Audi Q7 3.0 TFSI Ambition: tratamento personalizado
Grande por fora e por dentro, SUV individualiza espaço e equipamentos para até sete pessoas
Mesmo com uma identidade de marca forte (que traz como efeito colateral deixar todos os carros meio parecidos), o design atual da Audi tem variações que conseguem cativar o olhar a cada lançamento. Foi assim com o esportivo TT, que estreou o estilo em 2014, e com os que vieram na sequência, do jovial SUV Q3 ao conservador sedã A4.
A exceção é o SUV Q7, que chega agora ao Brasil. Apesar de exibir os elementos típicos, como a grade dianteira e os faróis estilizados, o Q7 não é o tipo de carro que seduz à primeira vista. Seu perfil de perua, aliado ao porte avantajado (5,05 m) e às linhas retas (que são outra característica da nova identidade visual da Audi), rouba-lhe a leveza e a fluidez presentes nos outros modelos da marca.
Os principais atrativos do Q7, um SUV de R$ 399.990, que briga com Mercedes GL e BMW X5, definitivamente não são visuais. Feito para grandes famílias, este Audi tem como ponto forte a atenção que dispensa a seus ocupantes. Se por fora suas dimensões parecem exageradas, internamente, o amplo espaço da cabine faz todos se sentirem em uma sala de estar. Quem viaja nos bancos dianteiros tem 1,05 m para esticar as pernas; 1,49 m para os ombros e 1 m para a cabeça.
Atrás, na segunda fileira de bancos, as distâncias são bem próximas a essas da frente. Opcionalmente, a Audi disponibiliza dois assentos na terceira fila, que oferecem espaço digno de sedã médio, todos revestidos em couro. Os dianteiros têm ajustes elétricos, suporte lombar e contam com apoios de cabeça que podem ser regulados em altura e distância. Os centrais, tripartidos na proporção de 35/30/35, têm inclinação variável. O ar-condicionado também é democratizado, com controles e saídas independentes para os quatro quadrantes da cabine.
Na posição de comando, o motorista é rodeado pelo maior número de recursos disponível na Audi. Começa pelo painel com mostrador de TFT (variação do LCD) configurável. Por meio de um botão, é possível alterar o tamanho de velocímetro, conta-giros e tela central (que exibe mapas de navegação, listas de contatos telefônicos e estações de rádio). As informações básicas, como a velocidade do carro e a próxima manobra sugerida pelo GPS, podem ser projetadas no para-brisa pelo head-up display.
A central multimídia MMI chega ao Q7 evoluída. Agora, além do seletor rotativo (que equivale a um mouse) e dos botões de atalho para menus básicos (rádio, telefone, GPS e mídia), ela ganhou um touchpad, uma área no console por meio da qual o motorista pode desenhar caracteres ou executar gestos para ampliar imagens ou percorrer listas (como nos tablets). A central agrega também o sistema de som Bose (com amplificador 3D de 558 watts e 19 alto-falantes) e o Audi Connect, dispositivo que possui um hotspot wi-fi integrado e se conecta com smartphones (iOS ou Android).
Na hora de dirigir, o grande porte do carro volta a cobrar seu preço. Nas garagens, as colunas parecem sempre perigosamente perto demais dos retrovisores. E nas ruas nem o bom desempenho do motor faz do Audi um carro ágil. O Q7 tem um V6 3.0 de 333 cv, aliado a uma transmissão automática de oito marchas, com tração integral. Na pista de testes, o SUV andou feito cupê esportivo, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Radar para troca de faixa
O Q7 chega ao Brasil em versão única, a Ambition. Mas tem uma lista de opcionais que inclui eixo traseiro direcional, terceira fila de bancos, sistema de visão noturna e os sistemas de segurança Side Assist (conta com dois radares para auxiliar o motorista a trocar de faixa) e Pre Sense (prepara os diferentes sistemas do carro, como cintos de segurança, freios e alertas, na iminência de um acidente), entre outros. Isso mostra que o Q7, apesar de ser diferente dos outros Audi no estilo, continua honrando a família, já que conserva os outros aspectos da marca, como acabamento, desempenho e tecnologia embarcada.
