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Melhor Compra 2021: SUVs compactos e médios de R$ 96.000 a R$ 160.000

As indicações de QUATRO RODAS de SUVs novos até R$ 100.000, até R$ 130.000 e até R$ 160.000

Por Fábio Black
23 ago 2021, 17h40
VW Nivus Comfortline 200 TSI
 (Divulgação/Quatro Rodas)
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Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. O premio Melhor Compra 2021 é uma ferramenta de informação poderosa para ajudar as pessoas a encarar, motorizadas, estes novos tempos.

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A seguir, os melhores SUVs do Brasil. Eles estão separados em categorias: até R$ 100.000; de R$ 100.000; até R$ 130.000 e de R$ 130.000 até R$ 160.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:

SUVs novos até R$ 100.000

VW Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 101.090

VW Nivus Comfortline 200 TSI
(Divulgação/Quatro Rodas)

Motor 1.0 turbo, câmbio automático, estilo de cupê. Com esses predicados, e ainda com preço interessante, o Nivus não teve dificuldade de garantir o primeiro lugar. Lançado há pouco mais de um ano, ele quebrou a monotonia do desenho de SUV. Seu motor de até 128 cv garante agilidade, o câmbio de seis marchas faz trocas suaves e há discos de freio nas quatro rodas.

O porta-malas, de 415 litros, é maior que o do T-Cross. A versão Comfortline não traz os sistemas de assistência ao motorista nem a central VW Play, vem com itens como seis airbags e faróis de led. A cesta de peças tem cotações domesticadas, e as três primeiras revisões são gratuitas.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: 12,35%
  • Seguro: R$ 1.658
  • Rede: 500
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
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Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 732
  • Pastilhas de freio: R$ 319
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 1.899
  • Para-choque dianteiro: R$ 905
  • Retrovisor esquerdo: R$ 710
  • Total: R$ 4.565

Revisões

  • 10.000 km: R$ 0,00
  • 20.000 km: R$ 0,00
  • 30.000 km: R$ 0,00
  • 40.000 km: R$ 1.168
  • 50.000 km: R$ 604
  • 60.000 km: R$ 678
  • Total: R$ 2.450

Chevrolet Tracker Turbo manual – R$ 97.550

Chevrolet Tracker Turbo manual

O único Tracker com preço abaixo dos seis dígitos é a versão básica com câmbio manual de seis marchas. O motor 1.0 turbo, de 116 cv com etanol, oferece bom desempenho. Entre os itens de série destacam-se os seis airbags, as luzes diurnas de led e a central multimídia MyLink, de 8”. As peças da cesta são mais caras que as do Nivus.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: 11,26%
  • Seguro: R$ 1.749
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP, MUL
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Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.169
  • Pastilhas de freio: R$ 712
  • Kit de embreagem: 1.138
  • Farol esquerdo: R$ 1.966
  • Para-choque dianteiro: R$ 945
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.121
  • Total: R$ 7.051

Revisões

  • 10.000 km: R$ 608
  • 20.000 km: R$ 744
  • 30.000 km: R$ 632
  • 40.000 km: R$ 812
  • 50.000 km: R$ 608
  • 60.000 km: R$ 744
  • Total: R$ 4.148

Nissan Kicks 1.6 Sense manual – R$ 96.040

Nissan Kicks 1.6 Sense manual
(Divulgação/Quatro Rodas)

Da mesma forma que o Tracker, Kicks com preço abaixo de R$ 100.000, só o básico manual. Mas, neste caso, a transmissão tem cinco marchas. O modelo passou por uma leve reestilização no começo do ano, mas manteve o motor 1.6 aspirado de 114 cv. As revisões são mais caras que as do Nivus, mas o seguro é mais barato.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -5,77%
  • Seguro: R$ 1.311
  • Rede: 180
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP, EST, MUL
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Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 914
  • Pastilhas de freio: R$ 323
  • Kit de embreagem: R$ 796
  • Farol esquerdo: R$ 935
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.050
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.300
  • Total: R$ 5.318

Revisões

  • 10.000 km: R$ 423
  • 20.000 km: R$ 584
  • 30.000 km: R$ 423
  • 40.000 km: R$ 584
  • 50.000 km: R$ 423
  • 60.000 km: R$ 584
  • Total: R$ 3.021

