Como vender seu carro pela internet – e conseguir um bom negócio

Dos veículos seminovos e usados comercializados no Brasil 25% passaram pela maior plataforma de compra e venda de automóveis do país

Plataformas online oferecem diversas vantagens na hora de negociar a venda do seu veículo. Confira nossas dicas

Plataformas online oferecem diversas vantagens na hora de negociar a venda do seu veículo. Confira nossas dicas (Fabrizio Lenci/Vapor 324/Abril Branded Content)

É hora de trocar o carro. Como você encara o processo de compra e venda?

A internet está transformando esse momento de negociação: de todas as pessoas que comercializam automóveis no país 85% começam fazendo pesquisas online.

O resultado mostra uma mudança de hábitos. É possível perceber uma tendência na diminuição de visitas a concessionárias antes da decisão de compra. E esse é só o começo. O mercado digital está se tornando, para um número crescente de consumidores, uma ferramenta de independência para comercializar os seus veículos por conta própria, sem intermediários.

A OLX, plataforma de anúncios de compra e venda online, por exemplo, já responde sozinha pela comercialização de um em cada quatro carros vendidos no Brasil. Por mês, são 20 milhões de usuários e 750 milhões de buscas por automóveis.

Venda eficiente

Comercializar um carro pela internet traz uma série de vantagens.

A primeira delas é a facilidade de anunciar um veículo para uma base maior de pessoas. No meio digital, a visibilidade dos carros à venda é amplificada, facilitando o encontro com o comprador certo, que pode estar até mesmo em outra cidade, mas à procura de um veículo que é exatamente aquele que você tem a oferecer.

Outra vantagem oferecida pelo ambiente online é a possibilidade de negociar com vários potenciais compradores sem precisar informar dados pessoais no início do processo. Na OLX, o uso do chat possibilita que você preserve dados como o número do próprio telefone, além de reunir num único ambiente todas as conversas, permitindo gerenciar melhor as diferentes propostas e decidir pela mais adequada.

As facilidades do ambiente online se medem em números. A OLX, por exemplo, abriga em média 2 milhões de anúncios por mês; e mais de 40% das vendas de automóveis usados no site acontecem em até uma semana. Em média, são comercializados pela plataforma cinco carros por minuto.

A facilidade do uso da internet cria ainda um círculo virtuoso e vantajoso para vendedores e compradores.

Hoje, na OLX, 75% dos usuários que estão vendendo seu carro online têm como objetivo comprar um outro veículo mais novo ou melhor, tornando-se, assim, potenciais compradores – que passam a fazer suas buscas e pesquisas já na plataforma em que anunciam seu veículo.

Venda segura

A tecnologia funciona também em prol da tranquilidade na hora da negociação, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Por meio do site, é possível negociar financiamentos, tanto com lojistas quanto com pessoas físicas, e também fazer a compra protegida: o potencial comprador deposita o dinheiro negociado e o valor fica guardado enquanto as duas partes providenciam os trâmites legais, incluindo a transferência.

Assim que esse processo termina, as duas partes informam ao banco que ele pode enviar o dinheiro para o vendedor, sem custos adicionais. Quem vende pela OLX fica com 100% do dinheiro.

Do lado de quem compra, a plataforma também oferece o serviço de histórico do veículo, com mais de 40 informações, incluindo dados sobre sinistros, roubos e a transferência mais recente – evitando surpresas.

Realizar uma venda online bem-sucedida não tem segredo, mas existem algumas técnicas que podem tornar seu anúncio mais eficiente. Confira abaixo:

Pronto para fechar negócio

Cinco dicas para anunciar seu carro na internet

1. Lembre-se: o anúncio é a primeira forma de contato com um interessado em seu veículo. Por isso, capriche nas fotos – boas imagens aumentam as chances de venda em até 110%. Seis fotos é a média perfeita para gerar interesse no comprador. Mostre frente, lateral, traseira, roda com pneu, painel aceso, bancos. Para sua segurança, não mostre a placa.

2. A descrição do veículo também é muito importante. Escreva um relato claro e objetivo, em tópicos, contemplando todas as principais informações sobre o carro. Valorize todos os diferenciais do modelo, incluindo os acessórios, o sistema de som ou o tamanho do porta-malas. Não deixe de divulgar a quilometragem.

3. Tenha cuidado ao estabelecer o preço. Utilize a tabela Fipe como referência e pesquise na OLX quanto os vendedores de modelos de ano e quilometragem semelhante pedem pelo veículo em sua região. Dessa forma, além de tratar seus possíveis compradores com sinceridade, você vai atrair só os que estão realmente interessados naquela faixa de preço.

4. É importante deixar claro ao possível comprador todas as características do veículo, inclusive problemas e avarias. Esconder esses detalhes só vai fazer o vendedor e o comprador perderem tempo – afinal, antes de a venda ser finalizada, o comprador fará uma vistoria e vai descobrir se o vendedor omitiu informações.

5. Publicou o anúncio? Agora fique atento: é fundamental responder sem demora. Na OLX, por exemplo, utilizar a ferramenta de chat traz cinco vezes mais chances de fechar negócio. Seja rápido, porque 90% dos vendedores de carros que utilizam a plataforma recebem pelo menos um contato de interesse na primeira semana.