Clique e assine por apenas 8,90/mês

Audi descarta fazer novo A3 sedã no Brasil e pode abandonar produção local

Custos elevados para adaptar linha às novas gerações do sedã e do Q3 teriam sido decisivos. Com isso, marca deve repetir decisão de 16 anos atrás

Por Gabriel Aguiar e Joaquim de Oliveira - Atualizado em 8 abr 2020, 12h09 - Publicado em 8 abr 2020, 11h12
Novo A3 Sportback foi mostrado antes da versão sedã Divulgação/Audi

O novo Audi A3 Sedan sequer foi revelado – até agora, apenas o Sportback deu as caras –, mas já está confirmado que não será feito no Brasil.

Assim, como QUATRO RODAS havia antecipado no ano passado, a empresa encerrará a produção em São José dos Pinhais (PR), pelo menos temporariamente.

O anúncio da decisão veio diretamente da matriz da empresa, na Alemanha, em exclusividade, por meio do nosso correspondente Joaquim Oliveira.

Atualmente, o modelo é o único feito na unidade, já que o Q3, desde que mudou de geração, vem importado da Hungria.

Continua após a publicidade

Há chances de a segunda geração do SUV passar a ser produzida aqui no fim de 2021, mas o projeto ainda está em estudo e pode ser abortado.

audi A3 Sedan 2.0
A3 Sedan atual pode ser produzido até o fim deste ano, com estoques para 2021 Divulgação/Quatro Rodas

Como já dissemos, o encerramento da produção nacional se deve aos elevados custos para viabilizar a adaptação da linha de montagem às novas gerações de ambos os modelos.

Com isso, é possível que o A3 Sedan atual resista até 2021. Quando a linha for desativada, a Audi passará ao menos alguns meses sem fabricação no país.

Novo Q3 já está à venda, mas é importado da Hungria Divulgação/Audi

Segundo apuramos, a nacionalização do novo Q3, já à venda por aqui, continua em estudo, só que não há previsão de quando a produção local deve acontecer – e se de fato ocorrerá.

Continua após a publicidade

Com isso, a empresa pode abandonar de novo, como fez há 16 anos, a fábrica no país. E mesmo que decida produzir o SUV, só iniciaria sua montagem local meses após o fim da produção do A3 Sedan.

A unidade de São José dos Pinhas (PR) produz modelos da Audi e da VW Divulgação/Volkswagen

O complexo de São José dos Pinhais (PR) é compartilhado com a Volkswagen e, atualmente, além do A3 Sedan, é responsável pela produção de T-Cross E Fox.

Já o hatch Golf, que também era feito na unidade, saiu de linha. a picape Tarok segue cotada para ser feita no local, mas este projeto também está ameaçado.

Procurada por QUATRO RODAS, a Audi do Brasil explicou que a produção da nova geração do A3 Sedan, assim com a do novo Q3, segue em análise.

Continua após a publicidade

“Estamos aguardando algumas regulamentações específicas do programa Rota 2030 para avançar com a decisão”, diz a empresa em comunicado oficial.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Publicidade