35 fotos incríveis mostram a produção quase artesanal do Fusca nos anos 50
Série com fotos de 70 anos atrás mostram como a produção do velho Fusca era simples e artesanal
Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 5 jun 2020, 18h45 - Publicado em 7 jun 2020, 07h00
A carroceria circulava em esteiras e trilhos aéreos dentro da fábrica Reprodução/Internet
Mais de 21,5 milhões de unidades do Volkswagen Fusca foram produzidas (sem grandes mudanças) entre 1938 e 2003. O projeto encomendado pelo governo alemão (liderado por Hitler) no início dos anos 1930 tinha a missão de ser simples, funcional, confiável e tão barato quanto uma motocicleta da época.
Tudo bem que o primeiro Volkswagen não conseguiu chegar no preço-alvo, mas cumpriu muito bem as outras exigências. E, claro, tudo isso se refletiu na forma como o Fusca era produzido.
Isso fica muito claro na série de fotos a seguir, feitas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg entre o final dos anos 1940 e meados dos anos 1950. A essa altura, a fábrica já havia sido reconstruída pelas forças de ocupação britânicas e devolvida ao governo alemão com a produção a todo vapor.
Vale dizer que em 1955 esta fábrica alcançou seu primeiro milhão de unidades do Fusca produzidas. E que outras 18 fábricas ao redor do mundo também produziram o mais simpático dos Volkswagen.
A chapa do teto era enorme e incluía as colunas frontais, traseiras e o vidro traseiro Internet/Reprodução O transporte das peças de estamparia era totalmente manual Internet/Reprodução O icônico capô após ser conformado na prensa Internet/Reprodução O processo de soldagem das partes da carroceria era totalmente artesanal Internet/Reprodução A retirada dos gabaritos da solta elétrica era na marreta Internet/Reprodução Hoje a aplicação de solda elétrica é automatizada em grande parte das fábricas Internet/Reprodução
Camisas do motor: por ser refrigerado a ar, os cilindros eram peças separadas do bloco do motor Internet/Reprodução Carcaças do câmbio empilhadas Internet/Reprodução Câmbio parcialmente montado recebendo usinagem Internet/Reprodução Estoque de tambores de freio Internet/Reprodução Montagem da carroceria era feita em esteiras Divulgação/Volkswagen Não havia muitas máquinas para auxiliar na montagem Divulgação/Volkswagen– Divulgação/Volkswagen A lataria já era tratada para ferrugem Internet/Reprodução– Internet/Reprodução Correção de imperfeições da carroceria é manual até hoje, mas usa-se máquinas e há menos defeitos Internet/Reprodução Início do processo de pintura Internet/Reprodução Processo de instalação das lonas de freio Internet/Reprodução Suspensão dianteira do tipo braço arrastado recebendo componentes do freio, ainda a tambor Internet/Reprodução O momento em que a carroceria é unida ao chassi já com motor, câmbio e suspensões montados Divulgação/Volkswagen– Divulgação/Volkswagen Começa o processo de instalação do chicote elétrico Divulgação/Volkswagen Costureira faz a forração acarpetada do interior reprodução/Internet Colocação da forração do teto era um processo artesanal e demorado Internet/Reprodução As calotinhas com o brasão da cidade de Wolfsburg Internet/Reprodução– Internet/Reprodução Primeiro abastecimento antes de sair da fábrica Internet/Reprodução– Divulgação/Volkswagen– Divulgação/Volkswagen Os carros saiam da fábrica por uma rampa Divulgação/Volkswagen Marco das primeiras 10.000 unidades produzidas em 1946 Divulgação/Volkswagen
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de junho da Quatro Rodas?Clique aqui e tenha o acesso digital.