SUVs novos até R$ 130.000

VW T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 130.190

VW T-Cross Comfortline 200 TSI
(Divulgação/Quatro Rodas)

A versão intermediária do T-Cross vem bem recheada de equipamentos, caso de ar digital e quadro de instrumentos virtual. A central VW Play de 10,1” tem câmera de ré e há duas portas USB para ocupantes do banco traseiro, que também dispõem de saídas de climatização. O SUV vem com sensores de obstáculos na frente e atrás, luzes diurnas de led e iluminação de curva.

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Com entre-eixos de 2,65 m, o espaço é bom no banco traseiro. O motor 1.0 turbo trabalha em sintonia com o câmbio automático de seis marchas. Leva a melhor sobre o Tracker em preço de peças, seguro e revisões. E ainda obteve a maior valorização, nestes tempos de mercado atípico.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: 20,96%
  • Seguro: R$ 1.702
  • Rede: 500
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.169
  • Pastilhas de freio: R$ 1.997
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 1.997
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.495
  • Retrovisor esquerdo: R$ 849
  • Total: R$ 7.507

Revisões

  • 10.000 km: R$ 0,00
  • 20.000 km: R$ 0,00
  • 30.000 km: R$ 0,00
  • 40.000 km: R$ 1.168
  • 50.000 km: R$ 604
  • 60.000 km: R$ 678
  • Total: R$ 2.450

Chevrolet Tracker Premier AT – R$ 124.590

Chevrolet Tracker Premier AT

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O Tracker Premier tem sistema OnStar de atendimento remoto e rastreamento. Há também internet a bordo, com plano pago à parte. A versão traz ainda frenagem automática, alerta de ponto cego, faróis de led, ar-condicionado digital etc. O motor 1.0 turbo gera 116 cv de potência com etanol. A variação de preço é baixa.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: 4,59%
  • Seguro: R$ 1.923
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.169
  • Pastilhas de freio: R$ 712
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 4.792
  • Para-choque dianteiro: R$ 948
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.121
  • Total: R$ 8.742

Revisões

  • 10.000 km: R$ 608
  • 20.000 km: R$ 744
  • 30.000 km: R$ 632
  • 40.000 km: R$ 812
  • 50.000 km: R$ 608
  • 60.000 km: R$ 744
  • Total: R$ 4.118

VW T-Cross 200 TSI AT 2021 – R$ 115.290

VW T-Cross 200 TSI AT 2021
(Divulgação/Quatro Rodas)

O T-Cross básico obteve a terceira posição graças ao custo/benefício. Está relativamente longe dos R$ 130.000 “de corte”, mas já traz a central multimídia de 10,1”, além de dispositivos como indicador de pressão de pneus e frenagem automática pós-colisão. Luzes diurnas de led, portas USB (2) e saída de ar para trás também são de série.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: 17,59%
  • Seguro: R$ 1.552
  • Rede: 500
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.169
  • Pastilhas de freio: R$ 1.997
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 1.997
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.495
  • Retrovisor esquerdo: R$ 849
  • Total: R$ 7.507

Revisões

  • 10.000 km: R$ 0,00
  • 20.000 km: R$ 0,00
  • 30.000 km: R$ 0,00
  • 40.000 km: R$ 1.168
  • 50.000 km: R$ 604
  • 60.000 km: R$ 678
  • Total: R$ 2.450

 

SUVs novos até R$ 160.000

VW Taos Comfortline 250 TSI – R$ 154.990

VW Taos Comfortline 250 TSI

E não é que o Taos nem bem chegou e já quis sentar na janelinha? O SUV tem duas versões, e a de entrada, Comfortline, levou a melhor na categoria até R$ 160.000. As três primeiras revisões gratuitas são um dos pontos fortes do modelo. Por outro lado, seguro e cesta de peças não são muito competitivos.

