Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Correio técnico: filtro do ar-condicionado protege contra o coronavírus?

Fabricantes já se movimentam para oferecer soluções que tornem o ar que respiramos nos carros mais seguros

Por Da Redação Atualizado em 5 jan 2021, 10h11 - Publicado em 5 jan 2021, 10h03
Filtro do ar-condicionado
Todo filtro de cabine retém a poluição do ar, mas nem todos retém vírus Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

O filtro do ar-condicionado protege contra o coronavírus e demais vírus, como por exemplo o influenza? – Giordano Trabach, São Paulo (SP)

Criado originalmente para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, o filtro de cabine (ou antipólen) é semelhante ao filtro de ar do motor. Ele retém a poluição, poeira e também odores, impedindo que invadam a cabine e sujem a tubulação do ar-condicionado.

Sobre esta função mais avançada, quem responde é o diretor executivo da empresa Freudenberg Filtration Technologies, Rodrigo Madeira: “Há alguns tipos de filtro, como o micronAir Blue – ainda não comercializado no Brasil –, que possuem agentes alergênicos em sua composição e testes realizados mostram que eles são capazes de inativar o coronavírus.

No entanto, caso uma pessoa infectada esteja dentro do veículo, o vírus poderá se alojar em partes do carro como o volante e o painel, e o vírus não passará pelo filtro, deixando assim de ser inativado. A filtração pode contribuir muito para a melhoria do ar no interior dos veículos, mas não eliminará o risco de contaminação entre as pessoas que estejam dentro deles”.

Kurumask
Filtro de cabine com proteção contra covid-19 já está disponível para o Honda N-Box Divulgação/Honda

Na China, há fabricantes que já adotaram filtro de ar N95, o mesmo utilizado por profissionais de saúde que lidam diretamente com pessoas infectadas com o Covid-19. Um deles é o Geely Icon.

  • Outra com uma solução para isso é a Honda, que apresentou a Kurumask, uma espécie de máscara para o filtro original de seus carros que promete reter 99,8% dos vírus transportados pelo ar em 15 minutos e usa espinhos microscópicos para fazer a retenção dos mesmos.

    Honda N-Box
    Honda N-Box é um kei car, carrinhos com menos de 4 m e com motor de 660 cm³ que só existem no Japão Divulgação/Honda

    Por enquanto a Kurumask está presente apenas no novo Honda N-Box, um kei car lançado no Japão no dia de Natal. Mas a fabricante japonesa prevê a disponibilidade do filtro em outros modelos para um futuro próximo.

    Capa Quatro Rodas 740
    arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade