Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sempre pronta para o próximo desafio, a marca Mobil 1 completa 50 anos

Líder global em lubrificantes sintéticos para motores de alta performance é parceira das montadoras mais exigentes e Oracle Red Bull Racing na Fórmula 1

Por Abril Branded Content
30 set 2024, 15h40
A imagem mostra o jornalista Simon Arran, dirigindo o BMW 325 (volante à esquerda, especificação americana) que já percorreu mais de um milhão de quilômetros. Data da foto 01/06/2009
 (Daily Telegraph/Divulgação)
Continua após publicidade

Exatos 50 anos atrás, em 1974, o primeiro lubrificante 100% sintético chegava ao mercado. Batizado de Mobil 1, ele foi concebido especialmente para os motores de alta performance, que evoluíam a olhos vistos na época, tanto nos carros de passeio como nas pistas de corrida. Sua grande vantagem era que, mesmo em condições extremas – rotações e temperaturas mais elevadas – o óleo mantinha suas propriedades de lubrificação, proteção e limpeza, proporcionando maior rendimento e economia de combustível.

A chave para o desempenho superior de Mobil 1 está em sua composição. A uma mistura de óleos básicos sintéticos de alta qualidade são adicionados componentes selecionados, que torna os óleos capazes de manter suas qualidades protetoras mesmo sob condições extremas – receita que, obviamente, é guardada a sete chaves. Óleos sintéticos convencionais, sem essa combinação proprietária e exclusiva, se deterioram e perdem suas propriedades protetoras mais rapidamente em condições extremas. 

Caminhando lado a lado

Atualmente, carros da Bentley, Cadillac, Chevrolet, Corvette, Mercedes-AMG e Nissan saem de fábrica com Mobil 1. “A Porsche foi a primeira fábrica de veículos abastecida com óleo de motor Mobil 1”, diz Marina Teixeira, coordenadora de marketing B2C da empresa. Ela ressalta que a parceria continua forte – incluindo uma parceria no desenvolvimento do 911 GT3 RS Next Generation. “A icônica marca almejava mais potência em seu motor e os engenheiros dos lubrificantes Mobil 1 projetaram um novo sistema de lubrificação, fundamental para chegar ao desejado resultado de alta performance.” 

Walter Röhrl e Jochen Berger no Opel Ascona A, Firestone Rallye (Espanha) 1974
(Walter Röhrl e Jochen Berger no Opel Ascona A, Firestone Rallye (Espanha) 1974/Divulgação)

Fato é que os motores não chegariam ao grau de desenvolvimento atual se os lubrificantes não acompanhassem suas novas necessidades, afirma. E o desafio só aumenta. “Nos últimos 20 anos, a demanda não se concentra só na potência, mas também na economia de combustível e na redução de emissões”, explica José Cesário Neto, coordenador de capacitação técnica da Moove e especialista em Mobil 1. 

Continua após a publicidade

Para chegar a esse equilíbrio entre potência e consumo de combustível eficiente, recursos como o turbo, sistemas híbridos e start/stop, além da redução no tamanho dos próprios motores (o chamado downsizing), tornaram-se um padrão na indústria automotiva. “Além de levar a um ambiente mais agressivo que óleos de base mineral não suportam, esses recursos aumentam a demanda por proteção das partes internas”. Afinal, o turbo pode girar a 200 mil rpm, por exemplo.

Atenta às mudanças, a engenharia da ExxonMobil, responsável pela linha Mobil 1 trabalha para estar à frente dessas evoluções e manter a superioridade de desempenho que marcou o seu início. Por exemplo, Mobil 1 tem uma proteção ao turbo duas vezes melhor que os óleos sintéticos convencionais.

Mobil 1 também foi protagonista do maior teste de performance da história. Um BMW Série 3 rodou mais de 1,5 milhão de quilômetros, durante quatro anos – tempo em que foram feitas só manutenções programadas e uso exclusivo de Mobil 1. Depois da maratona, em que o virabrequim girou mais de um bilhão de vezes, o motor foi desmontado e minuciosamente analisado: todas as partes internas estavam como novas. 

Nas pistas

Continua após a publicidade

Mobil 1 50º

Após o lançamento em 1974, não demorou para que o mundo das pistas voltasse sua atenção para Mobil 1, que passou a estar presente na Fórmula 1, NASCAR, Fórmula Toyota e Porsche Cup, dentre outras categorias. A receita básica usada na formulação do Mobil 1 para os carros de competição é a mesma usada nos carros de passeio. A diferença está no grau de viscosidade – que, inclusive, varia entre os carros de passeio, de acordo com o fabricante ou mesmo entre modelos da mesma marca.

Mobil 1 50º
(Mobil 1 50º/Divulgação)

A participação nas competições mais desafiadoras do planeta é uma importante frente de pesquisa e desenvolvimento para o lubrificante Mobil 1. Afinal, carros de corrida são aqueles submetidos às condições mais extremas – gerando valiosas informações que são revertidas para a melhoria e aprimoramento do próprio lubrificante. E todo esse avanço indo parar nos motores dos carros de passeio. 

Na Fórmula 1, o Mobil 1 passou por diversas eras – dos aspirados aos turbos; dos V12 aos V8; dos motores a combustão “puros” aos atuais híbridos turbinados. Os lubrificantes Mobil sempre estiveram prontos, com a tecnologia certa para cada desafio. Muitos títulos foram conquistados e recordes quebrados. Como as 15 vitórias consecutivas com a Oracle Red Bull Racing, entre os GPs de Abu Dhabi de 2022 e da Itália de 2023.

Continua após a publicidade

 

Olhando para o futuro, a linha Mobil 1 já está pronta para a transição da mobilidade, trabalhando com fabricantes, nas ruas e nas pistas, desenvolvendo fluidos avançados para veículos elétricos. Afinal, os próximos 50 anos estão apenas começando.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.