Melhor Compra 2019: SUVs novos até R$ 80.000
As indicações de QUATRO RODAS na categoria SUVs novos até R$ 80.000
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores SUVs novos até R$ 80.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
1 – Renault Duster Expression 1.6 aut. – R$ 73.490
Robustez e espaço fazem a diferença nesta categoria de SUVs. A despeito do desenho datado e do acabamento ruim, o veículo da Renault ainda se sobressai pelo porte.
É um dos poucos do segmento de compactos capaz de transportar, de verdade, três adultos no banco traseiro com um mínimo de conforto. E seu porta-malas (475 l) também é vistoso.
O Duster vai bem em aspectos do pós-venda. Tanto que aqui está ele, em primeiro lugar, desbancando o Kicks, vencedor em 2018.
Mesmo com revisões e peças um pouco mais caras que as do rival da Nissan, é o SUV com o seguro mais barato em relação aos concorrentes e tem desvalorização dentro da média.
Desde a linha 2018, todos os Duster com câmbio CVT passaram a ter controles de estabilidade e tração como itens de série.
No mais, a versão Expression, de entrada, com o câmbio continuamente variável ficou R$ 600 mais cara em comparação ao ano passado e vem com itens dentro do esperado: ar, direção eletro-hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos e som com USB e Bluetooth.
O desempenho do novo motor 1.6 16V SCe trouxe mais suavidade no rodar do modelo. Dá conta do recado para mover o SUV na cidade e na estrada.
Sempre cadenciado, porém, pelo comportamento bastante linear e gradual do CVT, com aquele som de marcha patinando, apesar das seis velocidades simuladas.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 4,24%
- Seguro R$ 1.115
- Rede – 295/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, AUT, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 525
- Pastilhas de freio – R$ 417
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 950
- Para-choque dianteiro – R$ 1.000
- Retrovisor esquerdo – R$ 881
- Total – R$ 3.773
Revisões
- 10.000 km – R$ 460
- 20.000 km – R$ 460
- 30.000 km – R$ 460
- 40.000 km – R$ 770
- 50.000 km – R$ 478
- 60.000 km – R$ 478
- Total – R$ 3.106
2 – Nissan Kicks S 1.6 – R$ 78.290
O Kicks não colocou a faixa de bicampeão por fatores pontuais. Afinal, ele é o SUV compacto com o mais baixo custo de manutenção.
Revisões e peças são as mais baratas, mas perde para o Duster em espaço interno, seguro, tamanho da rede e no volume do porta-malas. Só que o Nissan tem outras vantagens.
O motor 1.6 com câmbio manual rende bem na cidade, o acerto da suspensão agrada e a dirigibilidade é das melhores do segmento. Louros também pelo quarto lugar em Os Eleitos de 2018.
A versão S ficou ainda mais generosa na linha 2020. Ganhou controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, leds nos faróis e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, argumentos que o deixaram à frente do EcoSport.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 4,36%
- Seguro – R$ 1.635
- Rede – 179/100,1
- Reparabilidade –
- Equipamentos –AR, DIR, VID, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 461
- Pastilhas de freio – R$ 265
- Kit de embreagem – R$ 935
- Farol esquerdo – R$ 621
- Para-choque dianteiro – R$ 1.090
- Retrovisor esquerdo – R$ 506
- Total – R$ 3.878
Revisão
- 10.000 km – R$ 389
- 20.000 km – R$ 549
- 30.000 km – R$ 439
- 40.000 km – R$ 579
- 50.000 km – R$ 439
- 60.000 km – R$ 549
- Total – R$ 2.944
3 – Ford EcoSport 1.5 SE – R$ 76.890
O SUV da Ford batalhou para chegar ao terceiro lugar. Tem o segundo seguro mais em conta da categoria e uma cesta de peças bem mais vantajosa para o bolso do consumidor do que a do Creta, que ficou de fora do pódio.
Só não alçou voos maiores pelas revisões e pelo índice de reparabilidade elevado do Cesvi Brasil.
A versão escolhida ficou apenas R$ 200 mais cara de um ano para cá e manteve os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, multimídia com tela de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve aro 15, além de ar, direção elétrica e trio.
O motor 1.5 dá outro ânimo e menos aspereza ao Eco, mas a cabine e o porta-malas são muito pequenos.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 9,36%
- Seguro – R$ 1.619
- Rede – 317/96,4
- Reparabilidade – 37
- Equipamentos – AR, DIR, VID, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 936
- Pastilhas de freio – R$ 555
- Kit de embreagem – R$ 723
- Farol esquerdo – R$ 747
- Para-choque dianteiro– R$ 969
- Retrovisor esquerdo – R$ 571
- Total – R$ 4.501
Revisões
- 10.000 km – R$ 439
- 20.000 km – R$ 599
- 30.000 km – R$ 799
- 40.000 km – R$ 1.135
- 50.000 km – R$ 671
- 60.000 km – R$ 955
- Total – R$ 4.598