Audi e-tron dá nome a novo aplicativo de recarga de carros elétricos
Aplicativo da própria marca mostra locais de recarga, potência e disponibilidade, e só donos de Audi podem reservar o carregador
Todos os carros elétricos da Audi levam o “e-tron” no nome. Audi e-tron agora também é o nome do app de recarga de carros elétricos lançado pela fabricante. A intenção é integrar mapa de localização, disponibilidade e o pagamento da recarga nos carregadores instalados pela Audi.
Criado em parceria com a EZVolt, empresa brasileira de carregadores de carros elétricos, o Audi e-tron é o primeiro aplicativo de recarga desenvolvido por uma montadora. Ele segue os mesmos padrões conhecidos em outros aplicativos que mostram pontos de recarga, mas apenas com carregadores da própria Audi e suas parceiras.
A lista inclui, por enquanto, pouco mais de 240 carregadores. Eles estão divididos entre as 40 concessionárias Audi e em shoppings, hóteis, restaurantes e outros estabelecimentos. Uma parcela menor corresponde a carregadores rápidos.
Todas as informações sobre o ponto de recarga também são fornecidos no próprio aplicativo, como sua disponibilidade e potência, para facilitar o planejamento de quem precisa carregar o seu veículo. Além disso, os clientes podem cadastrar o seu veículo dentro do aplicativo para manter um controle sobre as suas recargas, “favoritar’ os locais e até traçar rotas até o destino desejado.
Proprietários de Audi têm, como descontos nas recargas, isenção de tarifas e possibilidade de reservar carregadores, conforme disponibilidade. Já proprietários de carros elétricos de outras marcas terão de pagar cerca de R$ 3,50 por kW. Mas esso é uma sugestão de preço da Audi, portanto, os preços podem variar de estabelecimento para estabelecimento. O pagamento poderá ser feito pelo próprio aplicativo.
Investimento em pontos de recarga
Talvez o maior problema para o crescimento dos carros eletrificados hoje no Brasil seja a falta de pontos de recarga no território. A Audi instalou seus primeiros carregadores em 2019 e já investiu R$ 87 milhões em infraestrutura de recarga no Brasil.
Além disso, a marca também tem fechado diversas parcerias (como com Shell, Enel X e Raízen) para dar um suporte aos compradores dos seus carros e também ao público em geral.
É um grande investimento, mas representa apenas o início para que se tenha carregadores suficientes para suprir toda a frota de carros elétricos da própria Audi. Ainda mais levando em conta que a empresa planeja lançar apenas veículos elétricos a partir de 2026.
Porém, isso não é um problema apenas da Audi, mas do mercado automotivo por inteiro, que ainda busca soluções para dar suporte maior a quem precisa recarregar o carro fora de casa.