Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

AMD: o mundial das personalizadas

Projetistas disputam o título de mais bela customizada

Por Marcelo Brettas Atualizado em 9 nov 2016, 11h53 - Publicado em 12 ago 2011, 18h07
Customizadas

O AMD World Championship Freestyle é um dos mais importantes encontros de customizadores de todo o mundo. No início de agosto eles levaram suas criações para Sturgis, Dakota do Sul (EUA), onde disputaram o título em diversas categorias, de algumas específicas e destinadas a determinados modelos de motocicletas até a principal: a freestyle.

Vale tudo, de motos extremamente caras e de visual agressivo, até modelos minimalistas, onde o que vale é o baixo custo e reaproveitamento de materiais. Em 2011 o grande campeão foi o o projeto do japonês Ken Tabata, da Tavax Engenharia, de Osaka (Japão) que criou a TAVAX2011V um belo modelo esculpido em alumínio, com suspensão traseira monochoque e um exótico garfo dianteiro combinando diferentes conceitos de amortecimento.

Na segunda colocação ficou o inglês Larry Houghton, da Lamb Engenharia, que criou o “Son of a Gun” (Filho de uma Arma), que partiu de uma BSA 1951 comprada pelo eBay e de um par de rodas de motocross. Larry encontrou quase tudo o que precisava em depósitos de sucata, com amigos ou na internet. O custo total, incluindo a pintura a ouro, não chegou a 9000 dólares (cerca de 14500 reais).

O terceiro lugar ficou com o californiano Satya Kraus e sua criação “Bolide”, mas que acabou ofuscado pelo interessante projeto do francês Bernard Massart, da V-Twin Mechanic, que conquistou o quarto lugar com um modelo futurístico que utiliza como base uma Harley-Davidson XL1200 Sportster, de 1987, com rodas de Suzuki e discos fabricados por ele e com pinças “emprestadas” de scooter. O encontro anual é sempre um belo exercício de criatividade!

Continua após a publicidade

Veja o resultado do mundial de customização:

1º: Tavax 2011V (Tavax Engineering) – Ken Tabata

2º: Son of a Gun (Lamb Engineering) – Larry Houghton

3º: Bolide (Kraus Motor Co) – Satya Kraus

4º: SpaceSter (V-Twin Mechanic) – Bernard “Buck” Massart

Continua após a publicidade

Publicidade