Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quais as vantagens e desvantagens dos motores boxer?

O arranjo de cilindros opostos permite reduzir a altura do motor e as vibrações. Mas há desvantagens

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h59 - Publicado em 22 set 2016, 20h04

Toyota GT86

Quais as vantagens e desvantagens dos motores boxer com cilindros opostos? – André Lorena, por email.

O motor boxer é aquele que tem cilindros contrapostos. Quando trabalhando paralelamente ao solo, na horizontal, também é chamado de flat.

A grande qualidade desses motores é a possibilidade de reduzir a altura do motor, tornando o centro de gravidade do carro mais baixo, o que melhora a estabilidade. O comprimento no sentido longitudinal também pode ser reduzido em relação a um com cilindros em linha.

Nos Porsche com motor traseiro, por exemplo, isso ajuda a diminuir a massa que fica atrás do eixo traseiro, evitando um desequilíbrio maior entre o peso da dianteira e o da traseira.

Outra vantagem é que, nessa configuração, o sentido de movimento dos cilindros opostos ajuda a reduzir o índice de vibrações, trazendo, portanto, mais suavidade. O ronco característico pode ser considerado uma vantagem para os puristas.

Continua após a publicidade

Apesar disso, hoje apenas Porsche e Subaru (entre as grandes marcas) produzem motores boxer com quatro ou seis cilindros. Isso se deve a alguns fatores. Apesar de menor em altura e comprimento, propulsores com cilindros na horizontal tendem a ser mais largos que os com cilindros em V ou em linha.

Motor boxer da Porsche

Eles são montados em sentido longitudinal, configuração cada vez menos utilizada na indústria em favor dos transversais, principalmente no caso de automóveis com motor e tração dianteiros, limitando a aplicação dos boxers a quem já tem o expertise e desenvolve seus carros de acordo com as características desse tipo de motor.

Continua após a publicidade

 

O fato de os pistões, cilindros e câmaras de combustão trabalharem em posição horizontal faz com que muitos especialistas acreditem que o desgaste nessas peças seja irregular, maior na parte inferior. No geral, porém, um sistema de lubrificação mais eficiente garante a durabilidade desse tipo de motor – basta pensar no histórico de Porsche e Subaru, reconhecidos pela robustez mecânica.

Motores de cilindros opostos também costumam apresentar complexidade maior que os em linha. Como no caso dos cilindros em V, eles precisam de dois cabeçotes e de todas as partes mecânicas associadas a isso. Quando o cofre do motor é pequeno, a dificuldade de manuseio pode ser ainda mais alta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.