Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sem lojas e garantia menor: como estão Kavak e Creditas Auto após 1 ano

Kavak encolheu e sua garantia agora é paga, enquanto a Creditas Auto parou de vender carros usados: agora oferece financiamento

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 fev 2024, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um ano atrás eu estava à procura de um novo carro para a casa. Teria que trocar meu antigo VW Up! por um compacto automático para minha esposa e aproveitei a ocasião para conhecer as então promissoras startups de compra e venda de carros: a mexicana Kavak e a brasileira Creditas Auto.

    Ambas prometiam comprar apenas bons carros para o estoque e garantir que eles estejam perfeitos para serem revendidos com garantias que mais ninguém oferece aos carros usados. Ou melhor, ninguém mais oferecia. Isso acabou.

    Recentemente, fiz a primeira revisão do carro que comprei e isso me deu o estalo de ver como as empresas estão hoje.

    Kavak encolheu e cobra pela garantia

    showroom-kavak_entrega-veiculos
    (Kavak/Divulgação)

    Minha experiência com a Kavak foi muito ruim, como relatei na época. Carro ruim, anúncio mentiroso, falta de informação, demora para ter respostas e demora de dias para devolverem um sinal pago como reserva antes de ir ver o carro.

    Àquela época, janeiro de 2023, a Kavak tinha um estoque com cerca de 8.000 carros e diversas lojas em São Paulo, além de unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). Hoje, tem sua sede em Barueri (SP) e em dois shoppings: Golden Square (São Bernardo do Campo) e SP Market (Capital). A redução do número de lojas já havia começado no início de 2023, sobrecarregando as lojas que ainda restavam.

    Continua após a publicidade

    A garantia prometida pela empresa diminuiu de 2 anos para os carros vendidos (desde que o cliente comprasse o plano de revisão da empresa antecipadamente) para os três meses obrigatórios mediante o Código de Defesa do Consumidor. Contudo, é possível ter 12 meses de garantia extra (totalizando 15 meses) comprando o pacote de revisões da Kavak.

    Compartilhe essa matéria via:

    A informação da garantia está escondida na página de perguntas frequentes do site da Kavak desta forma: “Além disso, você pode adquirir nosso pacote de revisões e, com isso, ter acesso à cobertura adicional de 12 meses para motor e câmbio, totalizando 15 meses de cobertura.”

    As manutenções, sejam elas revisões ou atendimento de garantia, motivaram outra reportagem após termos recebido muitas reclamações de clientes. A oficina da empresa, em Barueri, estava sobrecarregada e muitos carros ficavam esquecidos por meses. Com menos tempo de garantia, a demanda da oficina também diminui.

    Continua após a publicidade

    Mas a Kavak continua prometendo que seus carros têm mais de 240 itens revisados, troca de carro em 24h e “financiamento facilitado”. E o comprador continua sem poder fazer test-drive antes da compra, tendo 7 dias ou 300 km para desistir da compra. No Reclame Aqui, a empresa tem nota 7, resolveu 78.3% das reclamações e apenas 47,1% dos clientes atendidos voltariam a fazer negócio com a empresa.

    Cadê a Creditas Auto?

    Sede da Creditas Auto
    Antiga sede da Creditas Auto (Creditas/Divulgação)

    A Creditas Auto era a grande concorrente da Kavak, pelo menos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Seu principal argumento era a garantia vitalícia para os carros usados, desde que o cliente fizesse a revisão por meio de uma plataforma da empresa, que terceiriza o serviço a oficinas Porto, Bosch Car Service ou concessionárias da marca do carro. Há um ano, havia cerca de 800 carros disponíveis.

    Mas o negócio de compra e vendas de carro da Creditas Auto acabou em março de 2023, antes de completar dois anos.

    Continua após a publicidade

    Hoje a empresa vende seguros, financiamentos que usam o carro como garantia e faz a intermediação de financiamento para carros usados. Além disso, oferece laudo cautelar e um local seguro para o encontro entre vendedor e comprador em apenas um local de São Paulo, no bairro da Bela Vista.

    O Reclame Aqui concentra atendimento de todos os negócios da Creditas, e não apenas o negócio de automóveis.

    Pós-venda da Creditas Auto funcionou

    Toda a experiência que contei há um ano foi concluída com a compra de um Ford Ka 1.5 AT 2020, na Creditas Auto. Após a compra eu usei a garantia para verificar um barulho e o alinhamento da direção logo após a compra do carro, serviço feito em uma oficina Porto.

    Continua após a publicidade

    Em março, a bateria do carro chegou ao fim da sua vida útil. A empresa autorizou a troca sem limitar o valor e, dois dias depois de eu ter enviado a nota fiscal, me reembolsaram. Olhando agora, isso aconteceu uma semana antes da empresa encerrar as vendas de carros.

    Mas em maio voltei a precisar da garantia. O motor começou a falhar e morrer, e meu scanner OBD2 apontou defeito no sensor de massa de ar na admissão. Abriram o atendimento de garantia e me encaminharam para uma Bosch Car Service.

    Mas demoraram muitos dias para aprovar o orçamento da oficina – talvez por limitação de pessoal – por duas vezes. Isso porque a oficina ainda descobriu um bico injetor travado aberto, que foi consertado. Após duas semanas o carro ficou pronto e o custo repassado à Creditas ficou ao redor dos R$ 1.300 – a garantia, por sinal, limita a R$ 10.000 por atendimento.

    O fato é que o motor ficou com funcionamento MUITO mais liso e MUITO mais econômico após isso. Eu realmente estava frustrado, até então, com o consumo de um motor tão moderno quanto o três-cilindros 1.5 da Ford. Na minha opinião, indica que o problema do bico já havia começado antes da venda do carro e não foi percebido na revisão que dizem fazer antes da venda.

    A revisão que mantém a garantia vitalícia é intermediada pelo site Minha Revisão. Ali você escolhe a oficina, agenda e paga. Custou R$ 527 e agendei na mesma oficina Porto que me atendeu pela primeira vez, e que conseguiu me fidelizar com o bom atendimento e pela atenção à especificação de óleo dos motores Ford. Na Ford, meu carro com 30.000 km faria a revisão de 40.000 km/4 anos, que custa R$ 949 e trocaria as velas antes da hora.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.