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83,7% das picapes médias saem das lojas com motor diesel

Já o número de modelos automáticos é menor: 69,3%. Mas como se comporta cada uma delas nas lojas?

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 set 2017, 19h43
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  • Motor 2.5 flex produz até 206 cv e 27,3 mkgf
    Chevrolet S10 tem 35,3% de participação do motor flex; câmbio automático é 56,8% das vendas (divulgação/Chevrolet)

    O comportamento do consumidor mudou, mas algumas escolhas permanecem as mesmas. Cada vez menos utilizadas para enfrentarem situações off-road e com maior oferta de versões flex, as picapes médias continuam com os motores a diesel como os preferidos de seus compradores.

    De acordo com dados da consultoria Jato, de janeiro a junho de 2017, 87,8% dos modelos da categoria saíram das lojas com motorização diesel.

    Para ilustrar o cenário do segmento, reunimos os números de suas cinco principais representantes (em vendas): Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e Volkswagen Amarok. Somadas as vendas dos modelos, de janeiro a junho deste ano, 46.063 unidades foram vendidas.

    Destas, 38.534 (ou 83,7%) têm debaixo do capô propulsores turbodiesel, contra 7.529 (16,3%) equipadas com motores flex.

    Sem sensor de ré, mas tem a câmera
    Das 15.897 Hilux vendidas de janeiro a junho, 89,4% são equipadas com motor diesel, como a versão SRX da imagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Mas fomos mais a fundo e separamos todos os modelos de acordo com suas respectivas motorizações e transmissões. Com exceção da Amarok, disponível apenas com motor 2.0 turbodiesel (4.701 exemplares vendidos), a L200 Triton foi a com maior participação desse tipo de motor em suas vendas.

    Segundo a Jato, das 4.863 picapes vendidas, 4.844 eram diesel, contra as pífias 19 unidades. Em porcentagem, os números representam 99,6 e 0,4% do mix do modelo, respectivamente.

    A Hilux vem em segundo lugar, com 89,4% – ou 14.219 das 15.897 unidades vendidas no período. Apenas 1.678 (ou 10,6%) são flex. Já a Ranger tem 86% dos 6.802 totais. 955 (ou 14%) unidades saíram das lojas com motor bicombustível.

    Enquanto isso, a S10 ficou em último lugar por oferecer mais configurações com motor flex. Das 13.800 picapes vendidas no acumulado, 8.923 (64,7%) eram diesel.

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    Motorização/Modelo Amarok L200 Triton Hilux Ranger S10
    Diesel 4.701 (100%) 4.844 (99,6%) 14.219 (89,4%) 5.847 (86%) 8.923 (64,7%)
    Flex n/d 19 (0,4%) 1.678 (10,6%) 955 (14%) 4.877 (35,3%)
    Total 4.701 4.863 15.897 6.802 13.800

    Fonte: JATO

    VARIAÇÃO CAMBIAL

    Outra preferência imutável dos compradores de picapes está na transmissão. Também reunidos os cinco modelos mais vendidos do mercado, 69,3% das unidades vendidas (ou 31.900 de 46.063) no primeiro semestre deste ano tinham câmbio automático.

    O número só não é maior em relação à participação do manual, com 26.450, ou 43%, pela robustez do câmbio manual, ainda a melhor escolha para situações de trabalho e competição, além do preço mais acessível.

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    Câmbio automático tem seis marchas e trocas sequenciais
    Câmbio automático ainda é novidade para a S10 flex (foto) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Entre os modelos diesel, a linha Ranger tem a maior participação de câmbio automático do segmento, com 96,9% – ou 5.667 de 5.847 unidades totais. O manual detém 3,1%. Já nas versões flex, a picape da Ford oferece apenas transmissão manual, que tiveram 955 exemplares vendidos no período de janeiro a junho.

    A Hilux é a segunda colocada entre as diesel automáticas com 82,8% do mix, contra 17,2% do câmbio com embreagem. Ao contrário da Ranger, a Hilux flex só pode ser automática.

    A S10 tem números mais equilibrados, com 76,8% de câmbios automáticos e 26,2% de manuais entre as 8.923 unidades vendidas. Entre as flex, a participação da recém apresentada transmissão automática já é significativa com seus 25,9%. A L200, no entanto, inverte (quase) tudo o que vimos até agora.

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    Das 4.844 L200 diesel vendidas, 52,3% têm câmbio manual. Os 47,7% restantes levam transmissão automática. Em contrapartida, das 19 unidades flex comercializadas, 18 são automáticas. Por fim, a Amarok segue equilibrada, com 55,5% de automáticas e 44,5% de manuais.

    Transmissão/Modelo Amarok L200 Triton Hilux Ranger S10
    Automática 2.609 (55,5%)* 2.331 (47,9%)* 13.448 (84,6%)* 5.667 (83,3%)* 7.845 (56,8%)*
    Manual 2.092 (44,5%)* 2.532 (52,1%)* 2.449 (15,4%)* 1.135 (16,7%)* 5.955 (43,2%)*
    Automática – Diesel 2.609 (55,5%)** 2.313 (47,7%)** 11.770 (82,8%)** 5.667 (83,3%)** 6.583 (76,8%)**
    Manual – Diesel 2.092 (44,5%)** 2.531 (52,3%)** 2.449 (17,2%)** 180 (2,6%)** 2.340 (26,2)**
    Automática – Flex n/d 18 (94,7%)** 1.678 (100%)** n/d 1.262 (25,9%)**
    Manual – Flex n/d 1 (5,3%)** n/d 955 (100%)** 3.615 (74,1%)**

    *Porcentagem em relação ao modelo específico no período.
    **Porcentagem em relação ao tipo de motorização do modelo específico.

    Fonte: JATO

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