Ram Dakota 2026: versões, equipamentos e detalhes da nova picape média a diesel
Fabricada na Argentina, picape estreia no Brasil no primeiro trimestre de 2026 com motor 2.2 de 200 cv e acabamento superior ao da “irmã” Fiat Titano
A Ram confirmou o retorno de um nome icônico ao mercado brasileiro. A nova Ram Dakota teve seu lançamento confirmado para o primeiro trimestre de 2026. Produzida na fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina, a picape divide a linha de montagem com a Fiat Titano 2026, mas aposta em acabamento mais refinado, maior pacote tecnológico e no status da Ram para se diferenciar no segmento.
A estratégia da marca divide a gama em duas propostas distintas: a Warlock, com apelo visual off-road, e a Laramie, focada no luxo e uso urbano. Como o lançamento ocorrerá apenas em 2026, os preços oficiais ainda não foram divulgados pela fabricante.
Versões da Ram Dakota 2026
- Ram Dakota Warlock 2.2 Turbodiesel 4×4 AT8
- Ram Dakota Laramie 2.2 Turbodiesel 4×4 AT8
Motor e capacidade de carga
A Ram Dakota usa o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, capaz de entregar 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. É o mesmo motor da linha 2026 da Titano, que trabalha acoplado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é 4×4 automática, gerenciada por um seletor rotativo no console central que permite alternar entre os modos 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. O conjunto inclui ainda bloqueio do diferencial traseiro para situações de off-road mais severo.
A Dakota oferece capacidade de carga de 1.020 kg e volume de caçamba de 1.210 litros. A capacidade de reboque chega a 3.500 kg.
Dimensões
Embora compartilhe o chassi com Fiat Titano, a Ram Dakota apresenta dimensões ligeiramente diferentes e um design próprio. A picape mede 5,36 m de comprimento (3 cm a mais que a Titano), 1,89 m de largura (7 cm mais estreita) e 1,82 m de altura. O entre-eixos é de 3,18 m, idêntico ao do modelo da Fiat.
Visualmente, a picape se distancia da irmã de plataforma com uma grade proeminente ostentando o nome “RAM” ao centro e faróis full-led exclusivos, mas ainda com o mesmo farol; Seu capô, com relevo no meio, é exclusivo, bem como os retrovisores com formato mais quadrado. As lanternas de leds também foram feitas sob medida para a Dakota.
Por dentro, o acabamento da nova Dakota supera o da Fiat Titano, com uso extensivo de materiais macios ao toque no painel e nas portas dianteiras, além de revestimento dos bancos em couro.
Equipamentos de série da Dakota 2026
Desde a versão de entrada, a Ram Dakota oferece um pacote tecnológico interessante para uma picape média. A cabine se destaca pelas telas unidas, compostas pelo quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e pela central multimídia de 12,3 polegadas. O sistema oferece conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegação embarcada e páginas dedicadas ao off-road.
A lista de equipamentos comuns às duas versões contempla faróis full-led (incluindo neblina com função cornering), ar-condicionado digital automático de duas zonas com saída traseira, carregador por indução com resfriamento, chave presencial, sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico. No quesito segurança, há seis airbags e um sistema de câmeras 360° com função “capô transparente”, que permite a visão do solo sob o motor. O pacote ADAS inclui piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.
As diferenças entre as Dakota Warlock e Laramie
A versão Warlock aposta na estética escurecida e na vocação para o uso misto. O modelo elimina os cromados em favor de detalhes em preto na grade dianteira, molduras inferiores, retrovisores e logotipos. Para reforçar a capacidade fora de estrada, ela é equipada com rodas de 17 polegadas calçadas com pneus de uso misto medida 265/65 R17, além de trazer adesivos laterais na caçamba e santantônio funcional de série.
Posicionada como a opção mais sofisticada, a Dakota Laramie foca no uso urbano e no acabamento premium. O exterior recebe acabamento cromado na grade, retrovisores, molduras das janelas e logotipos. Um diferencial tecnológico exclusivo desta versão é a barra de led dianteira que conecta os faróis, criando animações de boas-vindas e despedida ao travar e destravar o veículo. As rodas crescem para 18 polegadas com acabamento diamantado e pneus 265/60 R18.
CNH sem autoescola é aprovada pelo Contran; entenda todas as novas regras
Toyota muda estratégia da Hilux com bitola larga e insinua GR-Sport para nova geração
Nissan Kait 2026: primeiras imagens do novo SUV de entrada
Vendas de novembro: VW Tera supera Onix e lidera entre os carros de passeio
Ram Dakota 2026: versões, equipamentos e detalhes da nova picape média a diesel







