Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Americano deixa Tesla Model S com ‘ronco’ de V8 do Dodge Hellcat

Podendo escolher até 5 trilhas sonoras para o elétrico, Brooks Weisblat optou pelo barulho de um dos motores a gasolina mais potentes do mundo

Por Guilherme Fontana 23 jul 2021, 13h46
Tesla Model S visão frontal
Tesla Model S Plaid usa três motores para atingir 100 km/h em menos de 2 segundos Divulgação/Tesla

O silêncio é uma das principais características dos carros elétricos – e talvez a de maior incômodo aos puristas que não dispensam um bom ronco de motor. Em alguns países, por legislações de segurança para pedestres, as fabricantes são obrigadas a desenvolver ruídos para seus elétricos.

A BMW escolheu um compositor vencedor do Oscar para produzir sons para seus veículos, enquanto o Fiat 500e utiliza o tema do filme Amarcord. Para o americano Brooks Weisblat, porém, nenhum desses sons artificiais ou musicais foram suficientes.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Ele adicionou um ronco real do motor V8 utilizado nos Dodge Hellcat, um dos motores a gasolina mais potentes do mundo, ao seu Tesla Model S Plaid.

Isso foi possível graças à liberação da marca de Elon Musk para que os proprietários carregassem até 5 trilhas sonoras diferentes para seus carros, que podem ser qualquer coisa, de músicas e sons aleatórios, a roncos de modelos a combustão.

Tesla Model S
Vídeo mostra o dono do Tesla escolhendo o ronco desejado na multimídia do veículo DragTimes/Reprodução

Como isso é feito? De um jeito mais simples do que se pode imaginar: carregando os sons em uma unidade USB, como um pen drive, e plugando ao veículo. A partir daí, os sons são emitidos pelos alto-falantes escondidos pela carroceria do lado de fora do carro.

No caso de Weisblat, o Model S replica até a marcha lenta áspera e ruidosa dos Hellcat, seguida de acelerações e trocas de marcha. Infelizmente não é possível ouvir o ronco de forma fiel, já que o sons captados por câmeras fogem da realidade. Mas dá para ter uma ideia do resultado no vídeo abaixo, postado pelo americano em seu canal do YouTube.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho

Continua após a publicidade
Publicidade