Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nissan Kicks usado se destaca por ter conforto, baixo consumo e bom preço

Custando a partir de R$ 55.000 (2017), SUV compacto da Nissan só tem motor 1.6, mas confiabilidade e baixo consumo se destacam no segmento

Por Felipe Bitu
Atualizado em 26 Maio 2023, 21h30 - Publicado em 26 Maio 2023, 20h50
Nissan Kicks SL
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Uma das piores surpresas relacionadas à compra de um SUV é o elevado consumo de combustível. O baixo rendimento está diretamente relacionado a peso e perfil aerodinâmico desses veículos, que raramente ultrapassam a marca dos 10 km/l na cidade. Mas há uma exceção a essa regra: o Nissan Kicks.

Pesando apenas 1.142 kg, o Kicks pode ser considerado o peso-pena da categoria, situação que favorece o bom conjunto mecânico formado pelo motor HR16DE de 1,6 litro e pelo câmbio automático XTronic CVT.

O Kicks se saiu muito bem em nosso teste de Longa Duração
O Kicks se saiu muito bem em nosso teste de Longa Duração (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O resultado não poderia ser melhor: médias de 10,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, com gasolina. O desempenho também agrada. São 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm, números suficientes para acelerar o Kicks de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.

Racional, o Kicks oferece bom espaço interno para quatro adultos em razão dos 2,62 metros entre os eixos e 432 litros no porta-malas. Inicialmente importado do México, o Kicks chegou em meados de 2016 (já como modelo 2017).

SUV acomoda quatro adultos e 432 litros de bagagem no porta-malas
SUV acomoda quatro adultos e 432 litros de bagagem no porta-malas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Bem equipada, a versão intermediária SV Limited conta com tela TFT colorida e configurável no painel, ar-condicionado digital, controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, sensor de estacionamento, direção elétrica, multimídia com GPS e Isofix para cadeirinhas infantis.

Interior Nissan Kicks

Quem prioriza a segurança deve optar pela versão topo de linha SL, que acrescenta airbags laterais e de cortina. Nela os bancos revestidos de couro são itens de série, bem como o sistema de visão em 360 graus.

Melhores versões para comprar

O sucesso do Kicks resultou na sua naturalização em 2017, quando a gama passou a ser composta pelas versões S, SV e SL. A intermediária SV continuou a ser a mais vendida e traz ESP, auxiliar de partida em rampa, chave presencial, partida por botão, retrovisores externos elétricos, indicadores de direção de led, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento e tela de 7 polegadas sensível ao toque.

Continua após a publicidade
kicks
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na hora de procurar o seu, priorize as unidades com o Pack Plus, que acrescenta airbags laterais e de cortina e bancos revestidos de couro.

kicks
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Kicks SL nacional se diferencia da versão mexicana pelas maçanetas cromadas e espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e oferece como opcional o Pack Tech, com alerta de colisão, sistema de frenagem autônoma de emergência e faróis de led.

Continua após a publicidade
Porta-malas comporta 432 litros
Porta-malas comporta 432 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Muito cuidado com a versão de entrada S, pois nela o Pack Safety, com controles de tração e estabilidade, é opcional. Egresso da nossa frota de Longa Duração, o Kicks foi bem avaliado, mostrando que boa parte de seus problemas estava relacionada à rede autorizada. Sem problemas: o Kicks é apreciado pelos reparadores independentes.

Defeitos do Nissan Kicks:

  • Suspensão: notória pelos ruídos. Um reaperto dos componentes ajuda a diminuir o incômodo, mas em casos extremos é preciso substituir os coxins superiores dos amortecedores, buchas das bandejas dianteiras e bieletas. Também há casos de quebra do eixo traseiro, relatada na seção Autodefesa
  • Direção: o sistema de direção também é fonte de ruídos, causados por folgas na coluna e caixa de direção. O problema só costuma ser resolvido com a substituição dos componentes. Veja relatos na seção Autodefesa.
  • Barulhos internos: reportagem da seção Autodefesa trouxe casos de proprietários que reclamam dos barulhos internos do SUV compacto, que a marca dificilmente consegue resolver.
  • Pneus: os pneus são bons indicadores de problemas nos componentes de suspensão e direção: o desgaste irregular é um indício de alinhamento incorreto. Antes de fechar negócio, considere o estado dos pneus, pois uma substituição completa do conjunto de aro 16″ não sai por menos de R$ 2.000.
  • Câmbio CVT: raramente apresenta problemas, mas é preciso ficar atento ao nível do fluido (não há vareta de medição) e substituí-lo aos 100.000 km em casos de uso não severo. Na dúvida, o melhor é realizar a troca do fluido e verificar a presença de eventuais vazamentos.
  • Recall: apenas um, envolvendo 245 unidades fabricadas em abril de 2018 que tiveram torque incorreto nos parafusos de fixação do banco do passageiro dianteiro. Abrange os números de chassi de 94DFCAP15JB138845 a 94DFCAP15JB139296.
Novo Kicks 2022
Motor 1.6 16V (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Paulo Storto
Idade: 42 anos
Profissão: funcionário público
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

Continua após a publicidade
  • O que eu adoro: “apesar de ser um utilitário esportivo, o rendimento é similar ao de um sedã médio, com boa agilidade em percursos urbanos e baixo consumo de combustível. O bom nível de conforto fica ainda melhor em razão do espaço interno.”
  • O que eu odeio: “o curso das suspensões é relativamente curto e chega ao fim dos batentes em situações mais críticas. O pós-venda deixa a desejar: as peças são caras e o atendimento nos faz torcer para que a garantia acabe logo.”
Nissan Kicks 2022
A nova grade é o que mais se destaca na dianteira do SUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Preço médio dos Nissan Kicks usados

 
2017 2018 2019 2020 2021 2022
SV CVT R$ 81.460
R$ 84.851
R$ 88.653
R$ 92.694
R$ 95.736
SL CVT
R$ 84.057
R$ 87.688
R$ 95.042
R$ 102.199
R$ 108.810
Rio 2016 CVT
R$ 82.339
S Manual
R$ 77.321
R$ 79.784
R$ 86.853
R$ 96.345
S CVT
R$ 80.876
R$ 84.803
R$ 88.553
R$ 98.153
Active CVT
R$ 87.990
R$ 98.309
R$ 105.722
Special Edition Manual
R$ 78.849
Special Edition CVT
R$ 84.899
Exclusive CVT
R$ 122.518
Sense MT
R$ 96.212
Sense CVT
R$ 104.263
Advance CVT
R$ 110.829

Preços das peças do Nissan Kicks

preços das peças nissan kicks
(Arte/Quatro Rodas)

Nós dissemos

QR_685_CARRO_KICKS
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Agosto de 2016: “mas vantagem mesmo o Kicks mostra no consumo de combustível, tanto na cidade (10,9 km/l) como na estrada (14,4 km/l). (…) A carroceria com apenas 1.142 kg (…) teve papel fundamental nas provas de consumo. E também na dinâmica do carro, pois em curvas e frenagens o menor deslocamento de massa atenua o desequilíbrio natural da carroceria.”

Pense tambem em um…

Honda HR-V: é mais ágil. Mérito do 1.8 flex de 140/139 cv, quase sempre acoplado a um câmbio CVT (a rara versão LX traz câmbio manual de seis marchas). Gasta pouca coisa a mais: percorre 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, mas leva vantagem na autonomia graças ao tanque de 51 litros. É o mais familiar dos SUVs compactos: tem cabine larga e porta-malas de 437 litros.

QR 670 LONGA DURAÇÃO HRV 01.tif

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.