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Alerta do cinto de segurança pode virar problema para as picapes dos EUA

Alerta do cinto de segurança da maioria das picapes americanas não segue os padrões estabelecidos pelo pelo principal órgão de segurança rodoviária do país

Por João Vitor Ferreira
23 jul 2022, 09h20

As montadoras vão ter que se virar para enquadrar suas picapes aos padrões americanos de segurança. O motivo é o alerta do cinto de segurança, que na maioria dos carros não está de acordo com as novas normas definidas pelo IIHS, organização responsável por fazer os testes de segurança dos veículos vendidos nos Estados Unidos.

O que piora a situação é o fato dos motoristas americanos de picapes serem os mais propensos a não usarem cinto, segundo a própria IIHS.

“Observações nacionais de uso de cintos mostram que as pessoas que dirigem ou andam em picapes são menos propensas a afivelar o cinto do que os ocupantes de outros veículos, portanto, lembretes eficazes são especialmente importantes para esses veículos”, explica David Harvey, presidente do órgão.

tabela IIHS picapes cintos
Tabela mostra quais modelos tem o alerta para a segunda fileira e quais estão dentro das normas do IIHS (IIHS/Reprodução)

De acordo com pesquisas da própria IIHS, nos EUA, os alertas perceptíveis em veículos podem aumentar em até 34% o uso de cinto de segurança por aqueles que não têm o costume de usá-los, o equivalente a 1.500 vidas salvas por ano.

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Segundo os novos padrões do IIHS, as picapes devem ter um sinal sonoro e visual sempre que os cintos não estiverem afivelados e o veículo esteja acima dos 10 km/h. Além disso, o alerta deve durar por mais de 90 segundos e deve ser alto o suficiente para não ser camuflado pelos ruídos do veículo.

Para os cintos da segunda fileira, as demandas são semelhantes. Os veículos também devem ter sinais visuais e sonoros, que deve durar no mínimo 30 segundos sempre que um passageiro não estiver usando o item de segurança.

Toyota Tundra 2022 vermelha vista 3/4 de frente
A Toyota Tundra foi a única que atendeu a todos os requisitos (Divulgação/Toyota)

Dez das principais picapes de cabine dupla vendidas nos EUA foram avaliadas pelo IIHS. A única que atingiu nota máxima e atendeu a todos os requisitos foi a Toyota Tundra. A Hyundai Santa Cruz, junto com a nossa conhecida Nissan Frontier, pecaram ao não oferecerem os avisos para os cintos traseiros e foram classificadas como “aceitáveis”.

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Classificadas como marginais, Toyota Tacoma e RAM 1500 atendem aos requisitos de volume e frequência do alerta sonoro. Por outro lado, a picape da Toyota tem um lembrete de apenas 30 segundos, considerado muito curto. Já o alerta da RAM 1500 demora a disparar quando o cinto é solto com o carro em movimento a uma velocidade de 40 km/h. Os dois modelos não tem alertas traseiros.

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Quem deixou a desejar foram os modelos da Chevrolet, Silverado e Colorado, e as Ford F-150, Maverick e Ranger. Todos eles foram classificados com a pior nota, já que seus avisos não foram considerados audíveis e duram menos de oito segundos. Os modelos da Ford ainda oferecem o aviso para os cintos traseiros, mas eles não seguem as normas do IIHS.

Vale ressaltar que todos os modelos avaliados seguem as normas federais de segurança dos Estados Unidos, que são diferentes dos recomendadas pelo IIHS.

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