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Melhor Revenda: os carros com a menor desvalorização do Brasil em 2024

Com 67 modelos vencedores em 23 categorias, indicamos quais deles menos desvalorizaram no mercado durante o último ano

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 abr 2024, 17h00
Abre Melhor Revenda 2024
 (Fábio Black / Midjourney/Quatro Rodas)
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Em sua quinta edição, o Prêmio Melhor Revenda é referência em apontar os modelos menos desvalorizados do mercado, para ajudar o leitor a fazer o melhor negócio quando for trocar ou comprar um veículo.

Fruto de uma parceria entre QUATRO RODAS e a Kelley Blue Book (KBB), empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de veículos, o Melhor Revenda premia os automóveis e comerciais leves com menor desvalorização no período de 12 meses.

Para o resultado, os especialistas da KBB registraram os preços iniciais de cada versão dos modelos vendidos zero-km em janeiro de 2023 (excluindo versões eletrificadas, que têm cotações próprias) que, agora, foram comparados com o Preço de Troca KBB, em janeiro de 2024. Esse índice da empresa calcula os valores médios das negociações do veículo particular para um lojista. Assim, chega-se aos índices de desvalorização que você conhecerá nas próximas páginas.

Quem pode participar?

Para serem elegíveis ao Prêmio Melhor Revenda, os modelos de automóveis e comerciais leves precisavam custar, em janeiro de 2023, menos de R$ 750.000. Os mesmos modelos deveriam permanecer à venda como zero-km em janeiro de 2024. São excluídos da premiação modelos que foram lançados, tiveram troca de gerações ou passaram por reestilizações ou mudanças marcantes durante o período considerado.

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Categorias com dois ou menos representantes também são excluídas, mas, em acordo entre QUATRO RODAS e KBB, para o Melhor Revenda 2024 houve duas exceções: as categorias Elétrico Supera-cesso e Hatch Subcompacto de Acesso, pela relevância dos segmentos e dos modelos ao mercado. Ao todo, foram 115 modelos elegíveis entre as categorias válidas.

Dança das cadeiras

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Por conta das regras, alguns modelos importantes de 2024 não puderam participar da premiação, como a Ford Ranger e a leva de modelos eletrificados lançados no último ano, incluindo os chineses de BYD e GWM.

Mesmo assim, os eletrificados aumentaram sua participação e, por isso, ganharam mais espaço no prêmio com novas divisões para híbridos e elétricos, adequando-os de acordo com seus posicionamentos no mercado – incluindo furgões elétricos, até então dominados pela Stellantis.

Foi possível notar ainda o encolhimento ou sumiço de alguns segmentos, como o de sedãs compactos de acesso, sedãs médios e hatches premium, além de um aumento na desvalorização em todas as categorias contra os números de 2023. A desvalorização média do mercado passou de 15,7% para 29,8%. Por outro lado, modelos que ficaram de fora no ano passado reaparecem agora. Entre os estreantes estão Honda HR-V, Jeep Compass, VW Polo, Nissan Frontier, Citroën C3 e Fiat Fastback.

Confira os carros com a menor desvalorização do Brasil em 2024:

Hatch subcompacto de acesso: Fiat Mobi – 27,8%

Fiat Mobi
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)
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Além de disputarem o posto de carro mais barato do Brasil, Fiat Mobi e Renault Kwid agora também se alternam como a Melhor Revenda dos subcompactos – categoria que só reúne os dois modelos. Se em 2023 o Kwid venceu por uma depreciação 0,2% menor, em 2024 foi a vez do Mobi, único carro com motor 1.0 de quatro cilindros do país levar o título.

Hatch compacto de acesso: Citroën C3 – 27,1%

Citroen-C3
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Em sua estreia como candidato ao Melhor Revenda, o Citroën C3 já se consagra como o campeão de sua categoria, tomando o posto do parente Fiat Argo, vencedor em 2023. O compacto foi lançado em 2022 com uma vasta gama de versões e motores 1.0 e 1.6. Pesa a favor do modelo sua pequena variação de preços desde o lançamento.

Hatch compacto de referência: Volkswagen Polo – 19,4%

VW Polo
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

A estratégia de reposicionar o Polo deu certo. Apesar de sofrer baixas em mecânica e equipamentos, o modelo atualizado reduziu os preços e incluiu a versão Track na conta. Assim, suas vendas cresceram mais de 1.200% de 2022 para 2023, afetando direta e positivamente sua imagem no mercado. O City Hatch estreia no prêmio já na vice-liderança.

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Sedã compacto de referência: Honda City – 18,6%

Honda City
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Com mecânica robusta, espaço generoso e equipamentos de segurança (ADAS) acima da média na categoria, o Honda City não apenas leva o prêmio em seu segmento como também é o modelo com menor desvalorização em toda a pesquisa deste ano. O sedã ganhou novas versões de entrada em janeiro, mas que ainda não foram consideradas por aqui.

