Melhor Compra Moto 2015 – On/Off-Road até 150 cm³
1° YAMAHA XTZ 150 CROSSER – R$ 10.515 A Yamaha Crosser ganhou a parada nesta categoria por ter praticamente os mesmos atributos que a Honda NXR 160 Bros, porém com custos um pouco menores. É verdade que a disputa não foi fácil, pois elas oferecem vantagens em pontos distintos. Inicialmente, a Crosser perde no comportamento […]

1° YAMAHA XTZ 150 CROSSER – R$ 10.515
A Yamaha Crosser ganhou a parada nesta categoria por ter praticamente os mesmos atributos que a Honda NXR 160 Bros, porém com custos um pouco menores. É verdade que a disputa não foi fácil, pois elas oferecem vantagens em pontos distintos. Inicialmente, a Crosser perde no comportamento dinâmico, por causa de seu motor monocilíndrico um pouco menos potente (12,2 cv) combinado a um peso superior (131 kg). E ainda ficou em desvantagem no preço inicial de R$ 10 515 – consideramos a versão ED, para compararmos modelos com recursos técnicos equivalentes. Mas, no fim das contas, os custos da apólice e da franquia do seguro fazem a diferença em um tipo de moto que costuma ser visado para roubo. A desvalorização desta Yamaha também é bem menor, apesar do valor da cesta de peças ligeiramente superior. Bote na balança o desenho moderno e divertido e o resultado é uma compra mais atraente. Quem não faz questão de freio dianteiro a disco pode optar pela versão mais barata, de R$ 9 350.
2° HONDA NXR 160 BROS – R$ 9.811

A NXR 160 Bros é uma versão melhorada da NXR 150 Bros. Superior à veterana, é uma alternativa a ser levada em conta principalmente por quem pretende usar a moto no off-road, já que tem boa ciclística e maneabilidade invejável, graças também a seus 14,5 cv. Mas custo de seguro e franquia, desvalorização maior que a da rival e o desenho pouco entusiasmante jogaram contra a Honda. Quem quiser freio a disco também na roda traseira vai desembolsar mais R$ 316.
3° HONDA NXR 125 BROS – R$ 9.350

A disputa pelo segundo lugar ficou entre as duas motos da Honda. Como era de esperar, o preço desta Bros “versão antiga” é ligeiramente menor que o da Bros nova. Ela empatou em preço de peças e levou vantagem em seguro e desvalorização. Mas a diferença de custo não é tão grande que justifique abrir mão do motor de 14,5 cv da irmã 160 Bros por este de 11,6 cv. Assim, esta compra é para quem gosta de pensar com o bolso. E, nesse caso, vale analisar a versão com freio dianteiro a tambor, a R$ 9 050.