Aston Martin DB12 S estreia com 700 cv e foco em menos peso e mais performance
Com motor V8 biturbo de 700 cv e chassi otimizado, o novo Aston Martin DB12 S se torna a versão mais sofisticada do superesportivo

O Aston Martin DB12 S eleva a aposta da marca britânica, posicionando-se como uma opção topo de linha do esportivo. Com motor V8 biturbo ajustado para entregar 700 cv, a nova versão é uma evolução focada em performance, com aprimoramentos que vão da aerodinâmica ao chassi para justificar o sobrenome “S”.
A principal novidade do Aston Martin DB12 S está sob o capô. O motor V8 4.0 biturbo de origem AMG foi retrabalhado para gerar 700 cv, um ganho de 20 cv. O torque máximo de 81,6 kgfm foi mantido, mas a entrega de potência foi otimizada.

Com o motor mais potente, o superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 3,4 segundos, uma melhora de 0,1 segundo em relação ao DB12 padrão. A velocidade máxima permanece nos 325 km/h, mas a capacidade de resposta do conjunto teria sido aprimorada para uma condução mais visceral.
Para suportar o desempenho superior, a Aston Martin promoveu mudanças cruciais na dinâmica do carro. O DB12 S recebe barras estabilizadoras mais rígidas e amortecedores adaptativos Bilstein DTX recalibrados. A direção e o diferencial com controle eletrônico também foram ajustados para oferecer maior precisão em curvas.

Uma das melhorias mais significativas está no sistema de freios. O Aston Martin DB12 S é equipado de série com discos freios carbonocerâmicos, que são 27 kg mais leves que o conjunto do modelo base, reduzindo a massa não suspensa e aumentando a resistência à fadiga em uso intenso.
O design recebeu atualizações funcionais. Na dianteira, um novo splitter com seções laterais amplia a força descendente, enquanto o capô ganhou dutos de ar maiores para otimizar o arrefecimento do motor. A traseira se destaca pelo novo spoiler e um difusor redesenhado, que trabalham juntos para melhorar a estabilidade em alta velocidade.

O interior do Aston Martin DB12 S combina couro e Alcantara de série. Como opcional, os clientes podem escolher bancos concha com estrutura de fibra de carbono, que além de mais leves, reforçam a proposta esportiva. O seletor de modos de condução no console central, em vermelho, diferencia a versão S.
O novo sistema de escape em aço inoxidável é item de série, com uma opção em titânio disponível para quem busca reduzir ainda mais o peso — são 11,7 kg a menos na balança.