Sedã premium: BMW Série 3 – 20,5%

BMW 320
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Carro premium mais vendido do Brasil em 2023, o BMW Série 3 se beneficia não apenas do volume de vendas, mas também da produção nacional. O sedã é produzido em Araquari (SC) e está alinhado ao europeu. Também pesa a favor a categoria esvaziada, já que seus rivais diretos passam a figurar entre os híbridos. O 320i nacional é puramente a combustão.

SUV compacto de acesso: Volkswagen Nivus – 25,3%

nivus
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)
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O Volkswagen Nivus conquista o tricampeonato no Melhor Revenda, e com folga diante dos demais competidores na categoria. Mais moderno e bem equipado entre os concorrentes, o SUV cupê carrega para o mercado outros bons atributos como o amplo espaço no porta-malas e o elogiado motor TSI. Ele mantém duas versões e pode ser reestilizado este ano.

SUV compacto de referência: Honda HR-V – 19%

Honda HRV
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Ausente da premiação no ano passado por ter sido lançado fora do prazo estipulado nas regras, o Honda HR-V estreia já como campeão e com a segunda menor desvalorização entre todos os modelos desta edição. Com motores robustos e econômicos, o SUV também vai bem pelo espaço interno acima da média da categoria, comparável ao de SUVs médios.

SUV compacto premium: Audi Q3 – 20,4%

Audi Q3
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Bicampeão na categoria, o Audi Q3 ganha pontos por ser montado nacionalmente em sistema SKD, mais especificamente em São José dos Pinhais (Paraná). Ele é oferecido em três versões diferentes, sendo uma na carroceria comum e duas na cupê, que ficaram mais equipadas com o passar do tempo e o fim da crise de componentes. A mecânica é a mesma para todos.

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SUV médio: Toyota Corolla Cross – 29%

Toyota Corolla Cross
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

A boa reputação da Toyota no mercado de novos e usados garante mais uma vitória ao Corolla Cross em sua categoria, mesmo que o SUV esteja sem mudanças significativas desde o seu lançamento no Brasil, em 2021. A mecânica sem relatos de problemas, ao contrário do Compass, e a oferta de versões híbridas, também colaboram para a vitória do modelo.

SUV médio premium: BMW X4 – 26,8%

BMW-X4
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

O BMW X4 segue como o carro mais potente feito no Brasil e líder da sua categoria no Melhor Revenda, conquistando o tricampeonato. Feito em Araquari (SC), ao lado de Série 3, X1 e X3, o modelo tem até 387 cv na versão mais cara. No segmento, a Mercedes-Benz segue como vice, mas agora com o GLC, e a JLR se mantém em terceiro, com o Range Rover Evoque.

SUV grande: Caoa Chery Tiggo 8 – 33,9%

Caoa-Chery-Tiggo-8Pro
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

O Caoa Chery Tiggo 8 toma a liderança do Mitsubishi Pajero (que passa a terceiro colocado), apesar dos descontos promovidos em 2023, o que pode prejudicar o mercado de usados. Por outro lado, ele ganhou, no final de 2022, a atual e única versão Max Drive, que adiciona pacote de ADAS, como frenagem automática de emergência, ACC e alerta de saída de faixa.

Híbrido de acesso: Kia Sportage – 20,5%

Kia Sportage
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

De terceiro lugar dos SUVs médios em 2023, o Kia Sportage passa a campeão entre os híbridos de acesso, à frente dos Toyota Corolla e Corolla Cross – e com uma vantagem significativa para os japoneses. Apesar de seu conjunto mecânico ser diferente: ele tem um híbrido leve, com sistema elétrico de 48 volts, menos eficiente que nos Toyota.

Híbrido de referência: BMW X3 – 25,6%

BMW-x3
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

No segundo ano desta categoria, o campeão se repete: o BMW X3 é o híbrido de referência com Melhor Revenda de 2024. Do tipo plug-in, que necessita de recargas em redes elétricas, ele combina um motor a gasolina e um elétrico, com 292 cv totais. Em terceiro lugar, a BYD faz sua estreia no ranking do Melhor Revenda com o SUV híbrido plug-in Song Plus.

Híbrido premium: Audi A5 – 22,7%

Audi A5
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Em uma das categorias mais concorridas deste ano, a Audi faz uma dobradinha em primeiro e terceiro lugares, com A5 e A4, respectivamente. Ambos os sedãs têm motorização híbrida leve, combinando um motor 2.0 turbo a gasolina e um sistema elétrico primário de 12 volts, o mais simples e barato deste tipo. São 204 cv de potência e 32,6 kgfm de torque.

Elétrico de superacesso: Renault Kwid E-Tech – 33,3%

Renault-Kwid-Etech
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Primeiro degrau dos elétricos no Brasil, a nova categoria de Superacesso tem, por enquanto, dois concorrentes – o que foge às regras da premiação. Dada a importância do segmento, que em 2025 terá vários outros participantes, foi aberta uma exceção. Com isso, o Kwid E-Tech leva o prêmio por ter uma rede mais robusta, além de maior espaço interno e quatro portas.

