Guia de usados: Toyota Fielder

Espaçosa, econômica e confortável, a perua derivada do Corolla ainda desfruta de boa fama no mercado graças a sua robustez e confiabilidade

A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008

A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Esta é a segunda vez que a Fielder é abordada nesta seção: a primeira foi em dezembro de 2007, quando muitas ainda estavam na garantia de três anos.

Agora falamos de uma perua que deixou de ser produzida há quase dez anos e cuja grande maioria se encontra com centenas de milhares de quilômetros rodados.

Vale lembrar que ela compartilha com o Corolla a fama de robustez e confiabilidade, amparada por uma rede autorizada conhecida pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados, mesmo após a garantia.

A grande oferta de peças (originais ou paralelas) e a relativa simplicidade mecânica colaboram para que ela também seja muito bem avaliada por oficinas independentes.

O porta-malas, de 411 litros, é menor que o do sedã

O porta-malas, de 411 litros, é menor que o do sedã (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Por isso é muito comum encontrar uma Fielder em ótimo estado, mesmo após vários anos de bons serviços prestados.

Medindo 8 cm a menos que o sedã, ela traz o mesmo espaço interno, capaz de acomodar três adultos no confortável banco traseiro reclinável.

(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.

(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Entre a linha 2005 e 2007, a Fielder só tinha uma versão (sem nome) e um opcional, o câmbio automático de quatro marchas, que casava bem com o motor 1.8 com comando variável de 136 cv.

Oferecia ar, airbags frontais, ABS, rodas de liga, CD player e trio elétrico, mas pecava pela falta de computador de bordo e piloto automático. Em 2006, os faróis de neblina passaram a ser de série.

(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Exclusiva para o modelo 2007, a esportivada Fielder S (450 unidades) vinha na cor preta, com defletores dianteiro e traseiro, saias laterais e itens pintados na cor cinza.

A linha 2008 trouxe o motor flex (136 cv com gasolina ou álcool) e a versão SE-G, com computador de bordo, limpador automático, couro e ar digital. A antiga versão viraria XEi.

Seja qual for o modelo, o fato é que a quase extinção das peruas fez com que muitos se tornassem fãs da Fielder, o que facilita a vida de quem procura um veículo familiar barato, com a manutenção em dia e apto a rodar por mais uns bons anos.

Onde o bicho pega

(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Cabeçote

O motor 1ZZFE não utiliza tuchos hidráulicos e, por isso, a folga das válvulas deve ser verificada a cada 20.000 km, com ajuste obrigatório aos 60.000 km. Fumaça no escapamento indica falha nos retentores de válvula.

Câmbio

O desgaste das juntas tripoides provoca vibração nas rodas dianteiras mesmo após o balanceamento. O ideal é substituir o semieixo completo.

Suspensão

É um de seus pontos fortes e, por isso, quase sempre negligenciado: amortecedores com vazamentos e coifas rasgadas não são bom sinal. Ruídos anormais podem ser provocados pelo desgaste de buchas e batentes.

Para-lama

A maioria perdeu o acabamento interno original, de plástico frágil, que se rompe facilmente. Sua presença é um sinal de zelo do proprietário, pois evita o acúmulo de detritos e o barulho em alta velocidade.

Câmbio automático

O fluido deve ser checado aos 40.000 km, além da troca do filtro e da limpeza dos ímãs que retêm a limalha. Abra o olho, pois o custo de reparo total da caixa pode superar os R$ 6.000.

Megarrecall Takata

Veja se o veículo pesquisado tem o airbag do passageiro que pode lançar fragmentos ao se abrir.

A voz do dono

Nome: Ana Carolina Parisi Absalonsen

Idade: 35 anos

Profissão: médica veterinária

Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

O que eu adoro: “a posição de dirigir alta agrada muito: grande visibilidade para um carro de passeio. O motor é excelente: forte, potente, robusto e muito econômico. O acabamento interno é simples, mas de boa qualidade.”

O que eu odeio: “a suspensão poderia ser um pouco mais alta: tanto o assoalho quanto a traseira raspam facilmente com apenas quatro ocupantes. E a direção esterça pouco, exigindo muitas manobras em garagens.”

Preço médio dos usados (FIPE)

Modelo 2005 2006  2007 2008
Fielder 1.8 16V gasolina manual  R$ 22.871  R$ 24.087  R$ 25.142
Fielder XEI 1.8 16V flex manual R$ 26.101
Fielder 1.8 16V gasolina aut. R$ 24.116 R$ 25.273 R$ 26.608
Fielder XEI 1.8 16V flex aut. R$ 29.097
Fielder SEG 1.8 16V flex aut. R$ 31.699
Fielder S 1.8 16V gasolina manual R$ 26.150
Fielder S 1.8 16V gasolina aut. R$ 26.745

Preço das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 791 R$ 300
Farol (cada um) R$ 1.076 R$ 250
Discos de freio (par) R$ 570 R$ 300
Pastilhas de freio (jogo) R$ 315 R$ 280
Amortecedores (quatro) R$ 1.740 R$ 1.500
Embreagem R$ 1.528 R$ 980
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  1. A Fielder é um carro maravilhoso. Fui proprietário por 5 anos e nunca tive um problema, só manutenção de rotina. Bebe pouco, anda bem, cambio bem ajustado ao motor, é bonito e posudo. Quem ja teve sabe do que estou falando! Obrigado pela matéria equipe QR.

  2. Ricardo Araujo

    Tenho uma para vender, 2007 prata automática de cor prata…. está novíssima, muito melhor que muitos carros mais novos. Uso ela há 5 anos, e nunca tive um problema mecânico, comprei com 70.000km e hoje está com 214.000km e continua nova, nunca subiu num guincho ou viu corda pra ser rebocada, só vai ao mecânico pra trocar óleo, filtros, freios e pneus. Se alguém quiser um carro confiável e bonito, é só falar comigo. 19 991749974