Uma das piores surpresas relacionadas à compra de um SUV é o elevado consumo de combustível. O baixo rendimento está diretamente relacionado a peso e perfil aerodinâmico desses veículos, que raramente ultrapassam a marca dos 10 km/l na cidade. Mas há uma exceção a essa regra: o Nissan Kicks.
Pesando apenas 1.142 kg, o Kicks pode ser considerado o peso-pena da categoria, situação que favorece o bom conjunto mecânico formado pelo motor HR16DE de 1,6 litro e pelo câmbio automático XTronic CVT.
O resultado não poderia ser melhor: médias de 10,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, com gasolina. O desempenho também agrada. São 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm, números suficientes para acelerar o Kicks de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.
Racional, o Kicks oferece bom espaço interno para quatro adultos em razão dos 2,62 metros entre os eixos e 432 litros no porta-malas. Inicialmente importado do México, o Kicks chegou em meados de 2016 (já como modelo 2017).
Bem equipada, a versão intermediária SV Limited conta com tela TFT colorida e configurável no painel, ar-condicionado digital, controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, sensor de estacionamento, direção elétrica, multimídia com GPS e Isofix para cadeirinhas infantis.
Quem prioriza a segurança deve optar pela versão topo de linha SL, que acrescenta airbags laterais e de cortina. Nela os bancos revestidos de couro são itens de série, bem como o sistema de visão em 360 graus.
Melhores versões do Nissan Kicks para comprar
O sucesso do Kicks resultou na sua naturalização em 2017, quando a gama passou a ser composta pelas versões S, SV e SL. A intermediária SV continuou a ser a mais vendida e traz ESP, auxiliar de partida em rampa, chave presencial, partida por botão, retrovisores externos elétricos, indicadores de direção de led, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento e tela de 7 polegadas sensível ao toque.
Na hora de procurar o seu, priorize as unidades com o Pack Plus, que acrescenta airbags laterais e de cortina e bancos revestidos de couro.
O Kicks SL nacional se diferencia da versão mexicana pelas maçanetas cromadas e espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e oferece como opcional o Pack Tech, com alerta de colisão, sistema de frenagem autônoma de emergência e faróis de led.
Muito cuidado com a versão de entrada S, pois nela o Pack Safety, com controles de tração e estabilidade, é opcional. Egresso da nossa frota de Longa Duração, o Kicks foi bem avaliado, mostrando que boa parte de seus problemas estava relacionada à rede autorizada. Sem problemas: o Kicks é apreciado pelos reparadores independentes.
Defeitos do Nissan Kicks:
- Suspensão: notória pelos ruídos. Um reaperto dos componentes ajuda a diminuir o incômodo, mas em casos extremos é preciso substituir os coxins superiores dos amortecedores, buchas das bandejas dianteiras e bieletas. Também há casos de quebra do eixo traseiro, relatada na seção Autodefesa.
- Direção: o sistema de direção também é fonte de ruídos, causados por folgas na coluna e caixa de direção. O problema só costuma ser resolvido com a substituição dos componentes. Veja relatos na seção Autodefesa.
- Barulhos internos: reportagem da seção Autodefesa trouxe casos de proprietários que reclamam dos barulhos internos do SUV compacto, que a marca dificilmente consegue resolver.
- Pneus: os pneus são bons indicadores de problemas nos componentes de suspensão e direção: o desgaste irregular é um indício de alinhamento incorreto. Antes de fechar negócio, considere o estado dos pneus, pois uma substituição completa do conjunto de aro 16″ não sai por menos de R$ 2.000.
- Câmbio CVT: raramente apresenta problemas, mas é preciso ficar atento ao nível do fluido (não há vareta de medição) e substituí-lo aos 100.000 km em casos de uso não severo. Na dúvida, o melhor é realizar a troca do fluido e verificar a presença de eventuais vazamentos.
- Recall: apenas um, envolvendo 245 unidades fabricadas em abril de 2018 que tiveram torque incorreto nos parafusos de fixação do banco do passageiro dianteiro. Abrange os números de chassi de 94DFCAP15JB138845 a 94DFCAP15JB139296.
A voz do dono
Nome: Paulo Storto
Idade: 42 anos
Profissão: funcionário público
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)
- O que eu adoro: “apesar de ser um utilitário esportivo, o rendimento é similar ao de um sedã médio, com boa agilidade em percursos urbanos e baixo consumo de combustível. O bom nível de conforto fica ainda melhor em razão do espaço interno.”
- O que eu odeio: “o curso das suspensões é relativamente curto e chega ao fim dos batentes em situações mais críticas. O pós-venda deixa a desejar: as peças são caras e o atendimento nos faz torcer para que a garantia acabe logo.”
Preço médio dos Nissan Kicks usados
2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | |
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SV CVT | R$ 81.460 |
R$ 84.851
|
R$ 88.653
|
R$ 92.694
|
R$ 95.736
|
–
|
SL CVT |
R$ 84.057
|
R$ 87.688
|
R$ 95.042
|
R$ 102.199
|
R$ 108.810 | – |
Rio 2016 CVT |
R$ 82.339
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S Manual |
–
|
R$ 77.321
|
R$ 79.784
|
R$ 86.853
|
R$ 96.345
|
–
|
S CVT |
–
|
R$ 80.876
|
R$ 84.803
|
R$ 88.553
|
R$ 98.153
|
–
|
Active CVT |
–
|
–
|
–
|
R$ 87.990
|
R$ 98.309
|
R$ 105.722
|
Special Edition Manual | – |
–
|
–
|
R$ 78.849
|
– | – |
Special Edition CVT | – |
–
|
–
|
R$ 84.899
|
–
|
– |
Exclusive CVT |
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
R$ 122.518
|
Sense MT |
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
R$ 96.212
|
Sense CVT |
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
R$ 104.263
|
Advance CVT |
–
|
–
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–
|
–
|
–
|
R$ 110.829
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Preços das peças do Nissan Kicks
Nós dissemos
Agosto de 2016: “mas vantagem mesmo o Kicks mostra no consumo de combustível, tanto na cidade (10,9 km/l) como na estrada (14,4 km/l). (…) A carroceria com apenas 1.142 kg (…) teve papel fundamental nas provas de consumo. E também na dinâmica do carro, pois em curvas e frenagens o menor deslocamento de massa atenua o desequilíbrio natural da carroceria.”
Pense tambem em um…
Honda HR-V: é mais ágil. Mérito do 1.8 flex de 140/139 cv, quase sempre acoplado a um câmbio CVT (a rara versão LX traz câmbio manual de seis marchas). Gasta pouca coisa a mais: percorre 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, mas leva vantagem na autonomia graças ao tanque de 51 litros. É o mais familiar dos SUVs compactos: tem cabine larga e porta-malas de 437 litros.