobriu-se que essa série especial foi, na verdade, o pedido repetido de um cliente gerado por um erro de sistema. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.