Especial

Etapa tripla no Velo Città marca final da temporada dos MITRalis

Velocidade, estratégia, aventura e diversão: 2018 viu provas de Mitsubishi Cup, Motorsports e Outdoor ocuparem o Brasil

Três categorias. Onze cidades em sete estados. Dezenove provas no total. A temporada 2018 dos ralis da Mitsubishi Motors movimentou o Brasil e a nação de apaixonados pelo mundo off-road.

E, no último fim de semana de novembro, Mitsubishi Cup, Motorsports e Outdoor voltaram ao palco da primeira etapa do ano – o Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP) – para disputar as últimas provas da temporada e fechar 2018 com uma grande celebração.

Com a presença de mais de 1 500 pessoas e cerca de 350 carros, a etapa final dos MITRalis reuniu participantes das três competições organizadas pela montadora e contou com disputas animadas pela chuva, diversão em família, aventura e um evento com shows e food trucks.

Enquanto as trilhas do entorno do autódromo eram ocupadas pelos ralis, a pista do Velo Città recebeu também eventos em parceria com o MitsuFans, clube de fãs da marca. Para completar, os últimos lançamentos da Mit – a nova L200 Triton, o Pajero Sport e o Eclipse Cross – puderam ser testados pelos presentes.

O mapa do 4x4

Mitsubishi Cup

Mitsubishi Motorsports

Mitsubishi Outdoor

É o rali cross-country de velocidade. O ano de 2018 marcou a 19a temporada da competição, que inclui cinco categorias divididas pelo modelo do veículo utilizado pela equipe formada por piloto e navegador. Entre os destaques do ano, os participantes puderam testar a nova L200 Triton Sport R, que sai da fábrica pronta para competições. É o rali de regularidade da Mitsubishi. São quatro categorias – Master, Graduados, Turismo e Turismo Light – divididas de acordo com o nível técnico de cada equipe. Para começar, não precisa ter experiência nem carros preparados – a ideia é seguir as orientações de tempo e velocidade estipuladas pela planilha montada pela organização. Trilhas off-road, estratégia e aventura: essa é a receita do Outdoor. Nesse rali, as equipes, formadas por até dez participantes e dois veículos, precisam cumprir uma série de tarefas esportivas e culturais para acumular pontos. É dividido entre duas categorias: uma focada na diversão e outra para os mais experientes que também querem competir.

2018 em números

Os ralis da Mitsubishi estão entre os eventos mais tradicionais do calendário 4×4 do Brasil. Em 2018, foram disputadas sete etapas da Mitsubishi Cup, nove do Motorsports e seis do Outdoor. No total, todas as provas tiveram mais de 4 000 inscritos e mais de 1 700 largadas.

Os cenários foram os mais variados: dunas e praias, fazendas, canaviais, cidades históricas e, inclusive, uma prova disputada à noite, que exigiu uma preparação especial das equipes da Cup. A cada desafio superado, uma celebração: 195 garrafas de champanhe estiveram presentes nos pódios do rali cross-country da Mit.

Com provas disputadas no Sul, no Sudeste e no Nordeste, a turma do Motorsports foi quem mais viajou pelo Brasil neste ano. Para a preparação de todas as trilhas que receberam as disputas do rali de regularidade, os carros da organização rodaram mais de 10 000 quilômetros.

O grande diferencial do Outdoor, sempre disputado junto com uma etapa do Motorsports, está nos desafios propostos pela organização: saídas de bike, trekking e canoagem fizeram parte dos ralis, assim como visitas a locais de interesse e oficinas de artesanato, fotografia e culinária. Considerando todas as possibilidades, foram oferecidas 195 atividades – cada uma com seu ponto de checagem – para os participantes.

A mais importante é colocar o carro na lama e desbravar novos locais, conhecendo o Brasil de uma forma única. Nesse ponto, os participantes dos MITRalis não decepcionaram: foram mais de 270 000 quilômetros rodados no total, o suficiente para dar mais de seis voltas ao redor da Terra.

Para o próximo ano, a previsão é aumentar esses números. “A expectativa para 2019 é melhor ainda. Chegaremos aos 25 anos do Motorsports”, comenta Fernando Julianelli, diretor de marketing da HPE. “Os eventos da Mitsubishi conseguem materializar o que cada cliente, dirigindo um carro nosso, sente”, completa.

Ficou curioso? Confira a série completa de vídeos sobre a temporada 2018 dos MITRalis.

E, para saber mais sobre os eventos da Mitsubishi Motors, clique aqui.


APRESENTADO POR MITSUBISHI

PRODUZIDO POR ABRIL BRANDED CONTENT | ESTÚDIO ABRIL DE VÍDEO | LA CARRETERA