Elétrico de acesso: Peugeot e-208 GT – 23,8%

Peugeot-208
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Alguns fatores contribuem para que o Peugeot e-208 GT, configuração elétrica do hatch, faça sua estreia já com título de campeão: design atraente, acabamento caprichado, boa lista de itens tecnológicos e uma autonomia superior à dos concorrentes. O Mini tem bom conjunto, mas pouco alcance e duas portas. Já o Leaf perde por ser um projeto já defasado.

Elétrico de referência: Volvo XC40 – 31,8%

VOLVO-XC40
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Todos os oponentes deste segmento ficaram muito próximos na depreciação, mas a Volvo levou a dobradinha dos lugares mais altos. Na liderança, o XC40 (que passará a se chamar EX40 em breve) se beneficia por já ter sido o elétrico mais vendido no país (posto tomado pelo BYD Dolphin) e por ter ganhado versões mais baratas com motor único.

Elétrico premium: Jaguar I-Pace – 30,8%

Jaguar Ipace
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

No topo do mercado de elétricos, o Jaguar I-Pace surpreende à frente. Parte da primeira leva de elétricos, o modelo teve menor depreciação que os concorrentes mais modernos, como BMW iX e Porsche Taycan. Ele é equipado com motores que somam 400 cv e pode ir de 0 a 100 km/h, segundo a Jaguar, em 4,8 segundos. Sua autonomia é de 362 km, no ciclo do Inmetro.

Picape compacta ou leve: Volkswagen Saveiro – 26%

Saveiro
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Carro mais vendido do Brasil há três anos seguidos, a Fiat Strada perdeu a liderança do Melhor Revenda para a Saveiro. A principal justificativa pode ser dada pelos menores preços e pela menor variação deles, já que a Saveiro não varia mecânica e tem poucas versões. A picape passou recentemente por uma leve reestilização, ainda não considerada no prêmio.

Picape média ou diesel: Chevrolet S10 – 35,2%

S10
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Prestes a ganhar uma profunda reestilização, a picape da GM se despede do modelo atual vencendo o Melhor Revenda em sua categoria. O volume de vendas aliado aos preços pouco menores que o das rivais pode ajudar entre os usados. Bom lembrar que o mercado de carros a diesel tem passado por quedas abruptas e pode causar mudanças de resultados anteriores.

Van comercial: Iveco Daily Minibus – 26,5%

Iveco-Daily
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Furgão comercial: Ford Transit – 28,4%

Ford-Transit
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Bicampeão, o Ford Transit se destaca no segmento pela variedade de configurações e pelos preços atraentes frente aos concorrentes. Os serviços de modificações e de conectividade oferecidos pela Ford Pro (dedicada aos veículos comerciais) também se destacam. O modelo ganhou, recentemente, uma versão elétrica – inelegível para o prêmio deste ano.

Furgão comercial elétrico: Peugeot e-Expert – 28,7%

Peugeot-E-Expert
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

O trio da Stellantis reina sozinho no segmento de furgões comerciais elétricos, até que o Transit elétrico esteja elegível para o Melhor Revenda. Entre a tríade, porém, quem leva a melhor é o Peugeot e-Expert, com uma considerável diferença para os “primos quase idênticos”, que compartilham o motor de 136 cv, emprestado pelo hatch e-208 GT.

Números e curiosidades sobre o Melhor Revenda 2024

O placar das marcas com melhores resultados:

3 prêmios  2 Prêmios 1 Prêmio
BMW, Volkswagen Audi, Honda, Peugeot Caoa Chery, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford,

Iveco, Jaguar, Kia, Renault, Toyota, Volvo

Segmentos que desvalorizaram menos: Segmentos que desvalorizaram mais:
SUV compacto premium

Híbrido de referência

Elétrico superacesso

Picape média ou diesel

DESVALORIZAÇÃO MÉDIA DO MERCADO: -29,8%

Médias de desvalorização das categorias:

HATCH SUBCOMPACTO DE ACESSO – 28,0 %
HATCH COMPACTO DE ACESSO – 27,5 %
HATCH COMPACTO DE REFERÊNCIA – 27,6 %
SEDÃ COMPACTO DE REFERÊNCIA – 26,7 %
SEDÃ PREMIUM – 26,8 %
SUV COMPACTO DE ACESSO  – 33,2 %
SUV COMPACTO DE REFERÈNCIA – 27,9 %
SUV COMPACTO PREMIUM – 22,6 %
SUV MÉDIO – 32,7 %
SUV MÉDIO PREMIUM – 32,0 %
SUV GRANDE – 37,2 %
PICAPE COMPACTA OU LEVE – 29,2 %
PICAPE MÉDIA OU DIESEL – 36,0 %
HíBRIDO DE ACESSO – 33,0 %
HíBRIDO DE REFERÊNCIA – 25,3 %
HíBRIDO PRÊMIUM – 31,3 %
ELÉTRICO SUPERACESSO – 36,2 %
ELÉTRICO DE ACESSO – 35,2 %
ELÉTRICO DE REFERÊNCIA – 32,5 %
ELÉTRICO PREMIUM – 34,7 %
VAN COMERCIAL – 29,7 %
FURGÃO COMERCIAL – 32,3 %
FURGÃO COMERCIAL ELÉTRICO – 31,1 %

 

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