Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Honda HR-V: conheça todos os detalhes da Melhor Compra de 2023

Honda HR-V Touring supera até rivais maiores, sem deixar a desejar em mecânica, equipamentos e espaço interno

Por João Vitor Ferreira
24 ago 2023, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Melhor Compra é muito mais do que um guia de compras. Ele também resume a experiência de nossa equipe com cada carro avaliado e testado nos últimos tempos dentro do atual contexto de mercado.

    O primeiro trabalho é separar as opções em cada faixa de preço ou potência que definem as 29 categorias apuradas. Para reduzir cada categoria a pelo menos cinco carros, acontece uma mistura entre votação e debate na redação. Não se trata de mera escolha, pois consideramos nossos testes, alterações recentes na lista de equipamentos e a iminência de uma mudança na linha.

    Depois apuramos custos de seguros, peças, revisões e a desvalorização de cada carro das principais categorias com nossos parceiros. Apenas com essas informações podemos pensar em definir a posição de cada um.

    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Custos são importantes, mas a nossa intenção não é escolher apenas os carros mais baratos. Para ser considerado a Melhor Compra de QUATRO RODAS, nossa experiência com o carro, aspectos como desempenho, conforto e itens de segurança de série também pesam na decisão. Eles passam a ter maior destaque nas listas de equipamentos de série.

    Continua após a publicidade
    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Uma estratégia pragmática garantiu o Honda HR-V em primeiro lugar em duas categorias seguidas e muito estratégicas: SUVs até R$ 170.000 com o HR-V EXL 1.5 e SUVs até R$ 220.000 com o HR-V Touring, 1.5 turbo. Mas o grande campeão do Melhor Compra 2023 é o Honda HR-V Touring.

    O curioso caso do SUV compacto que se destacou na faixa de preços dos médios. O conjunto do Honda HR-V Touring consegue equilibrar desempenho, conforto e eficiência por ser mais leve. O porta-malas não é grande, mas o espaço para os passageiros é o mesmo de rivais maiores.

    Continua após a publicidade
    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O HR-V Touring anda como gente grande. O motor 1.5 turbo com injeção direta agora é flex e tem 177 cv e 24,5 kgfm, o que explica o 0-100 km/h em 8,9 segundos, melhor que o de qualquer SUV médio. Como ele é leve, sobra força do motor, que trabalha aliviado com o câmbio CVT, conseguindo consumo rodoviário melhor até que o da versão aspirada: 15,1 km/l, contra 14,4 km/l – na cidade, ele faz 11,1 km/l, contra 12,7 km/l da versão de 126 cv. Na hora de pagar uma revisão ou o prêmio do seguro, os valores são de carros compactos.

    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De fato, as dimensões do Honda HR-V não são grandes. Só tem 2,61 m de entre-eixos, quando um Jeep Compass tem 2,64 m, o Toyota Corolla Cross tem 2,65 m e o VW Taos tem 2,67 m, mas sua cabine consegue ser mais espaçosa e larga que a dos rivais médios. Quem sai perdendo nessa é o porta-malas, que só parece grande, porém tem 354 litros – é 83 litros menor que o do antigo HR-V.

    Continua após a publicidade
    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O acabamento interno é bom, mas se o Honda não tem o painel todo macio como o do Jeep e o do Toyota, cobra menos que as respectivas versões topo de linha para ter ajuste elétrico para o banco do motorista, porta-malas elétrico, ar bizona e pacote de segurança completo. O HR-V só não pode continuar aumentando de preço até se igualar aos SUVs médios, pois isso acabaria com seu favoritismo.

    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Seu pacote de equipamentos é mais recheado que o do VW Taos Comfortline, campeão no ano passado e que não tem assistentes de segurança. Só a versão Touring tem banco do motorista com ajuste elétrico, rodas aro 17 diamantadas, porta-malas com abertura elétrica e fechamento por afastamento, e interior bicolor. Só ficou devendo o teto solar.

    Continua após a publicidade
    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Custos do Honda HR-V Touring

    Bolsa de Valores

    Peças

    Revisões

    Desvalorização
    Seguro R$ 4.771
    Rede 212
    Equipamentos MUL, EST, ESP, AUT, ADAS, ACC, AB6
    Amortecedores dianteiros R$ 1.997
    Pastilhas de freio R$ 760
    Kit de embreagem  
    Farol esquerdo R$ 3.964 
    Para-choque dianteiro R$ 1.158
    Retrovisor esquerdo R$ 868
    Total R$ 8.747
    10.000 km R$ 400
    20.000 km R$ 619
    30.000 km R$ 798
    40.000 km R$ 1.707
    50.000 km R$ 686
    60.000 km R$ 1.605
    Total R$ 5.815
    Honda New HR-V Touring 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Todos os campeões da história do Melhor Compra

    2002 Toyota Corolla
    2003 Ford EcoSport
    2004 Honda Fit
    2005 Honda Fit
    2006 Honda Civic
    2007 Honda Civic
    2008 Honda Fit
    2009 Renault Symbol e Hyundai Azera
    2010 Renault Logan
    2011 Renault Fluence
    2012 Ford EcoSport
    2013 Ford Fusion
    2014 Renault Logan
    2015 Honda HR-V
    2016 Chevrolet Cruze
    2017 Fiat Argo
    2018 VW Tiguan
    2019 VW T-Cross
    2020 VW Nivus
    2021 VW Taos
    2022 Jeep Renegade
    2023 Honda HR-V
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.