LEIA MAIS:
>> Teste: Mercedes-Benz GLC 250 e GLE 400 Coupé
>> Comparativo: Audi A3 1.4 TFSI x VW Jetta 1.4 TSI
>> Impressões: Bentley Bentayga, o Rolls-Royce dos SUVs
AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio – Com tecnologia embarcada de ponta, o conjunto garante bom desempenho e consumo modesto, com a média de 8 km/l, na cidade.
Dirigibilidade – A direção esterça bem, a suspensão é eficiente, mas as grandes dimensões limitam os movimentos do Q7.
Segurança – Além de airbags e ESP, de série, o SUV conta com opcionais como o Night Vision e o Side Assist.
Seu bolso – A Audi posicionou o Q7 na mesma faixa de preço dos rivais (em versões de motor e conteúdo semelhantes).
Conteúdo – O pacote de série inclui teto solar, som Bose e ar-condicionado de quatro zonas, entre outros equipamentos.
Vida a bordo – Com espaço generoso e mimos como iluminação de led, o Audi trata bem todos os ocupantes.
Qualidade – O Q7 usa materiais nobres e é bem-acabado por dentro e por fora.
VEREDICTO QUATRO RODAS
O visual não encanta, mas por dentro o Q7 se redime e se candidata a SUV da família. Oferece bom espaço interno, conforto, acabamento de qualidade, equipamentos de ponta e bom desempenho.
ACELERAÇÃO | |
---|---|
de 0 a 100 km/h: | 6,2 s |
de 0 a 1.000 m: | 28,2 s – 202,3 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 250 km/h (dado de fábrica) |
RETOMADAS | |
de 40 a 80 km/h: | 2,8 s |
de 60 a 100 km/h: | 3,5 s |
de 80 a 120 km/h: | 4,4 s |
FRENAGENS | |
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 15,4 / 26,5 / 61,2 m |
CONSUMO | |
Urbano: | 8 km/l |
Rodoviário: | 10,2 km/l |
RUÍDO INTERNO | |
Neutro / RPM máximo: | 38,5 / 66,3 dBA |
80 / 120 km/h: | 58,8 / 64,6 dBA |
AFERIÇÃO | |
Velocímetro real: | 100 / 100 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha: | 1.500 rpm |
SEU BOLSO | |
Preço: | R$ 399.990 |
Garantia: | 2 anos |
Concessionárias: | 40 |
Motor: | gasolina, dianteiro, longitudinal, V6, 24 V, injeção direta e indireta, compressor, dois intercoolers, 2.995 cm3, 85,4 x 89 mm, 10,8:1, 333 cv a 5.000 rpm, 44,9 mkgf de 2.900 a 5.300 rpm |
---|---|
Câmbio: | automático, 8 marchas, tração integral |
Direção: | elétrica |
Suspensão: | multilink (nos dois eixos) |
Freios: | discos ventilados nas quatro rodas |
Pneus: | 235/65 R18 |
Peso: | 1.970 kg |
Peso/potência: | 5,9 kg/cv |
Peso/torque: | 43,9 kg/mkgf |
Dimensões: | comprimento, 505,2 cm; largura, 197 cm; altura, 173,7 cm; entre-eixos, 299 cm; porta-malas, 295 l (7 pessoas), 890 l (5 pessoas) e 2.075 l (2 pessoas); tanque de combustível, 100 l |
Equipamentos de série: | ar-condicionado quatro zonas, bancos de couro, central multimídia, teto solar panorâmico, sistema de som Bose, head-up display, rodas de alumínio, Audi Drive Select, câmera 360, faróis bi-xenônio, bancos dianteiros e volante com ajustes elétricos e rack de alumínio. |