Família completa: Classe A Sedan chega ao Brasil em duas versões

Após lançamento do novo Classe A em 2018, Mercedes-Benz dobra a aposta e traz pela primeira vez as versões Sedan do modelo para o país

Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a quarta geração do Classe A representou o momento de inovação da Mercedes-Benz.

O lançamento da montadora alemã desembarcou no Brasil com uma proposta completamente renovada: design mais jovem, amplo espaço interno e introdução do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), sistema inteligente de interação e entretenimento.

Com a estreia do hatch prestes a completar um ano, a família do Classe A aumentou. A Mercedes-Benz iniciou as vendas do A 200 Sedan, que chega ao país em duas versões: Style e Advance. O lançamento marca a primeira vez que todos os Classe A estarão presentes nos concessionários brasileiros.

Para as duas opções, a ordem do dia é conforto e praticidade. O Classe A Sedan apresenta espaço interno diferenciado – são 94,4 centímetros entre o assento e o teto, um marco para o segmento. Já o porta-malas acomoda até 430 litros de carga. O capô guarda motor a gasolina de quatro cilindros, que rende 163 cv, e transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.

O modelo conta com um sistema automático de desativação de cilindros: com o motor em alta rotação, os quatro são ativados. Em baixa, apenas dois são acionados, o que garante eficiência no uso de combustível.

Espaço interno e a presença do MBUX – que, na versão Advance, pode ser ativado por voz – são os destaques do A 200 Sedan

Espaço interno e a presença do MBUX – que, na versão Advance, pode ser ativado por voz – são os destaques do A 200 Sedan (Mercedes-Benz/Divulgação)

O grande destaque do automóvel é o MBUX. Inteligente e intuitivo, o sistema permite o controle de diversas funções – da abertura da persiana do teto solar à regulagem da temperatura do ar condicionado, além do pareamento com smartphones por meio do Apple Car Play ou do Android Auto, que possibilita o acesso a aplicativos como Waze e Spotify.

Principal inovação dos novos modelos, o MBUX é controlado por meio do painel widescreen ou do console central e, na versão Advance, por comandos de voz: o sistema reconhece a fala do motorista e é ativado com um simples chamado “Ei, Mercedes”.

Do lado de fora, o design segue a linha arrojada e jovial estreada pelo hatch. A versão Style traz grade do radiador em formato diamante e para-choque dianteiro A-wing, característico dos modelos AMG. Já na Advance, o destaque fica por conta do pacote Progressive, que eleva a personalidade do conjunto com saídas de escape visíveis, frisos das janelas cromados e acabamento do painel de alumínio escovado.

O novo A 200 Sedan Style está disponível a partir de 139 900 reais. A versão Advance, considerada o primeiro modelo do segmento premium da Mercedes-Benz, chega com preço sugerido de 169 900 reais.