Audi Q5 Sportback ganha nova geração e SQ5 troca diesel por novo V6 a gasolina
O modelo esportivo e cupê do SUV da Audi recebeu atualizações mecânicas e visuais, ficando ainda mais tecnológico
A Audi revelou o novo Q5 Sportback, variante cupê do SUV da marca. Agora em sua segunda geração, o modelo ganha design mais esportivo e com aerodinâmica aprimorada que visam, principalmente, um melhor desempenho no volante.
A nova geração do SUV está disponível em três versões: Q5 Sportback Advanced, Q5 Sportback S Line e a variante SQ5 Sportback com design exclusivo.
Os destaques do visual ficam para a nova grade Singleframe, que é mais alta e ladeada por várias entradas de ar. Os faróis são afilados, o que traz a sensação de esportividade.
A principal diferença entre a nova variante e o Q5 padrão é a linha do teto inclinada do Sportback, que se estende até uma traseira redesenhada. O caimento cupê é o grande destaque, no entanto, a Audi mantém e as lanternas traseiras originais do Q5.
Rodas de 18 polegadas são padrão para todas as versões. Porém, o design é diferente na variante SQ5, como o restante da carroceria. O modelo conta com diversos apliques em tons diferentes, além de entradas de ar maiores.
Na cabine, o Q5 Sportback basicamente espelha o interior do Q5 padrão. O painel com um quadro de instrumentos digital de 11,9” e uma tela de infoentretenimento sensível ao toque de 14,5”. Há também um display opcional de 10,9” para o passageiro.
O modelo ainda tenta conciliar o bom acabamento com o uso de materiais reciclados. A Audi utilizou estofados Cascade e microfibra Dinamica que são feitos a partir do poliéster reciclado.
Por estar montado na plataforma Premium Platform Combustion (PPC), o novo Q5 Sportback utiliza tecnologia híbrida leve plus (MHEV+), ou seja, ele combina um motor a combustão com um pequeno motor elétrico de 48 V acoplado ao câmbio, reduzindo assim as emissões de carbono e melhorando o desempenho do carro.
A bateria deste sistema é de íons lítio com 1,7 kWh de capacidade. Ela além dos dois motores, ainda há um alternador que permite uma regeneração durante frenagens e trechos de condução elétrica parcial. Esta configuração fornece 24 cv e cerca 23 kgfm de torque a mais ao carro. No futuro, o modelo ganhará versões com tecnologia híbrida plug-in.
O novo Q5 Sportback está disponível com três opções de motores, sendo todas equipadas com tecnologia híbrida leve e câmbio automático S Tronic de sete marchas. Os motores 2.0 TFSI e 2.0 TDI oferecem a mesma potência de 204 cv. Mas a versão a diesel leva vantagem no torque, sendo de 40,7 kgfm contra 34,6 kgfm da versão a gasolina.
Já no topo da linha está o motor que equipa o novo SQ5. O modelo abandona o antigo motor a diesel e recebe um novo V6 3.0 turbo a gasolina com tração integral. Ele gera 367 cv e 55 kgfm, sendo a versão mais potente do modelo.
As entregas do novo Q5 Sportback começarão em dezembro de 2024 na Europa. O modelo deve chegar ao Brasil apenas no ano que vem. Os preços começam em € 54.800 (R$ 333.000) na Europa para a versão mais básica. Já o SQ5 topo de linha parte de € 85.400 (R$ 520.000).