Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aston Martin V12 Vantage Roadster é revelado e já está esgotado – de novo

Limitado a 249 exemplares, conversível carrega o motor V12 de 700 cv de potência que será aposentado

Por Lukas Kenji
22 ago 2022, 09h59

O Aston Martin V12 Vantage nasceu fadado ao sucesso. Sua versão cupê teve as 333 unidades vendidas antes mesmo do carro final ser apresentado. O novo V12 Vantage Roadster vai pelo mesmo caminho: embora tenha sido revelado oficialmente agora, foi oferecido previamente a um grupo de endinheirados que comprou todas as 249 unidades disponíveis.

O que eles têm de tão especial? Serão os últimos Aston Martin com o icônico motor V12 5.2 biturbo de 700 cv a 6.500 rpm, que equipa esportivos como o DB11 e o DBS Superleggera. Isso porque a montadora britânica deve focar no desenvolvimento de motores elétricos.

O câmbio de oito velocidades da ZF direciona os 76,7 kgfm a 5.500 giros para o eixo traseiro. O conjunto permite com que o conversível alcance a velocidade máxima de 322 km/h, sendo que os 100 km/h são realidade em 3,5 segundos.

Conversível teve reforço estrutural e de suspensão
(Divulgação/Aston Martin)

Se o motor é o mesmo utilizado pela variante cupê, o V12 Vantage Roadster dispõe de chassi e suspensão recalibrados. O sistema de freios também revisto. É baseado em um conjunto de carbono-cerâmica, com discos de 410 mm e pinças de seis pistões no eixo dianteiro, além de discos de 360 mm e quatro pistões no eixo traseiro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Existem dois tipos de acabamento para as rodas de 21 polegadas: preto acetinado ou preto acetinado com detalhes diamantados. Ambos as opções são calçadas por pneus Michelin Pilot 4S de perfil 275/35 ZR21 na frente, e 315/30 R21 atrás.

Conversível é baseado no cupê V12 Vantage
(Divulgação/Aston Martin)

Em relação à aerodinâmica, note que o Roadster não vem com o aerofólio chamativo que é destaque do cupê. O equipamento é oferecido como opcional. No entanto, para assegurar um bom nível de downforce, a Aston Martin ampliou a área da grade em 25%, incluiu um splitter dianteiro e integrou um difusor ao para-choque traseiro.

A fabricante divulgou ainda que é preciso de 7 segundos para abrir ou fechar o teto. A manobra pode ser realizada em velocidades de até 50 km/h.

Continua após a publicidade
Interior tem bancos Sport Plus
(Divulgação/Aston Martin)

Já o interior tem como destaque os bancos esportivos chamados de Sport Plus. De série, são revestidos em couro perfurado, mas também há opção por um conjunto elaborado em fibra de carbono, o que garante uma dieta de 7,3 kg. Os assentos têm 16 ajustes elétricos e têm aquecimento.

Falando redução de peso, a Aston Martin também utilizou fibra de carbono no para-choque dianteiro, capô e para-lamas. O escapamento de aço inoxidável, além do já citado freio de carbono-cerâmica garantiram um peso total de 1.855 kg ao Roadster. Tendo em vista todo o aparato necessário para a construção de um conversível, é um número relevante se compararmos com o V12 Vantage Coupe, que pesa 1.795 kg.

Transmissão é de oito velocidades
(Divulgação/Aston Martin)

O mais novo lançamento da Aston Martin foi apresentado junto com o conceito elétrico DBR22 no Monterey Car Week, evento tradicional realizado nos Estados Unidos. O V12 Vantage Roadster terá produção iniciada nos próximos meses, sendo que as entregas serão realizadas no último trimestre de 2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.