Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aston Martin Valhalla tem projeto revisado e potência passa dos 1.000 cv

Além de maior potência, a montadora conseguiu reduzir peso, melhorar a aerodinâmica e ainda quer adicionar mais um motor elétrico

Por João Vitor Ferreira
2 set 2022, 20h30

Quando anunciado, o Aston Martin Valhalla prometia muita coisa, mas ao decorrer do tempo o projeto foi mudado. A promessa agora é de que o esportivo ganhe ainda mais potência, mas o preço vai ser um atraso de mais ou menos um ano.

Com data de lançamento marcada para 2024, o Valhalla vai ser bem diferente do que foi proposto há alguns anos. No início, a ideia era equipá-lo com o motor V6 de fabricação própria. Mas já no ano passado isso mudou para um V8 da Mercedes-AMG de 750 cv.

Auxiliado por outros dois motores elétricos (um por eixo), o trem de força geraria 950 cv e 101 kgfm. Porém, a equipe de desenvolvimento liderada por Carlo Della Casa conseguiu extrair ainda mais potência do V8, que sozinho passou a gerar 823 cv. Agora a promessa é de que todo conjunto atinja os 1.026 cv. A transmissão será de oito marchas e dupla embreagem, sendo o primeiro Aston Martin a ter uma caixa de câmbio desse tipo.

Aston Martin Valhalla verde visto de frente

Continua após a publicidade

Além da potência, a Aston Martin conseguiu deixar o Valhalla mais leve. O chassi de carbono, que antes pesava um pouco mais de 150 kg, recebeu melhorias e teve seu peso diminuído para 99 kg, o que deixa o hipercarro ainda mais perto da meta do projeto de atingir um peso total de 1651 kg.

Aston Martin Valhalla visto 3/4 de trás

Para melhorar a dirigibilidade, a parte aerodinâmica também foi melhorada. Quando atingia a marca dos 241 km/h – ou 150 mph – a downforce do Valhalla era de praticamente 600 kg. Com as melhorias, a força vertical gerada aumentou 50 kg e Della Casa afirma que pode ficar ainda melhor.

“É um número que estamos investigando; pode ser mais, pode ser menos, dependendo dos últimos detalhes do design que estamos fazendo, principalmente para a frente”, disse ele em entrevista ao site Motor Trend.

Aston Martin Valhalla verde visto por trás

Outra proposta para melhorar a dirigibilidade seria colocar mais um motor elétrico no eixo dianteiro. Dessa forma o Valhalla ganharia vetorização de torque na frente, assim como na traseira. Porém, o chassi precisa ser revisado para isso e a equipe ainda está estudando as possibilidades.

O que não mudou é a faixa de preço. A empresa afirma que o Valhalla não custará menos de U$ 800.000, que na cotação atual equivale a R$ 4.136.000. O hipercarro também será bem exclusivo, tendo sua produção limitada em apenas 999 unidades e a Aston Martin não confirma se haverá versões especiais e mais potentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.