O Taos tem motor 1.4 turbo de 150 cv, câmbio automático de seis marchas e suspensão independente nas quatro rodas. Há conexão com Apple CarPlay e Android Auto, mas só a primeira é sem fio. Quadro de instrumentos digital de 8”, central VW Play (10”), carregador de celular por indução e rodas aro 18” estão entre os itens de série.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: N/D
  • Seguro: R$ 2.384
  • Rede: 500
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.600
  • Pastilhas de freio: R$ 905
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 3.750
  • Para-choque dianteiro: R$ 2.006
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.100
  • Total: R$ 9.361

Revisões

  • 10.000 km: R$ 0,00
  • 20.000 km: R$ 0,00
  • 30.000 km: R$ 0,00
  • 40.000 km: R$ 1.293
  • 50.000 km: R$ 604
  • 60.000 km: R$ 747
  • Total: R$ 2.644

Jeep Compass Longitude T270 – R$ 162.990

Jeep Compass Longitude T270
(Divulgação/Quatro Rodas)

motor 1.3 turbo de até 185 cv deu nova vida ao Compass, que ainda recebeu leve reestilização e mais tecnologia. O SUV tem bom desempenho, embora o consumo seja um pouco elevado. Quadro de instrumentos com tela digital de 7”, central multimídia de 10,1”, faróis de led e conexão de Apple CarPlay e Android Auto sem fio são de série.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: 0%
  • Seguro: R$ 2.059
  • Rede: 202
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.003
  • Pastilhas de freio: R$ 319
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 4.882
  • Para-choque dianteiro: R$ 3.884
  • Retrovisor esquerdo: R$ 5.816
  • Total: R$ 15.904

Revisões

  • 12.000 km: R$ 377
  • 24.000 km: R$ 665
  • 36.000 km: R$ 682
  • 48.000 km: R$ 686
  • 60.000 km: R$ 1.116
  • Total: R$ 3.124

Toyota Corolla Cross 2.0 XRE – R$ 157.090

Toyota Corolla Cross 2.0 XRE

Ao contrário dos oponentes, o representante da Toyota não dispõe de turbo, tampouco de suspensão traseira independente. Embora o 2.0 de até 177 cv (associado ao câmbio CVT) não desaponte, ele não tem a mesma agilidade dos turbinados, principalmente em baixas rotações. Leva a melhor em seguro, mas a pior em custo de revisões.

Bolsa de valores

  • Desvalorização: -1,17%
  • Seguro: R$ 1.938
  • Rede: 216
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.587
  • Pastilhas de freio: R$ 610
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 2.913
  • Para-choque dianteiro: R$ 268
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.379
  • Total: R$ 6.757

Revisões

  • 10.000 km: R$ 409
  • 20.000 km: R$ 885
  • 30.000 km: R$ 582
  • 40.000 km: R$ 1.215
  • 50.000 km: R$ 582
  • 60.000 km: R$ n/d
  • Total: R$ 3.673

COMO LER ESTE GUIA:

Ficha Melhor Compra
(Reprodução/Quatro Rodas)

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência KBB Brasil, a taxa indica quanto um modelo zero-quilômetro perde (-) ou ganha valor em até 12 meses de uso.

SEGURO – As cotações são feitas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contempla as maiores seguradoras do Brasil. O perfil QUATRO RODAS é de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

EQUIPAMENTOS – Principais itens de série, indicados pelas siglas AR (ar-condicionado), DIR (direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica), VID (vidros elétricos), EST (sistema de auxílio de estacionamento, como sensores ou câmera de ré), AUT (câmbio automático ou automatizado), ESP (controle de estabilidade) e MUL (multimídia). Os itens airbag e ABS são de série, obrigatórios por lei.

PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção do veículo e os mais comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.

Quem é Quem – Os especialistas que colaboraram no melhor compra

Tex/Teleport – Empresa de soluções online para o
mercado segurador. Fornece as cotações de seguro
no Melhor Compra e nos testes de QUATRO RODAS.

KBB brasil – Criada em 1926 nos Estados Unidos,
a Kelley Blue Book utiliza como base de cálculo os
valores praticados regionalmente em nosso mercado. Parceira
da QUATRO RODAS no Prêmio Melhor Valor de Revenda.

SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares)
É uma empresa de consultoria automotiva, segurança
viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).

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Capa quatro rodas 748 agosto 2021

 

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