Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Grand Siena usado é opção de sedã espaçoso e barato, mas tem vícios

Espaçoso, o Fiat Grand Siena agrada pelo design e pela praticidade, mas seus donos reclamam das falhas mecânicas e de acabamento

Por Felipe Bitu
Atualizado em 4 abr 2024, 08h08 - Publicado em 29 set 2023, 22h50
Lançado em 2012, é basicamente o mesmo até hoje
Lançado em 2012, é basicamente o mesmo até hoje (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Fiat Grand Siena
Grand Siena tinha frente completamente diferente do Palio (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Derivado do Palio de segunda geração, o Fiat Grand Siena estreou aqui em 2012 posicionado entre o Siena EL (que usava a carroceria de 1997) e o Linea. Destacou-se pelo estilo próprio e pela evolução no espaço interno e nível de equipamentos.

Virou um dos sedãs mais vendidos graças ao porta-malas de 520 litros e duas versões de acabamento.

Lançado em 2012, é basicamente o mesmo até hoje
Lançado em 2012, foi basicamente o mesmo até sair de linha em 2021 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

No início, o Grand Siena mais básico era o Attractive com motor Fire Evo 1.4 de 85/88 cv, sempre com direção hidráulica, duplo airbag, ABS, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura. Atenção com o ar-condicionado, opcional até 2015. Outros equipamentos extras eram sensores de ré, de faróis e de chuva, banco do motorista com regulagem de altura e rodas de liga.

Porta-Malas é o destaque: 520 litros
Porta-Malas é o destaque: 520 litros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

A Attractive era a base para a interessante versão Tetrafuel, que queimava gasolina brasileira, etanol, gasolina sem adição de etanol e GNV – mas os cilindros de gás reduziam o porta-malas para 390 litros. Tirando o ar condicionado, que já vem de série, seus opcionais são os mesmos do Grand Siena Attractive.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Desempenho é com o Grand Siena Essence, sempre com o motor E.torQ 1.6 16V e seus 115/117 cv de potência. É caracterizado pelas rodas de liga aro 16 e pelos frisos laterais cromados. Entre os opcionais, há airbags laterais, retrovisor interno eletrocrômico e câmbio automatizado Dualogic.

Fiat Grand Siena
Versão Attractive 1.4 vem com rodas de 14 polegadas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 2013, o Essence disponibilizou o pacote Sublime: faróis com máscara cinza, grade e retrovisores externos em cinza metalizado, rodas com pintura exclusiva e bancos em couro bicolor, além da carroceria bege.

Fiat Grand Siena
Câmbio e acabamento de plástico demandam cuidados (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

 

Outro detalhe interessante do modelo 2013 foi o câmbio Dualogic Plus, com as novas funções Creeping (permite manobras em marcha lenta mais suaves) e Auto-Up Shift Abort (identifica a retomada e evita a mudança para a marcha acima). 

Fiat Grand Siena
Espaço razoável e três apoios de cabeça na traseira (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A única reestilização do Grand Siena ocorreu em 2017: uma nova grade com filetes horizontais em preto brilhante e moldura cromada.

Fiat Grand Siena

Continua após a publicidade

Esse ano/modelo marcou o fim da Tetrafuel e da Essence, e a chegada da Attractive com o antigo motor 1.0 Fire Evo. Entre todas as versões, esta é a menos indicada: seus 75 cv sofrem para embalar os 1.133 kg do sedã, exigindo muita cautela na estrada quando carregado.

Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (11)
Sistema de GNV deve passar por inspeção anual (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Devido à demanda, no início de 2019 a Fiat passou a oferecer uma leve preparação para a instalação de GNV no Grand Siena Attractive 1.4 como opcional de R$ 700 – que era padrão em carros destinados a locais onde o GNV tem apelo, como o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fiat Grand Siena
Versões Essence 1.6 16V (esq.) e Attractive 1.4 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A preparação incluía cabeçote do motor com válvulas e sedes de válvulas mais resistentes e com nova geometria, além do coletor de admissão projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás. O carro não perderia a garantia de fábrica se o kit GNV, de quinta geração, fosse instalado em empresas homologadas pela Fiat.

