Nem todos os mistérios acerca do Aston Martin Valkyrie foram revelados, mas novas imagens reveladas pela marca esta semana indicam que seu primeiro “hipercarro” terá mais parentesco com a Fórmula 1 do que alguns palpites mais conservadores indicavam – inclusive no interior.
O modelo desenvolvido em parceria com a Red Bull e o projetista Adrian Newey (responsável pelos carros da equipe na F1) terá volante destacável e telas de LCD para informar dados de desempenho, informações do computador de bordo e até imagens das câmeras que irão substituir seus retrovisores.
Como um Fórmula 1, o Valkyrie terá carroceria feita em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP, na sigla em inglês), assoalho plano, aerodinâmica ativa e suspensão de braços sobrepostos.
A Aston Martin também destacou a busca pela adoção dos materiais mais leves possíveis. Os faróis, por exemplo, são fixados em uma estrutura de alumínio que deixou o conjunto até 40% mais leve do que os sistemas usados nos carros de produção da marca.
Nem o logotipo da fabricante escapou do regime. A Aston Martin considera a peça usada em seus modelos “convencionais” muito pesada e alta, o que poderia prejudicar a aerodinâmica do Valkyrie. A solução mais simples seria um adesivo, mas ele é considerado muito simplório para um carro que, estima-se, custará mais de R$ 12 milhões. Para resolver o impasse, a empresa criou um logotipo de alumínio colado no capô com meros 0,07 milímetros de espessura.
No interior a Aston Martin colocou apenas o mínimo para tornar esse carro legalizado para as ruas. Os bancos, se é que podem ser chamados assim, são pedaços de espuma feitos sob medida colados diretamente à carroceria. Exatamente como ocorre nos – você adivinhou – Fórmula 1.
O volante reúne todos os comandos essenciais para a condução e o ar-condicionado, que com três minúsculas saídas no painel é uma das raras concessões para o conforto.
Apesar de não aparentar nas imagens, o Valkyrie ainda está em desenvolvimento. Segundo a Aston Martin, “95%” do carro está pronto, mas o mistério em torno de sua mecânica continua – o modelo mostrado nas imagens é mais um protótipo sem motor. Os rumores mais fortes indicam que o modelo terá um V12 6.5 aspirado auxiliado por um (ou mais) motores elétricos, permitindo que a potência combinada ultrapasse os 1.100 cv.
Todas as 175 unidades do Valkyrie (sendo 25 para uso exclusivo nas pistas) já foram vendidas. A previsão é que o modelo chegue às ruas somente em 2019.