As marcas e modelos que mais faturam no Brasil em 2017

Chevrolet segue como líder em faturamento, seguida por Fiat e Toyota; entre os modelos, destaque para o Onix, Compass, Corolla e HB20

Compass faturou 4,6 bilhões de janeiro a outubro de 2017

Compass faturou 4,6 bilhões de janeiro a outubro de 2017 (Divulgação/Jeep)

Há um consenso comercial na indústria que diz “quanto mais caro o produto, mais rentável será”. Faz sentido e, a rigor, é isso mesmo. Mas nem sempre.

Estudo promovido pela consultoria Data2mkt quebra essa lógica ao tratar do Chevrolet Onix, o líder no ranking de vendas do Brasil.

Além desse título, o hatch é também o mais rentável para a Chevrolet – arrecadou R$ 6,7 bilhões. Foram 152.500 unidades vendidas no acumulado de vendas de janeiro a outubro de 2017.

Desde 2016, o compacto da GM assumiu a liderança no ranking por faturamento. No ano passado o Onix teve 153.400 emplacamentos, totalizando R$ 6,3 bilhões em vendas – número 21,5% maior que o de 2015 com faturamento de R$ 4,8 bilhões. 

O levantamento mostra também que o Jeep Compass, líder de vendas entre os SUVs, rendeu R$ 4,6 bilhões aos cofres da Jeep. E logo atrás aparece o Corolla (que já foi líder em faturamento em 2015) com R$ 4,4 bilhões e 54.100 unidades emplacadas.

Faturamento por marca

Levando em consideração o acumulado do ano (janeiro a outubro de 2017), quem ocupa a liderança entre as marcas é a Chevrolet.

A Chevrolet segue como a marca automotiva mais rentável do país A Chevrolet continua como a marca automotiva mais rentável do país

A Chevrolet continua como a marca automotiva mais rentável do país (Divulgação/Chevrolet)

A americana faturou 18,4 bilhões – valor 26,4% maior que o mesmo período do ano passado. Esse valor representa 15,4% de participação de mercado.

O valor médio de vendas dos modelos comercializados é R$ 57.500 – 7,3% maior que a média da Fiat (53.386), que segue em segundo lugar no ranking por faturamento. Ela vendeu R$ 12,8 bilhões – valor que representa 10,7% de participação.

Toyota, com R$ 12,7 bilhões e 10,6% de participação nas vendas segue em terceiro. E mais: sem o volume de vendas unitárias de General Motors e Fiat.

Confira abaixo os rankings de faturamento por marca e por modelo relativos a 2017, incluindo o valor médio de cada veículo:

Faturamento de vendas por marca em 2017:

Marca Faturamento
(em bilhões de R$)
Ranking faturamento Emplac. (x 1.000) Ranking emplac. Preço médio por veículo (em R$) Variação 2016 a 2017
Chevrolet 18,4 1 319,3 57.545 26,4%
Fiat 12,8 2 239,9 53.386 6,1%
Toyota 12,7 3 154,5 82.290 11,6%
Volkswagen 11,6 4 220,8 3 52.780 26,1%
Hyundai 10,3 5 165 5 62.487 21,8%
Ford 10,2 6 167,2 4 61.368 18,5%
Honda 8,8 7 108,4 8 81.517 8%
Renault 7,4 8 138,6 7 53.528 13%
Jeep 7,4 9 71,7 9 102.916 61,8%
Nissan 4,0 10 61,5 10 65.702 36,8%

Faturamento das vendas por modelo:

Modelo Faturamento
(em bilhões de R$)
Ranking faturamento Emplac. (x 1.000) Ranking emplac. Preço médio por veículo (em R$) Variação 2016 a 2017
Onix 6,7 1 152,5 1 48.873 28,1%
Compass 4,6 2 39,5 11 116.001 618,2%
Corolla 4,5 3 54,1 7 82.306 22%
HB20 4,4 4 88,2 2 49.716 3,4%
Toro 3,9 5 42,6 10 92.612 25,5%
Ka 3,34 6 77,9 3 42.934 26,5%
HR-V 3,32 7 39,4 12 84.245 -15,7%
Hilux 3,28 8 27,2 21 120.525 0,2%
Sandero 2,9 9 59,6 5 48.880 17,5%
Prisma 2,8 10 57,2 7 48.871 9,9%

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Fernando Sobolwsky

    Chora VW.

  2. djalma andretta

    Compass não é Fiat, é JEEP, se for assim tem que somar as vendas de Audi e Porsche às vendas da Quem está sendo vendida para chineses a preço de banana não é VW, não é Ford e não é GM , é nada menos que o lixo chamado Fiat.