Continua após a publicidade

O desempenho, claro, era menor com GNV, como comprovou nosso teste na época:

Teste com gasolina

Teste com GNV

Aceleração
0 a 100 km/h: 15,8 s
0 a 1.000 m:
36,8 s – 141 km/h
Velocidade máxima
n/d
Retomada
3ª 40 a 80 km/h: 9,7 s
4ª 60 a 100 km/h: 15,2 s
5ª 80 a 120 km/h: 22,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,8/28,1/66,1 m
Consumo
Urbano: 12,5 km/l
Rodoviário: 16,2 km/l
Aceleração
0 a 100 km/h: 16,5 s
0 a 1.000 m:
37,3 s – 141 km/h
Velocidade máxima
n/d
Retomada
3ª 40 a 80 km/h: 9,8 s
4ª 60 a 100 km/h: 15,3 s
5ª 80 a 120 km/h: 23,1 s

Depois, no final de 2019, a linha 2020 estreou com o logotipo “Fiat” por extenso na traseira, o que eliminou a abertura elétrica do porta-malas, e lanternas escurecidas. Na frente, o contorno cromado da grade frontal foi trocado por uma moldura preta e os faróis passaram a ter máscara negra.

siena
O botão de abertura do porta-malas, antes no logotipo, não existe mais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma reclamação é a garantia: era de 36 meses para motor e câmbio e 24 para o restante. A manutenção é facilitada pela rede de mais de 600 autorizadas, mas alguns itens não são encontrados a pronta entrega, o que fomentou uma indústria de peças paralela.

Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (2)
Grade preta surgiu na linha 2020. Quer faróis de neblina? Nem opcionais são (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O Fiat Grand Siena teve sua produção encerrada no final de 2021 e só ganhou um substituto seis meses depois: o Fiat Cronos 1.0. O sedã mais moderno e completo ganhou o três-cilindros 1.0 de 77 cv em sua nova versão mais acessível.

Principais problemas do Fiat Grand Siena

Fiat Grand Siena
Câmbio automatizado Dualogic (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Câmbio – O principal defeito é no retentor do trambulador, cuja falha gera vazamento de óleo. Em geral, isso é causado pelo desgaste prematuro da embreagem.

Suspensão – São frequentes os relatos de barulhos na suspensão, o que já foi abordado na seção Autodefesa. Antes da compra, cheque sempre buchas, batentes, bieletas e amortecedores.

Acabamento – O excesso de plásticos duros de baixa qualidade nos difusores de ar e em outras partes do interior é uma receita perfeita para peças riscadas ou quebradas. Também pode indicar uma quilometragem superior à do hodômetro.

Dualogic – Verifique se o câmbio mostra falhas ou hesitações nos comandos. Funcionamento irregular com excesso de trancos pode ser solucionado com uma atualização do software.

Recalls – O primeiro é da má fixação do volante com a barra de direção, para  modelos produzidos de junho de 2013 a maio de 2014. Já os modelos fabricados de maio a julho de 2014 podem apresentar trincas na superfície do volante. O terceiro é para o ano/modelo 2016/2017 por um defeito no alternador, que pode desligar o motor com o veículo em movimento.


Fiat Grand Siena
Leia mais” data-image-title=”” title=”Fiat Grand Siena” data-image-source=”Quatro Rodas”> Siena tem filetes no conjunto óptico que simulam leds | Leia mais (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Opinião dos donos do Fiat Grand Siena

Nome: Anderson Esteves Alves
Idade: 39 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Alfenas (MG)

O que eu adoro – “Ótimo rendimento: o motor Fire Evo 1.4 garante consumo baixo e desempenho adequado. É um carro familiar ideal: confortável, com muito espaço interno e um excelente porta-malas.”

O que eu odeio – “Tive problemas com a embreagem e com a espuma do banco do motorista, mas o mais incômodo é o barulho na suspensão, principalmente em dias de chuva. É inadmissível num carro como esse.”


Nós dissemos

siena5
(Reprodução/Quatro Rodas)

Abril de 2012 – “Em relação ao modelo anterior, o recém-chegado cresceu 6,1 cm na largura, ganhou 13,5 cm no comprimento e ficou 5,3 cm mais alto. Além do aumento nas dimensões externas, a lista de equipamentos também ficou mais generosa. É o primeiro sedã compacto a vir de série com freios ABS e airbags.”

PREÇO MÉDIO DOS FIAT GRAND SIENA USADOS (KBB)

MODELO 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
Attractive 1.0 8V
R$ 44.715
R$ 46.880
R$ 48.088
R$ 50.983
R$ 55.401
Attractive 1.4 8V 28.217 
R$ 36.514
R$ 38.932
R$ 41.408
R$ 44.394
R$ 45.679
R$ 47.110
R$ 49.304
R$ 54.164
R$ 59.110
Tetrafuel 1.4 8V R$ 37.512
R$ 40.514
R$ 42.167
R$ 45.100
Essence 1.6 16V 27.777  R$ 38.963
R$ 40.603
R$ 43.034
R$ 45.938
R$ 45.597
R$ 49.838
Essence 1.6 16V Dualogic 29.104
R$ 39.677
R$ 40.144
R$ 44.187
R$ 45.581
R$ 46.915
R$ 50.671

Preço das peças do Fiat Grand Siena

PEÇAS ORIGINAL PARALELO
Para-choque (dianteiro) 1.400 290
Farol completo (cada um) 700 250
Pastilha de freio (par dianteiro) 245 80
Disco de freio (par dianteiro) 590 120
Amortecedores (jogo) 1.220 1.100

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.