As melhores picapes grandes para comprar no Brasil em 2025
Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

1º – Ford F-150 Lariat Black v8 • R$ 560.000 •
Há quase um consenso de que a Ford F-150 tem a cabine com aspecto mais antigo entre as três do segmento, mas também é ela quem oferece as funcionalidades mais interessantes, como a alavanca de câmbio retrátil que permite estender uma mesa de trabalho.
Por fora, porém, seu estilo foi levemente atualizado no último ano. É mero detalhe, porque o que realmente foi favorável a ela foi tudo aquilo que envolve dinheiro: preço de aquisição, custo de revisão (mais baixo que o da Ranger e de muitos híbridos) e até o custo da cesta de peças, que ainda é alto, porém 54,2% mais baixo que o da Silverado. E mantém o borbulhante motor V8 5.0 de 405 cv.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -0,9% Seguro R$ 16.976 Rede 128 Equipamentos ESP, AB6, ADAS, ACC, AUT, EST, MUL, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.416 Pastilhas de freio R$ 1.271 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 10.465 Para-choque dianteiro R$ 2.503 Retrovisor esquerdo R$ 6.021 Total R$ 21.676 |
16.000 km R$ 1.837 32.000 km R$ 2.669 48.000 km R$ 2.283 Total R$ 6.789 |
2º – RAM 1500 Laramie 3.0 • R$ 584.990 •

A Ram 1500, sim, teve uma atualização mais abrangente. Seu motor V8 Hemi deu lugar a um seis-cilindros 3.0 biturbo com 426 cv (26 cv extras), o que deu o que falar nos EUA, mas, convenhamos, beneficiou seu desempenho. Outra melhoria foi a suspensão traseira a ar ter se tornado item padrão. No entanto, isso tudo elevou seu preço.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -1,7% Seguro R$ 17.352 Rede 148 Equipamentos ESP, AB6, ADAS, ACC, AUT, EST, MUL, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 8.043 Pastilhas de freio R$ 2.543 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 6.519 Para-choque dianteiro R$ 6.798 Retrovisor esquerdo R$ 10.232 Total R$ 34.135 |
10.000 km R$ 1.731 20.000 km R$ 1.649 30.000 km R$ 1.320 40.000 km R$ 2.310 50.000 km R$ 1.978 60.000 km R$ 1.649 Total R$ 10.637 |
3º – Chevrolet Silverado V8 • R$ 573.590 •

A Silverado High Country vendida no Brasil é bastante peculiar. Seu V8 5.3 tem modestos 360 cv, enquanto seu retrovisor padrão é enorme, e vem das Silverado HD – mas pode ser trocado por menores, ao custo de R$ 1.400 – por conta da nossa legislação. É a única das três com Android embarcado nos sistemas do carro.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -9,9% Seguro R$ 13.150 Rede 600 Equipamentos ESP, AB6, ADAS, ACC, AUT, EST, MUL, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 2.385 Pastilhas de freio R$ 2.844 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 25.601 Para-choque dianteiro R$ 9.088 R etrovisor esquerdo R$ 7.426 Total R$ 47.344 |
10.000 km R$ 844 20.000 km R$ 1.972 30.000 km R$ 1.336 40.000 km R$ 1.972 50.000 km R$ 1.336 60.000 km R$ 2.064 Total R$ 9.524 |
Como ler este guia
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.
SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.
PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.
EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).
REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.