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Aston Martin Valhalla tem projeto revisado e potência passa dos 1.000 cv

Além de maior potência, a montadora conseguiu reduzir peso, melhorar a aerodinâmica e ainda quer adicionar mais um motor elétrico

Por João Vitor Ferreira
2 set 2022, 20h30

Quando anunciado, o Aston Martin Valhalla prometia muita coisa, mas ao decorrer do tempo o projeto foi mudado. A promessa agora é de que o esportivo ganhe ainda mais potência, mas o preço vai ser um atraso de mais ou menos um ano.

Com data de lançamento marcada para 2024, o Valhalla vai ser bem diferente do que foi proposto há alguns anos. No início, a ideia era equipá-lo com o motor V6 de fabricação própria. Mas já no ano passado isso mudou para um V8 da Mercedes-AMG de 750 cv.

Auxiliado por outros dois motores elétricos (um por eixo), o trem de força geraria 950 cv e 101 kgfm. Porém, a equipe de desenvolvimento liderada por Carlo Della Casa conseguiu extrair ainda mais potência do V8, que sozinho passou a gerar 823 cv. Agora a promessa é de que todo conjunto atinja os 1.026 cv. A transmissão será de oito marchas e dupla embreagem, sendo o primeiro Aston Martin a ter uma caixa de câmbio desse tipo.

Aston Martin Valhalla verde visto de frente

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Além da potência, a Aston Martin conseguiu deixar o Valhalla mais leve. O chassi de carbono, que antes pesava um pouco mais de 150 kg, recebeu melhorias e teve seu peso diminuído para 99 kg, o que deixa o hipercarro ainda mais perto da meta do projeto de atingir um peso total de 1651 kg.

Aston Martin Valhalla visto 3/4 de trás

Para melhorar a dirigibilidade, a parte aerodinâmica também foi melhorada. Quando atingia a marca dos 241 km/h – ou 150 mph – a downforce do Valhalla era de praticamente 600 kg. Com as melhorias, a força vertical gerada aumentou 50 kg e Della Casa afirma que pode ficar ainda melhor.

“É um número que estamos investigando; pode ser mais, pode ser menos, dependendo dos últimos detalhes do design que estamos fazendo, principalmente para a frente”, disse ele em entrevista ao site Motor Trend.

Aston Martin Valhalla verde visto por trás

Outra proposta para melhorar a dirigibilidade seria colocar mais um motor elétrico no eixo dianteiro. Dessa forma o Valhalla ganharia vetorização de torque na frente, assim como na traseira. Porém, o chassi precisa ser revisado para isso e a equipe ainda está estudando as possibilidades.

O que não mudou é a faixa de preço. A empresa afirma que o Valhalla não custará menos de U$ 800.000, que na cotação atual equivale a R$ 4.136.000. O hipercarro também será bem exclusivo, tendo sua produção limitada em apenas 999 unidades e a Aston Martin não confirma se haverá versões especiais e mais potentes.

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