Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Top Ten: As trocas de marcha mais diferentes que você já viu

Alavancas, hastes, botões no volante, painel ou até mesmo giratórios

Por Gabriel Monteiro
28 jan 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Centro das Atenções 

    Top Ten 740 - Teletouch Drive
    (Reprodução/Internet)

    A Edsel, da Ford, trouxe várias inovações em seus carros no ano de 1958, sendo uma delas o câmbio com Teletouch Drive, sistema em que as mudanças eram feitas por meio de botões no miolo da direção (não giravam com o volante). A solução não pegou e saiu de linha no ano seguinte.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Publicidade

    Processo Seletivo 

    Câmbio Cord - Top Ten 740
    (reprodução/Internet)

    A Cord inovou no sistema pré-seletivo, um pequeno cilindro com alavanca que corre sobre trilhos sem passar pelo Neutro: aperta a embreagem, põe primeira, sai e ainda na primeira joga a segunda, pisando na embreagem, e assim sucessivamente.

    Continua após a publicidade

    Painel de Mudanças 

    DKW Front câmbio- Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    Em 1932, os DKW Front tinham a solução no painel. A complexidade do projeto contrastava com a facilidade nas trocas: bastava girar o cabo para fazer a seleção das marchas (1ª-ré e 2ª-3ª) e empurrar ou puxar para conseguir os engates.

    Giro Rápido 

    Jaguar e a Land Rover Câmbio - Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    A Jaguar e a Land Rover adotaram um recurso bem interessante em suas transmissões automáticas. A seleção é feita por meio de um botão giratório escamoteável, recolhido automaticamente quando o carro é desligado.

    Publicidade

    Com Seus Botões!

    Gear Smart Ride - Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    O automatizado GSR (Gear Smart Ride) da linha Fiat 2017 tem botões no console: A/M (Automático/Manual com paddle shifts), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e S (Sport), tudo simples; só que nem tanto, pois saiu de linha em 2020 por conta da baixa procura.

    Mudança da Direção!

    Mercedes Câmbio limpador de para-brisa Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    Os marinheiros de primeira viagem podem confundir a haste do câmbio de alguns Mercedes com o limpador do para-brisa, mas seu uso é simples: aperte o botão na ponta para P e movimente a haste para cima ou para baixo para as outras opções.

    Publicidade

    Operação Alavancada!

    Câmbio de alavanca Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    Todo carro norte-americano que se preze tem comandos de câmbio na coluna de direção. O Impala 1959 não é diferente. Simples de usar, tem acionamento por alavanca, bastando posicioná-la em Park, Rear, Neutral, Drive ou Low.

    Continua após a publicidade

    Você Decide!

    Tiptronic Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    O Tiptronic da Porsche (anos 90), permitia o uso automático ou manual. Era só deslocar a manopla para a direita e movimentá-la para cima (+) ou para baixo (-) e havia a opção das trocas por teclas no volante.

    Publicidade

    No Topo da Coluna

    Câmbio Opala Top Ten 740
    (Reprodução/Internet)

    O Opala teve versões manuais com trocas na coluna de direção. Primeira: ao volante e para baixo; segunda: empurra em direção ao painel e para cima, a terceira: puxa para baixo e a ré está acima da primeira.

    Continua após a publicidade

    Sobre Trilhos

    Gated Manual Shifter Top Ten 740
    (Reproducão/Internet)

    O câmbio manual no assoalho sempre esteve associado à esportividade e o “Gated Manual Shifter” fez fama nas Ferrari e nos Lamborghini. Sem arranhadas, o sistema garante trocas rápidas, diretas e precisas.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.